Ao eterno e memorável comandante, Fidel Castro
Na madrugada desta noite de sábado, faleceu Fidel Castro, um dos mais carismáticos e polêmicos líderes políticos mundiais. Que liderou, em 1959, ao lado do argentino e também líder revolucionário Che Guevara, a conquista do poder na Ilha de Havana, a partir de Sierra Maestra, inspirando jovens do mundo todo com os ideais revolucionários.
O comandante se manteve no poder durante quase 50 anos; tempo que o fez ser conhecido, mundialmente, por ter conseguido colocar vários ex-presidentes norte-americanos no bolso, enrolados em um charuto comuna. Ele conseguiu sobreviver a mais de 600 (seiscentas) tentativas de assassinatos, inclusive teve que amargar beber o cálice da traição, quando foi descoberto que sua própria irmã havia se tornando espiã e informante dos EUA.
“O comandante chefe da revolução cubana morreu às 22hs29min. desta noite [3hs29min. de sábado - horário oficial de Brasília]”, anunciou Raúl Castro, que sucedeu ao irmão em 2006; a breve declaração de Raúl Castro terminou com uma frase muito cara a Fidel: “Hasta la victoria, siempre."
Fonte: brasil247.com
Fábio Oliveira ("Fábio, o pássaro azul").