APREÇO A IVAN CARMO DA ROCHA
Um ex-Vereador indulgente.
O poeta afirmou que gratidão é uma forma singular de reconhecimento, e reconhecimento, por sua vez, é uma expressão sincera de gratidão. Nesse contexto, se negligenciamos valorizar e reconhecer os antigos políticos de nossa Terra, é provável que também não o façamos com os novos.
Na política, onde a gratidão muitas vezes tem memória curta, é essencial termos um coração sincero e a coragem de reconhecer que IVAN CARMO DA ROCHA não busca elogios, mas sim reconhecimento por sua contribuição significativa à política e ao povo de Santo Estevão.
Lamentavelmente, vivemos em uma era de esquecimentos, onde os novos políticos parecem aceitar como natural a falta de reconhecimento aos homens que moldaram nossa história política.
Recorro a este compêndio para resgatar, do baú do esquecimento, os feitos de Ivan Carmo da Rocha, carinhosamente conhecido como "Ivan de Juca" – um cidadão dedicado e político íntegro que construiu uma trajetória e uma biografia dignas de reconhecimento público.
Como cidadão, Ivan foi um socorrista para muitas famílias e um "avalista bancário" para diversos indivíduos, demonstrando consistentemente sua bondade através de ações altruístas.
Na esfera política, destacou-se como colaborador financeiro em campanhas eleitorais de vários prefeitos, além de ser eleito vereador por quatro legislaturas consecutivas e ocupar a presidência da Casa Legislativa no governo do prefeito Edvaldo Freitas, sempre pautado pela ética durante seus 18 anos de serviço.
Durante o período de 1976 a 1982, enquanto colega na Câmara Municipal durante o governo da prefeita Adair de Miranda Cabral, pude observar a grandiosidade de suas ações. Enquanto muitos vereadores buscam salários elevados, Ivan, na época, usava recursos do próprio bolso para custear despesas da Câmara.
Vivemos em uma época onde as memórias tendem a se dissipar, mas apenas a extrema pobreza espiritual seria capaz de ignorar as qualidades de Ivan Carmo da Rocha. É imperativo não deixar que o espírito definhe diante da honestidade em proclamar o que há de grandioso e belo em suas realizações.
Diante de tudo isso, presto esta justa homenagem a um amigo e ex-colega que, agora afastado da política, mostra-se mais comedido e consciente de que o tempo é precioso para se dedicar ao essencial.
IVAN, quando na política, desempenhou com excelência o que precisava ser feito...
Com meus respeitos e apreço,
Manoel Lobo