O Piada sem graça e A Sorriso mais linda!
Lá estava eu sentado bem no centro do picadeiro com uma luz forte sobre minha cabeça.
Milhares de pessoas me olhavam, mas não conseguia ver ninguém. Aí fora, na arquibancada é tão silencioso e escuro que até o povo some!
A alegria do picadeiro esfriava e me fazia chorar. Chorava muito, não agüentava mais ficar sozinho, sem nada nem ninguém pra me apoiar, sem nenhum sorriso pra ver naquela imensidão de cores vazias, sem uma piada pra enfeitar.
E da escuridão, de onde eu julgava ser sem graça, sem luz, sem vida; vem uma moça, com um sorriso encantador e um nariz de palhaço grande e vermelho. Ela chega bem pertinho de mim, agacha e diz: “Adorei seu número, mas prefiro quando você termina rindo!”
Aquilo tomou parte de mim e me encheu de esperança para o próximo número. A arquibancada estava cheia e eu podia ver e notar cada presença naquele instante. A luz que começara sobre mim, foi esvaindo-se até iluminar a moça sorridente.
- E no meu próximo número irei me apaixonar pelas cores do sorriso!
E fui em direção da luz, no ponto mais alto e belo daquele espetáculo; estendi minha mão na direção do sorriso mais lindo, olhei no fundo dos olhos dela e disse bem baixinho: “Te amo!” e o povo aplaudiu de pé, como se fosse o fim do show. Mal sabiam eles que era apenas o início, o início de um espetáculo circense onde uma piada sem graça se apaixona pelas cores de um sorriso!