Hiomenagem a Geraldo Vandré: intelectual, cantor solidário e solitário, advogado de si... Paraibano no mundo afora...

Nem antimilitar e nem militar,

apenas cantor e artista,

homem viajado e exilado

em si,

em outras terras distantes,

distante da massificação de si e do Brasil,

sua canção não é para a massificação,

o Brasil de Vandré não é o mesmo,

não é o mesmo quando retornou,

nem ódio tem aos que o deixaram partir,

retornou para advogar sua causa:

ser funcionário público...

ser advogado...

ser homem solitário..

ser homem solidário...

Geraldo Vandré fala sobre indústria cultural e ditadura

http://jornalggn.com.br/noticia/geraldo-vandre-fala-sobre-industria-cultural-e-ditadura

"As lágrimas escorriam pela face de Geraldo Vandré, enquanto o público o aplaudia e gritava seu nome num côro impressionante". A grande campeã nesse dia seria a musica Sabiá, (de Antonio Carlos Jobim e Chico Buarque), mas a música que marcou e virou Hino foi "Pra não dizer que não falei das flores" DE GERALDO VANDRÉ, Nesse tempo ainda se faziam POESIAS.

https://www.facebook.com/Geraldo-Vandr%C3%A9-239310732780542/

____________

Geraldo Vandré - Disparada

Enviado em 24 de out de 2008

A qualidade do som não está muito boa porque eu tirei essa música de um vinil que meu pai tem desde a época dos festivias. Ainda assim vale à pena! Aos vigorosos

https://www.youtube.com/watch?v=bRUnBWAu5Rw

__

Geraldo Vandré canta "Aroeira" - 1967

GERALDO VANDRÉ ESPECIAL - ENTREVISTA - Parte II

Postado por mario americo de moura filho em 30 novembro 2010

...

Canção "Che", de Geraldo Vandré e Trio Maraya: http://cafehistoria.ning.com/…/conhe-am-e-baixem-uma-can-o-…

Apesar de poucos segundos de vídeo, essa é uma belíssima raridade pra compartilhar. Um dos maiores cantores da música popular brasileira, que não é reconhecido e lembrado do modo que merece. Grande Geraldo Vandré. :')

Primeiras canções

Vandré iniciou carreira musical nos anos 60, tornando-se famoso, pelas suas músicas que se tornaram ícones da oposição ao regime militar de 1964, como "Porta Estandarte", "Arueira", "Pra não dizer que não falei de flores", entre outras. Canções legitimamente populares.

O sucesso maior veio com "Disparada", vencedora junto com A Banda de Chico Buarque do Festival da Canção da TV Record em 1966. Ao saber que sua música havia ganhado Chico Buarque, solicitou que "A Banda" dividisse o primeiro lugar com "Disparada", história desconhecida até 2003 quando Zuza Homem de Mello, lançou seu livro "A era dos Festivais - Uma Parábola". Neste livro ele revela que Chico Buarque ao saber que sua música havia ganhado, não concordou com o resultado, pois considerava "Disparada" melhor e não aceitaria o prêmio, a situação foi resolvida quando foi informado que ele e Geraldo Vandré dividiriam o prêmio. Em 1968 ao defender "Pra não dizer que não falei de flores" no "Festival de Música Popular Brasileira" criou um dos hinos da resistência ao regime militar que ficou conhecido pela primeira palavra: "Caminhando". Além de estar em uma nova situação envolvendo ele e Chico Buarque. "Sabiá" de Tom jobim e Chico Buarque foi declarada vencedora, mas o público se revoltou, pois queriam "Pra não dizer que não falei das flores" que acabou ficando em segundo lugar. Enquanto se apresentavam Cynara e Cybele ao lado de Tom Jobim e Chico Buarque foram vaiados durante a apresentação como música campeã. Este se tornou um dos momento mais emblemáticos da história dos festivais.

Canções após o exílio

Após o exílio, Vandré foi vigiado de perto pelos militares, sem poder expressar o retrato do Brasil à época. Logo após o Retorno ao Brasil, Vandré compôs a canção "Fabiana", em homenagem à Força Aérea Brasileira.

Geraldo Vandré abandonou a vida pública e se afastou do mundo artístico, atuando como advogado . Tal afastamento foi alvo de inúmeros boatos que vinculavam sua suposta descrença na esquerda, sua mudança ideológica e seu abandono da vida artistica a supostos atos de tortura que teriam sido infligidos a Vandré pelo governo militar. O próprio Vandré na entrevista de 2000 afirmou ter se exilado por vontade própria, e disse ter abandonado a carreira artistica devido ao fato de que a imagem de "Che Guevara Cantor", pregada nele pela esquerda, abafa sua obra.

Discografia

1964: Geraldo Vandré (álbum)

1965: Hora de Lutar

1966: 5 Anos de Canção

1968: Canto geral

1973: Das Terras de Benvirá

1985: Fabiana

Silencio, sem documento.

"O amor é lindo.

Mais tão feio é o dia a dia,

cheio de ignorância e hipocresia.

Que feio o dia a dia nesta rua linda, passa passa o dia inteiro,

de tamanha monotonia, passa fome, passa chuva, passa alegria.

Passa e não para.

Passa e não nota.

Não sente que bem embaixo do seu nariz esconde o crime,o umido e escuro.

Morre de agonia.

E se notasse??

Pensaria??

Poderia ser um irmão ou um filho,mais se não fossem os meus, certamente seria você.

A verdade é a dita no Jornal Passional.

É "Fantastico" essa alienação.

Quem quer dinheiro?

Quem quer pão??

Quem quer circo??

Nas favelas so dá "come 0",

aqui na rua da cidanania a farinha é baratinha,

e o leite das crianças vem de graça.

Vote limpo (no menos pior).

passa passa e nem repara, nem vê.

O governo da batata,

Cadê o incentivo?

A educação?

A arte??

Morreu em 64??

Peça uma licença; foi vetado.

AI5 matou esse desejo??

Cade a voz?

Onde houve voz e revolução.

O rock, a bossa, o sono, a facul,

acesórios de alegria, "venenos antimonotonia"

no bar mais escondido;

então os cacetetes e o incinerador. Calou.

Mas continue andando, a rua esta linda."

https://www.facebook.com/Geraldo-Vandr%C3%A9-239310732780542/

____________________

5 Anos De Canção é o terceiro álbum de estúdio do cantor paraibano Geraldo Vandré lançado em 1966.

Faixas[editar | editar código-fonte]

LADO A

Porta Estandarte (Fernando Lona, Geraldo Vandré)

Depois É Só Chorar (Geraldo Vandré)

Tristeza De Amar (Luiz Roberto, Geraldo Vandré)

Réquiem Para Matraga (Geraldo Vandré)

Canção Do Breve Amor (Alaíde Costa, Geraldo Vandré)

Fica Mal Com Deus (Geraldo Vandré)

LADO B

Rosa Flor (Baden Powell, Geraldo Vandré)

Pequeno Concerto Que Virou Canção (Geraldo Vandré)

Se A Tristeza Chegar (Baden Powell, Geraldo Vandré)

Canção Nordestina (Geraldo Vandré)

Ninguém Pode Mais Sofrer (Luiz Roberto, Geraldo Vandré)

Quem Quiser Encontrar O Amor (Carlos Lyra, Geraldo Vandré)

[Esconder]

v • e

Geraldo Vandré

Álbuns de estúdio Geraldo Vandré (1964) • Hora de Lutar (1965) • 5 Anos de Canção (1966) • Canto Geral (1968) • Geraldo Vandré no Chile (1969) • Das Terras de Benvirá (1973)

Coletâneas Mestres da MPB: Geraldo Vandré (1994) • Quinteto canta Vandré (1997) • 20 Preferidas (1997) • Pérolas: Geraldo Vandré (2000)

Canções Disparada • Pra não dizer que não falei das flores

Trilhas-sonoras A Hora e a Vez de Augusto Matraga (1965)

Filmografia Quelé do Pajeú (1969)

Artigos relacionados Quarteto Novo • Jair Rodrigues • Edu Lobo • Heraldo do Monte • Chico Buarque • Taiguara • Théo de Barros • Luiz Gonzaga • Simone • Ana Belén • Zé Ramalho • Charlie Brown Jr. • Wilson Simonal • Hilton Acioli • Quinteto Violado • Baden Powell • Carlos Lyra • Hermeto Pascoal

https://pt.wikipedia.org/wiki/5_Anos_de_Can%C3%A7%C3%A3o

___________

J B Pereira
Enviado por J B Pereira em 03/09/2016
Código do texto: T5749498
Classificação de conteúdo: seguro