O Osto que mais gosto

Com esse nome complicado, ele não era americano não. Washington era do tempo e do lugarejo do Onça, cuja etimologia parece ter tanto a ver com a medida padrão para o precioso ouro que se mineirava ali, quanto com o belo animal selvagem, que nada se importava com as riquezas da terra, senão para o seu sustento, a onça, também chamada jaguar na língua nativa. E até tinha gente que tratava a Onça de Pitangui por jaguaruna, onça preta em tupi-guarani.

Papai mesmo, lá também nascido, em 1921, era um desses. E convenhamos, Jaguaruna soa mais bonito que simplesmente Onça. Mas voltemos ao Washington, conterrâneo e contemporâneo de papai, que era Luiz. Papai tomou o caminho da fábrica e nele perseverou. Temia deixar uma coisa segura e, falhando, deixar a família a perigo. Já o Washington, chamado mais facilmente de Osto, entrou de sola nos negócios dos sapatos.

Em Pitangui, esse empreededor nato e irriquieto, diferentemente da maioria de seus concidadãos, criou sua própria fábrica de sapatos. Foi um acontecimento no início daqueles anos de 60. Papai, de ouvir, ou de lá ir, contou-nos com genuíno entusiasmo sobre as proezas das máquinas de fabricar sapatos, centenas deles por dia! E se a memória, que a cada dia me desafia, não me falha, lembro-me até da marca desses pisantes: Duravence. E Pitangui tinha mais uma razão para se orgulhar do empreendedorismo de sua gente.

Um meu colega de ginásio, já adolescente, comprazia-se em dizer que lá trabalhava - e com isso, até as suas ações - junto às musas e à sociedade como um todo - se valorizavam...

O primeiro Presidente da grande nação norte-americana chamava-se Washington, e na nossa Presidência brasileira tivemos uma réplica, pelo menos de nome, do grande e probo estadista estadunidense. Mas o nosso Washington foi mais longevo ainda do que os seus ilustres xarás e, nos legou, como exemplo de vida, a retidão, a dedicação à família e ao trabalho, e aquele indômito espírito de criador.

Enlutados a família, os amigos e admiradores, fica, nada obstante a segurança de que o supremo Criador o acolheu em seus braços, após cumprida e comprida, vitoriosa trajetória.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 14/11/2016
Código do texto: T5823428
Classificação de conteúdo: seguro