ao cinema indiano....
Todos nós acreditamos que a maior meca cinematográfica é HOLLYWOOD, mas não é... o país que mais produz filmes não é os Estados Unidos da América do Norte... e sim a Índia... sabiam disso???
A indústria de cinema indiana é a maior do mundo em termos de venda de bilhetes e a segunda em número de número de filmes produzidos (somente em 2011 foram produzidos 1255 longas metragens e 1771 curtas metragens), atrás apenas da Nigéria. Os bilhetes de cinema na Índia estão entre os mais baratos do mundo. A indústria é sobretudo suportada por um vasto público. Em cada 3 meses um público tão grande quanto a população da Índia visita as salas de cinema. Os filmes indianos são populares em várias partes do mundo, especialmente em países com comunidades indianas de tamanho significativo.
Prêmios
A cerimónia dos Filmfare Awards é um dos eventos mais antigos e proeminentes no cinema hindi e é por vezes chamada de os “Oscares de Bollywood”. Os prémios Filmfare foram introduzidos em 1954, no mesmo ano que os National Film Awards. Em contraste com os National Film Awards, que são decididos por um júri nomeado pelo governo indiano, os Filmfare Awards são votados tanto pelo público como por um comité de especialistas.
Outros prêmios atribuídos são:
Prêmios atribuídos a filmes do sul da Índia:
Filmfare Awards South
Screen Awards for Excellence in South Indian Cinema
Prêmios do cinema hindi:
International Indian Film Academy Awards – realizado em todos os anos numa cidade diferente
Bollywood Movie Awards – Realizado em Long Island nos Estados Unidos
Global Indian Film Awards
Star Screen Awards
Stardust Awards
Zee Cine Awards
Prémios do cinema bengali:
Bengal Film Journalists’ Assiciation Awards
Kalakar Awards
Anandalok Awards – distingue também alguns filmes em hindi
Prêmios do cinema telugu:
CineMAA Awards
Nandi Awards
Santosham Film Awards
Prémios do cinema tamil:
Tamil Nadu State Film Awards – Atribuído pelo governo do estado do Tamil Nadu
Prêmios do cinema malayam:
Kerala State Film Award – atribuído pelo governo do estado de Kerala
Asianet Film Awards
nota do autor:- Para que possam se aventurar nesse clima tão maravilhoso do cinema... curta pelo You tube quantos filmes quiserem sem pagar nada!!!