APREÇO A ORLANDO SANTIAGO

PREFEITO ORLANDO SANTIAGO

Encerra o seu mandato mas não a sua história política.

Nesse momento em que Orlando Santiago finda a sua quinta gestão administrativa e deixa o poder, aqui estou para render o meu culto a esse notável político e talentoso administrador, que sempre acreditou no seu propósito e gosta de desafios.

- Uma vida sem desafios não vale a pena ser vivida.

A organização do trabalho produtivo de excelência lhe fascina e lhe motiva a profissionalização. Orlando é um administrador polivalente e um político de notável penetração... Professor por profissão, terrivelmente prático e um líder nato; no seu cotidiano, ainda que pareça estar afastado da ação, em realidade observa tudo com o seu olhar crítico, capaz de utilizar sua energia e transformar-se no paladino do clã, pronto para analisar situações, coisas e pessoas...

O consenso é a negociação da liderança.

A paixão pela política e, sobretudo pela gestão pública, fez aumentar exponencialmente o seu grau de excelência e lhe premiar, merecidamente, com o título de melhor administrador da nossa terra.

- Boa gestão significa influenciar a ação.

A excelência sempre foi o seu sacerdócio. Transcendeu na política de Santo Estevão e alcançou a respeitabilidade no cenário estadual. A sua vida pública foi sem dúvida, a personificação do sucesso. - Os que nunca tiveram outro interesse senão o crescimento ordenado e respeitoso de Santo Estevão, jamais contestaria a grandeza dos seus feitos.

- Gostar do que faz, é a base de todo o sucesso.

A sua administração criou os caminhos que levaram os empresários ao êxito de suas realizações. Ele não se limitou apenas em ser ótimo gestor, mas também um notável líder que aplica as leis sem lesar os interesses...

- Um visionário que criou oportunidade para o crescimento econômico.

O seu Livro de história e exemplo ajudou e tem ajudado a muitos políticos. Alguns tiveram a partitura, mas a "batuta" da regência sempre esteve nas suas mãos. A sua qualidade administrativa, só compreende quem conheceu a "antiga" Santo Estevão, e ver hoje, essa nova e majestosa Cidade.

- A experiência se adquire na prática.

Não existe meio termo quando nos referimos à qualidade administrativa; ou o administrador faz as coisas bem feitas, dando o máximo de si, ou não faz. Enumerar os seus feitos demandaria muito tempo de escrita. Por tudo nisso, então, melhor afirmar que Santo Estevão se entende de duas maneiras: Antes e depois do Orlando Santiago.

- "Grandes visionários são importantes; grandes administradores são fundamentais".

Cinco vezes Prefeito, não lhe deixou vaidoso; sempre deu prova que não se escraviza com correntes de ouro e não acumula o que se corrompe com o tempo, por entender que o poder é efêmero.

"... E tudo que é efêmero se desfaz. E ficaste só tu que é eterno"

Despede-se hoje da Prefeitura, mas não diz adeus à política. Nenhuma força é grande o suficiente para lhe fazer esquecer a política, Santo Estevão, sobretudo o seu povo que por muitos anos lhe fez feliz.

- "Se é a razão que faz o homem, é o sentimento que o conduz".

Por derradeiro, então, como seu amigo e sabedor das suas qualidades, não me furtarei, jamais, de lhe prestar esse justo tributo, e rogar pelo seu sucesso em seus novos projetos.

Com o meu abraço e respeito,

Manoel Lobo.

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 21/11/2016
Reeditado em 30/10/2023
Código do texto: T5830347
Classificação de conteúdo: seguro