DONA OPHÉLIA , o canto que Encanta
Dona Ophélia Prado de Oliveira Lopes é uma caiçara ilustre, conhecida pela sua simpatia e dona de uma voz encantadora .
Nascida em 29 de fevereiro , na cidade de Ubatuba, é a caçula de uma prole de nove irmãos , e apenas o mais velho, o respeitado farmacêutico Seo Filhinho, não se envolveu com a música , sendo que seu irmão, o professor Ernesto compôs o “ Hino de Anchieta”, em 1937, na comemoração do terceiro centenário de Padre José de Anchieta .
Sempre alegre e participativa, ela ajuda a coordenar o bloco carnavalesco “Recordar é Viver”, serestas e ainda participa de eventos escolares para contar fatos vividos por ela; desde os 09 anos de idade, a menina Ophélia já tocava violão .
Lembra,com os olhos úmidos de saudades, que teve uma infância feliz, pois pode crescer junto com o progresso de Ubatuba; presenciar seus acontecimentos mais marcantes e ser protagonista de seu desenvolvimento sócio-cultural .
A cidade era muito pequena e a praia do Cruzeiro, a Câmara Municipal eram lugares distantes do centro que se movimentava na rua do Comércio, hoje Maria Alves.
Os passeios e paqueras eram realizados no Largo da Matriz, o famoso footing, onde os moços ficavam parados nos quatro pontos da praça e as meninas de braços dados andavam em forma de X.
Ali acontecia de tudo, ou seja, as piscadelas e olhares comprometedores...Até as 21 horas, quando o sino da cadeia, atualmente Museu Histórico Municipal Washington de Oliveira tocava avisando que era o momento do recolhimento e as lamparinas da cidade eram apagadas.
Na época, Ubatuba tinha cerca de 30 famílias e todos sabiam de tudo que acontecia na cidade.
Dona Ophélia precisou estudar fora , em Taubaté, e cursando o ginásio, ela foi a primeira cantora da rádio da cidade e por sentir medo que seu pai descobrisse sua façanha, adotou o nome de Nádia .Ela diz que todos os homens compunham valsas e faziam serenadas, pois esta era uma forma de declarar amor ou amizade.
A vida de Dona Ophélia foi sempre cantar, tanto que já fez parceria com Agnaldo Rayol a convide dele, extasiando a todos com sua voz melodiosa.
Dona Ophélia continua a mesma mulher encantadora.
Hoje com cinco filhos, dez netos e três bisnetos é uma personalidade marcante na História de Ubatuba, nos envolvendo com seu jeito simples e humano de viver a vida intensamente.
Silmara Retti
Fonte : Jornal “A Semana” - Edição 195