TRABALHADORES
Ó! Senhor Deus, rogo-te, humildemente, louvo-te,  e peço-te Pai,  houve esse verbo, os sons dessa homília. 
E abençoa Senhor, as benditas mãos, daqueles que labutam,  e que arduamente, laboram no seu dia-a-dia...
Abençoa as mãos daqueles que auxiliam, as vozes daqueles que educam, que instruem, e que encaminham...
As mãos daqueles que socorrem os aflitos, e cuidam da sua saúde, e curam com amor e devoção, e amparam.
Fazei-nos Senhor, intrumento de vossa Paz, e derrama sobre nós, suas messes de luz, de amor, e de proteção!
Protege, e resguarda Senhor, todos os boiadeiros, simplórios, rudes homens do campo, ouve seus berrantes.
Protege Senhor, a  todos os lavradores, esses homens que semeiam, e que colhem o nosso pão de cada dia.
 
Oh! Senhor, ilumina essas rotas, dos caminhoneiros, essas trajetórias abençoadas, profícuas, com as tuas luzes
Protege, Senhor, Pai, a todas as mulheres, que ganham o seu sustento diário, com o comércio dos seus corpos.
Ser luz abençoada, Senhor, nos olhos, no dia a dia, daqueles, onde as noites são eternas vigílias, mas, contudo,
Eles também com amor, dedicação, e carinho, trabalham, labutam, auxiliam, aperfeiçoam, semeiam, edificam!
Oh! Senhor, Bom Deus, protege  todas as nossas crianças, que em tenra idade, e a maioria delas órfãs,labutam,
Batalham arduamente, pelo sustento sagrado de cada dia, e na maioria das vezes, são tristemente exploradas.
Protege, Senhor, os pais, as mães, que na madrugada, vão batalhar duramente pelo sagrado pão da sua prole
 
Abençoa, Senhor, nós: os frentistas, as costureiras, os açougueiros, os cozinheiros, os zeladores, os dentistas...
Os professores, os pedreiros, os marceneiros, os advogados, os salva-vidas, eletricistas, padeiros, os médicos...
Festeja Senhor, a cada um de nós com a tua Paz, e exalta nosso labor diário, dai-nos forças, fé, perseverança. 
Abençoa Senhor Deus os versos desses poemas divinos, que são as mãos, dos homens e mulheres trabalhando.
Abençoa os suores que se derramam, das fácies, e erradica Senhor, os trabalhos escravos, impostos às crianças
Dá-nos Senhor, a devida consciência, aos empregados, e empregadores, e a certeza de que a união faz a força.
Abençoa Senhor, os severos tilomas, o trabalho dignifica, abençoa Senhor, aos que hoje, estão desempregados.
Albérico Silva