os 3 mosqueteiros existiram???

-Sim!!!

No século 17, havia uma corporação militar, considerada a elite do exército francês, que servia como escolta pessoal do rei.

Essa tropa surgiu por volta de 1600, quando o soberano Henrique IV formou um grupo de guardas, cuidadosamente selecionados, que passou a ser responsável por sua segurança.

Além de exímios espadachins, esses soldados também usavam carabinas e eram chamados de “carabineiros”.

O desenvolvimento do mosquete, uma arma mais avançada, mudou o nome do grupo. “Quando Luís XIII subiu ao trono da França (em 1610), ordenou que os carabineiros fossem armados com mosquetes.

Então, esses soldados se tornaram conhecidos como mosqueteiros”, diz a historiadora americana Chris Hoopes.

Ela ressalta, porém, que jamais foi encontrado um documento oficial se referindo a uma tropa especial com o nome de mosqueteiros.

O que existe, na verdade, são evidências históricas sobre esses guardas reais.

No começo, a tropa tinha só 100 homens, que recebiam treinamento em esgrima, tiro ao alvo e táticas de combate, além de aulas sobre a refinada etiqueta da corte francesa.

Ao longo dos séculos seguintes, o grupo cresceu ou foi dissolvido ao sabor das intrigas políticas da França.

“Os mosqueteiros só deixaram de existir em 1815”, diz Hoopes. No mesmo século 19, mas três décadas após o desaparecimento da famosa unidade, ela foi imortalizada no livro Os Três Mosqueteiros, publicado em 1844 pelo romancista francês Alexandre Dumas.

“Essa obra pertence ao gênero romance histórico. Ou seja, é baseada em fatos reais, os personagens existiram, mas o autor cria eventos que são frutos de sua imaginação”, afirma a historiadora Vera Vieira, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).