A Formação Continuada de Professor impactou!
O docente do ciclo de alfabetização da nossa Rede Municipal de ensino se engajou
Nesse momento trazemos os resultados de discussões coletivas,
Trocas de experiências e vivências , vivências e experiências...
Nos encontros...
A formação continuada do Pacto impactou!
Contribuiu para uma reflexão crítica sobre o ensino
Uma busca pela transformação das práticas pedagógicas
Do professor de alfabetização.
É hora de avaliar, de lembrar e na memória registrar...
De acordo com
Ecléa Bosi, no livro Memória e sociedade - lembranças de velhos. “na maior parte das vezes, lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar com imagens de hoje, as experiências do passado
Para um futuro promissor
A memória não é sonho, é trabalho”.
O certo é que...
A formação continuada do Pacto impactou!
O trabalho que se desenvolve, que se questiona, que dá resultado, recompensa...
Pode nos favorecer como troca de experiências
E que maneira de resgatar a prática de um efetivo fazer pedagógico promissor!
Pois é...
A formação continuada do Pacto impactou!
Muito aprendemos com autores como:
Nóvoa, Zabala, Bosi, Freire, Perrenoud
O que eles falam do professor?
Falam que por mais comprometido que seja com o seu trabalho,
O professor nem sempre tem energia para se observar no seu caminhar.
Professor que muitas vezes é guiado por ações irrefletidas,
Pelo próprio movimento, que faz agir impulsivamente
Dentro de uma rotina já estabelecida.
Mas com o Pacto e sua rotina tudo muda
Assim, o professor como sujeito é inventivo, é produtivo
O professor possui identidade própria e autonomia,
como construtor e (re)construtor de suas práticas na sala de aula
Professor não é mero reprodutor de orientações oficiais
Favorece, sim, mudanças no cenário educacional e social.
Constatamos que...
A formação continuada do Pacto impactou!
O professor sabe que o processo formativo não ocorre de forma linear e simples.
Há conflitos, desequilíbrios e mudanças de concepções.
A formação do Pacto/Pnaic professores é para desenvolver ações e emoções
Promover o desejo, o entusiasmo, a solidariedade e esperança
E o conhecimento?
É como pisar numa terra firme com desejo de mudar e de melhorar, a cada dia.
O Pacto/Pnaic é como espelho que reflete o próprio caminho já percorrido
Percebe que as suas práticas vêm modificando, melhorando, professor?
No início, tudo o que é novo há conflitos, desequilíbrios, mudanças de concepções
Quebra de resistências... tensões...
Mas o Pacto Nacional traz maneiras novas para a aprendizagem do aluno e professor
Sabe uma ferramenta primordial que contribui na nossa formação profissional?
É a comunicação! Tanto para o desenvolvimento profissional como pessoal
Sabe uma prioridade? Alfabetizar as crianças , com clareza, associar todo estudos e conceitos teóricos com os resultados e tudo isso diagnosticar e registrar...
Da Sala do Curso para a Sala de Aula...
A formação continuada do Pacto impactou!
Sabe a ideia do processo de formação?
Perpassa pela realização pessoal e profissional
Não é só na escola não!
Nisso aí é que...
A formação continuada do Pacto impactou!
Quantas trocas de experiências! Ideias e postagens de montão
Tudo para a melhoria da qualidade do ensino
No ciclo de alfabetização...
Com os processos de alfabetização matemática,
investigação científica, leitura e escrita
Até o final do 3º ano do ensino fundamental
Nossos alunos estarão lendo livros, gibis e até jornal!!!
A nossa Turma sete com...
A formação continuada do Pacto impactou!
E nesse momento cultural
À SEC os agradecimentos
da querida Turma sete
Agradecemos àquela
Que com entusiasmo e dedicação
Durante todo o Curso
Mostrou o empenho da Equipe da Educação
À vocês orientadoras de estudo
Que nos estimulou,
nos despertou e incentivou
Obrigada! Saiba que com certeza
A formação continuada do Pacto impactou!
Obrigada!