A Formação Continuada de Professor impactou!

O docente do ciclo de alfabetização da nossa Rede Municipal de ensino se engajou

Nesse momento trazemos os resultados de discussões coletivas,

Trocas de experiências e vivências , vivências e experiências...

Nos encontros...

A formação continuada do Pacto impactou!

Contribuiu para uma reflexão crítica sobre o ensino

Uma busca pela transformação das práticas pedagógicas

Do professor de alfabetização.

É hora de avaliar, de lembrar e na memória registrar...

De acordo com

Ecléa Bosi, no livro Memória e sociedade - lembranças de velhos. “na maior parte das vezes, lembrar não é reviver, mas refazer, reconstruir, repensar com imagens de hoje, as experiências do passado

Para um futuro promissor

A memória não é sonho, é trabalho”.

O certo é que...

A formação continuada do Pacto impactou!

O trabalho que se desenvolve, que se questiona, que dá resultado, recompensa...

Pode nos favorecer como troca de experiências

E que maneira de resgatar a prática de um efetivo fazer pedagógico promissor!

Pois é...

A formação continuada do Pacto impactou!

Muito aprendemos com autores como:

Nóvoa, Zabala, Bosi, Freire, Perrenoud

O que eles falam do professor?

Falam que por mais comprometido que seja com o seu trabalho,

O professor nem sempre tem energia para se observar no seu caminhar.

Professor que muitas vezes é guiado por ações irrefletidas,

Pelo próprio movimento, que faz agir impulsivamente

Dentro de uma rotina já estabelecida.

Mas com o Pacto e sua rotina tudo muda

Assim, o professor como sujeito é inventivo, é produtivo

O professor possui identidade própria e autonomia,

como construtor e (re)construtor de suas práticas na sala de aula

Professor não é mero reprodutor de orientações oficiais

Favorece, sim, mudanças no cenário educacional e social.

Constatamos que...

A formação continuada do Pacto impactou!

O professor sabe que o processo formativo não ocorre de forma linear e simples.

Há conflitos, desequilíbrios e mudanças de concepções.

A formação do Pacto/Pnaic professores é para desenvolver ações e emoções

Promover o desejo, o entusiasmo, a solidariedade e esperança

E o conhecimento?

É como pisar numa terra firme com desejo de mudar e de melhorar, a cada dia.

O Pacto/Pnaic é como espelho que reflete o próprio caminho já percorrido

Percebe que as suas práticas vêm modificando, melhorando, professor?

No início, tudo o que é novo há conflitos, desequilíbrios, mudanças de concepções

Quebra de resistências... tensões...

Mas o Pacto Nacional traz maneiras novas para a aprendizagem do aluno e professor

Sabe uma ferramenta primordial que contribui na nossa formação profissional?

É a comunicação! Tanto para o desenvolvimento profissional como pessoal

Sabe uma prioridade? Alfabetizar as crianças , com clareza, associar todo estudos e conceitos teóricos com os resultados e tudo isso diagnosticar e registrar...

Da Sala do Curso para a Sala de Aula...

A formação continuada do Pacto impactou!

Sabe a ideia do processo de formação?

Perpassa pela realização pessoal e profissional

Não é só na escola não!

Nisso aí é que...

A formação continuada do Pacto impactou!

Quantas trocas de experiências! Ideias e postagens de montão

Tudo para a melhoria da qualidade do ensino

No ciclo de alfabetização...

Com os processos de alfabetização matemática,

investigação científica, leitura e escrita

Até o final do 3º ano do ensino fundamental

Nossos alunos estarão lendo livros, gibis e até jornal!!!

A nossa Turma sete com...

A formação continuada do Pacto impactou!

E nesse momento cultural

À SEC os agradecimentos

da querida Turma sete

Agradecemos àquela

Que com entusiasmo e dedicação

Durante todo o Curso

Mostrou o empenho da Equipe da Educação

À vocês orientadoras de estudo

Que nos estimulou,

nos despertou e incentivou

Obrigada! Saiba que com certeza

A formação continuada do Pacto impactou!

Obrigada!

celiaceli simoes
Enviado por celiaceli simoes em 10/12/2016
Reeditado em 19/04/2018
Código do texto: T5848882
Classificação de conteúdo: seguro