Homenagem à Maria das Mercês Nascimento Pereira

Maria das Mercês Nascimento Pereira nasceu em 08 de março de 1937, dia internacional da Mulher, em São João del-Rei, MG.

Viúva de Sebastião Pereira, odontólogo (+ 25 jan. 1901). Mãe de 9 filhos, 2 netos e 4 netas.

Trabalhou na Fábrica têxtil São-joanense. Fez o curso médio.

Gosta de declamar e escrever com sua caligrafia marcante entre nós - seus filhos.

Procurou se aperfeiçoar nesses anos com o autodidatismo, constituindo noções básicas e aprofundamentos nas pesquisas, nos cursos, nas atualizações, nas leituras diversas, nos estudo sobre administração, além de conhecimento sobre direito, culinária, moda, gastronomia, filosofia, religião, liturgia, mística, documentos da igreja, economia, odontologia, medicina das plantas, cultivo da terra, alimentação saudável, com a ajuda de seus filhos e filhas, que têm curso superior. Letra linda e raciocínio baseado na ética e no Evangelho.

Dedicou sua vida toda ao lar, o que a enobrece tanto, principalmente pela sua vida cristã e educadora responsável ao lado do marido em vida, dos filhos e netos, amigos e conhecidos. Já se dedicou às filhas de Maria, à Pastoral do Dízimo no tempo do Padre Paiva, à Associação dos Coroinhas de Dom Bosco no tempo do Padre José Teixeira etc.

Fez 80 anos no dia 08 de março de 2017. A festa foi em sua residência, com a presença de familiares, amigos e Pe. Ramiro José Gregório, da Catedral de Nossa Senhora do Pilar, de São João del-Rei, e membro efetivo da Academia de Letras de São João del-

-Rei, MG.

Após da morte de meu pai, reformou a casa, fez nova cobertura de ferro e telhas de metal, novas caixas d'água, apoiou a formação de Aline como engenheira civil e de Antônio Geraldo N. de Ávila Pereira como Odontólogo.

Sempre cuidou de toda a família e é conhecida no Tejuco e na paróquia do Pilar.

Eu a amo muito, porque me gerou em seu ventre. Educou-me, aconselhou-me, alimentou-me, corrigiu-me, confiou em mim. Incentivou ao estudo, fez meus uniformes escolares com camisa branca e short azul-marinho.

Gênio forte, sincera, intrépida, franca, alegre, extrovertida, firme, linda, organizada, sensível, emotiva, capaz de compadecer, chorar, orar, adorar o Deus único e verdadeiro, venerar a excelsa Mãe do Meu Senhor, a Virgem das Mercês e seus gloriosos títulos, devota de São Miguel e os santos.

Ama o terço, gosta de música, um bom filme, plantar, cuidar de animais, dos filhos e dos netos... Gosta de presentear e aconselhar.

Gosta de contar histórias e fala muito bem.

Gosta de elogios e elogiar.

"Quem está distante sempre nos causa maior impressão." Agora, depois de 5 anos em São Paulo, fui vê-la e fiquei emocionado e feliz.

Meu poema a ela:

Mãe, parabéns,

são 80 anos de vida,

os filhos teu exemplo admiram

Tu tens

a alegria de viver

e os sorriso e firmeza a cada dia,

todos a miram

como linda e mãe.

MINHA MÃE

Linda por dentro e por fora.

Digna dos filhos e do lar,

É a pérola da família e história,

De fato, tem perfil de educadora!

Mulher virtuosa e mão bondosa.

Soube desde agora e outrora

Viver com os seus como generosa,

Formando gente de honra

Aceita nossa gratidão e amor

Diante deste materno olhar, azul

À Virgem eleva nosso clamor

Brilha nossa estrela no sul.

Daquela cuja vida

Tem sido alegria

Ainda dor incida

Nessa harmonia

Evoquemos os exemplos

Da mãe carinhosa,

Que os céus amplos

Digam-nos: radiosa.

De sabedoria e amor

Com os frutos da fé

Na luta contra rancor

Tendo a casa como sé.

http://www.recantodasletras.com.br/poesias/3508803

A minha irmã Auxiliadora fez um poema a ela também, exaltando suas virtudes e desejo de ser a mãe amorosa e feliz junto aos seus.

_____________________

ANEXO: PENSAMENTOS DO COTIDIANO DE MINHA MÃE.

CONTAGIE-SE PELA VIDA! HAPPY DAY.

https://www.vagalume.com.br/sister-act/oh-happy-day-traducao.html

________________

A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

https://www.youtube.com/watch?v=s82tY7axIeY

Charlie Chaplin

_________________________________

Ame, grite, cante, sorria, dance, iluda-se, odeie, viva, chore, brinque… Não tenha limites para as ações e atitudes. Seja Feliz, isso basta!

https://www.frasesparaface.com.br/ame-grite-cante-sorria-dance-iluda-odeie/

____________________

Dance como se ninguém estivesse olhando, dance sem medo de errar, dance pra se expressar, dance pra esquecer os problemas, simplesmente dance..A dança é a arte de mexer o corpo, dançar levemente, dançar pra mostrar o dom, dançar não só pensando em ganhar, dançar pra mostrar essa arte, não dance pra esquecer a vida, mas sim pra lembrar que ela existe..''Essa paixão que vai na alma de quem dança''

Gabriela Reguly

Dance como se ninguém estivesse olhando você. Veja o amor como a única salvação. Cante como se ninguém pudesse ouvi-lo. Viva como se o céu fosse na terra.

https://pensador.uol.com.br/dance_como_se_ninguem_estivesse_olhando/

______________

“Dizem que a vida é para quem sabe viver, mas ninguém nasce pronto. A vida é para quem é corajoso o suficiente para se arriscar e humilde o bastante para aprender.”

http://6-virgulas.tumblr.com/

__________________

Veja e assista a O menestrel William:

www.youtube.com/watch?v=ktr4W1EzBaM

______________________

5 Frases de William Shakespeare

https://www.youtube.com/watch?v=kBL6HbX4YNI

Frases de William Shakespeare

http://quemdisse.com.br/tema/frases-de-william-shakespeare/22/

______________

Parabéns pelo dia INTERNACIONAL DA MULHER. É lindo ser o que se é, sem medo de viver e ser feliz. A vida está ai com suas possibilidades, erros e acertos. Em uma lista, sinto que vale a pena viver: aceitei muito e errei também. Com meus erros, aprendi a buscar sentido e elaborar meus caminhos e soluções. "Tudo vale a pena/ quando a alma não é pequena." Cito agora Fernando Pessoa. Erramos para acertar: para ter consciência da vida, dos outros, da dor, dos receios e, sobretudo, nosso potencial e capacidade de dar sentido ao que nos parece em primeira mão sem sentido. Somos uma construção em aberto e múltipla de saídas e cômodos e ruas, e moradas e becos, e por-do-sol e nascer do sol.

J B Pereira e http://www.recantodasletras.com.br/poesias/3508803
Enviado por J B Pereira em 08/03/2017
Reeditado em 11/03/2017
Código do texto: T5934932
Classificação de conteúdo: seguro