Homenagem à santa Madre Teresa - recentemente canonizada - 03/09/2016.

" A falta de amor é a maior de todas as pobrezas..."

Madre Teresa de Calcutá

“Um coração feliz é o resultado inevitável de um coração ardente de amor” – palavras de Madre Teresa de Calcutá, uma grande mulher que muito contribuiu para a paz e o amor pelo mundo inteiro…

__________

Madre Teresa de Calcutá e a Congregação Salesiana

Eis alguns trechos da mensagem de Madre Teresa, que são como bússola para a Congregação Salesiana ainda hoje, mais de 30 anos depois.

“Dom Bosco teve um grande amor pelos pobres, sempre viu neles Jesus: acreditou na palavra de Jesus. Sabia, não só por um ato de fé, mas por convicção profunda, que tudo quanto ele fazia por aqueles moleques o fazia ao mesmo Jesus…. O que mais me impressiona na juventude é o seu desejo de rezar, para depois transformar aquela oração em serviço. O serviço como fruto da oração é realmente uma coisa muito importante para vós e para nós…. São João Bosco deve estar muito feliz por ver que a sua Congregação mantém esse respeito honroso pelos mais pobres entre os pobres. Guardai com a vida, com o vosso trabalho este que é o maior presente de Deus à vossa sociedade: o amor, o trabalho pelos pobres. Não permitais que ninguém ou nada separe o vosso amor por Cristo! É tão fácil permitir que alguém ou alguma coisa leve embora a alegria de amar e servir aos pobres.

Eles são o maior presente de Deus para nós! Hoje a fome não é apenas por um pedaço de pão…. É também a de ser amado, de sentir-se benquisto. A contribuição do sacerdote é a de dar aquela paz e aquela alegria que brotam do amor.

A nudez não é apenas questão de um pano para cobrir-se: é também falta de dignidade, perda da pureza, falta de respeito: muitos tratam os pobres como se fossem nada! …. O povo tem fome de amor, fome de estima: com frequência o povo não tem mais tempo nem sequer para sorrir.

Há muito sofrimento no mundo, exatamente porque todos estão muito ocupados. Por isso, devemos estar presentes com a nossa oração, ensinar as pessoas a rezarem: porque as famílias que rezam juntas permanecem unidas; e, se permanecerem unidas, estarão em condição de amar-se mutuamente, como Deus as ama a cada uma delas…. Ajudemo-nos reciprocamente com a oração e os sacrifícios, para que possamos continuar a ser o amor de Deus e a sua compaixão para todos aqueles que se encontram conosco: possamos partilhar com eles a alegria de amar e de servir a Deus”.

http://www.missaosalesiana.org.br/madre-teresa-de-calcuta-e-a-congregacao-salesiana/

_________________

Esta é a “Novena de emergência” à Virgem Maria que Madre Teresa rezava em apuros

O Pe. Brian Kolodiejchuk, postulador da causa de canonização da Madre Teresa, assinalou em uma ocasião que a Beata ensinava que o Memorare “expressa de maneira efetiva sua confiança no poder da intercessão de Maria como mediadora de todas as graças”.

“Flui do amor e da confiança que tinha em Maria; era uma forma simples de apresentar seus pedidos. A resposta rápida que recebia era sua inspiração para recorrer à Mãe do Céu cada vez com maior confiança através das palavras do Memorare”, acrescentou.

A oração é a seguinte:

“Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, que nunca se ouviu dizer que algum daqueles que tenham recorrido à vossa proteção, implorado o vosso socorro, fosse por vós desamparado.

Animado eu pois com igual confiança, a vós recorro como minha Mãe, ó Virgem entre todas singular, e de vós me valho. Gemendo sob o peso dos meus pecados me prostro a vossos pés.

Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Filho de Deus Humanado, mas dignai-vos de as ouvir propícia e de alcançar-me o que vos rogo. Amém”.

http://www.acidigital.com/noticias/esta-e-a-novena-de-emergencia-a-virgem-maria-que-madre-teresa-rezava-em-apuros-71992/

_________________

Meu amigo e minha leitora, pessoas como Madre Teresa de Calcutá engrandecem a história e superam limites sem deixar de lado a ética e a compaixão pelo outro, seja quem for. Assim, são luminares sem os quais vacilaríamos tristemente em práticas obscuras, arredias do mundo fraternal, sem o sorriso mesmo quando a miséria, a fome, a seca, a corrupção parecem reinar escandalosa e escancaradamente. Basta uma luz para que as trevas sem menos espessas e terríveis. Por isso, Jesus nos conclamou a viver o Evangelho: sede luz e sal da Terra. Todos reconhecerão que são meus seguidores se amarem como eu amei. Disse Jesus aos seus amigos na vida quando caminhavam juntos por aqui, digo, na Galileia. Vivemos a Galileia e o Jesus Galileu como Madre Teresa de Calcutá

Cementários de J B Pereira.

____________

imagens e pensamentos de Madre Teresa de Calcutá

https://www.google.com.br/search?tbm=isch&tbs=rimg%3ACWT539YhuxHZIjgxMDfFw3mBf8f9o4tcO2BmRFN1bwt2OA2PaP3JIg0PVlrKDCEBzwjBP90m_1e-aMGINhc9tgFRGkCoSCTEwN8XDeYF_1EXqbgKUms9niKhIJx_12ji1w7YGYRiM9u-Sp0GoUqEglEU3VvC3Y4DRExoqTkoxKx0CoSCY9o_1ckiDQ9WEXqbgKUms9niKhIJWsoMIQHPCMER_1tBILZ7mmXcqEgk_13Sb975owYhFNadnod4z2hCoSCQ2Fz22AVEaQEY-IC6Rkcfud&q=canoniza%C3%A7%C3%A3o%20de%20madre%20teresa%20de%20calcut%C3%A1&bih=667&biw=1360&ved=0ahUKEwjH38fAtvTOAhWJkZAKHRv1D20Q9C8ICQ&dpr=1

______________

Texto da internet: Madre Teresa, de seu nome original Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em Skopje, actual capital da Macedónia, no ano de 1910. Aos 18 anos ingressou na congregação das Irmãs de Nossa Senhora de Loreto, na Irlanda, e realizou os seus estudos em Dublin e Darjeeling, Índia, ainda antes de fazer os votos, em 1937. Foi por volta dos ano de 1931 que Agnes Gonxha Bojaxhiu adoptou o nome de Teresa, em homenagem a uma monja francesa, Thérèse Martin, que havia sido canonizada em 1927, sendo-lhe atribuído o estatuto de Santa Thérèse de Lisieux.

http://www.mulherportuguesa.com/pessoa/na-historia/madre-teresa-mae-dos-pobres/

____________

Jose João Bosco Pereira 03/09/2016 05h00 - Atualizado em 03/09/2016 09h05

Madre Teresa será canonizada pela Igreja Católica neste domingo

Cura de brasileiro considerada milagrosa fez Igreja decidir por canonização.

Madre Teresa é uma das figuras católicas mais conhecidas no mundo.

Conhecida em vida como "a santa das sarjetas", Madre Teresa de Calcutá será transformada em uma santa da Igreja Católica oficialmente no domingo (4), 19 anos após sua morte.

Vencedora do Prêmio Nobel da Paz, ela foi uma das mulheres mais influentes dos 2 mil anos de história da igreja, aclamada por seu trabalho com os mais pobres nas favelas da cidade indiana de Calcutá.

Brasileiro

A igreja abriu caminho no ano passado para a canonização de Madre Teresa após declarar como milagre a recuperação do brasileiro Marcilio Haddad Andrino, que tinha múltiplos pontos de inflamação no cérebro.

Quando Andrino sofreu em 2008 os abscessos cerebrais, dos quais médicos disseram que ele não iria se recuperar, sua família rezou para Madre Teresa.

Ele disse que seu estado de saúde piorou ao ponto de que sofreu para conseguir andar ao altar durante seu casamento, em setembro de 2008, e no início de dezembro foi levado inconsciente para hospital.

______________

COMENTÁRIO DE J B PEREIRA

Santa dos pobres e empobrecidos pelo sistema capitalista e rejeitados pela sociedade em todo mundo e outros sistemas sócio-políticos e religiosos radicais. Lutou pela vida e dignidade das pessoas, sem obrigá-las à conversão ao catolicismo. Um verdadeiro ser humano: macedônia de origem, santa para além das fronteiras locais, uma santa global, uma mulher que fez a diferença como nossa querida irmã Dulce. Oremos para que sejamos fiéis a Jesus e amemos ao próximo e a todos, sem nos restringir a credo, etnia, origem, gênero, etc. Amemos como Jesus pediu em todas as latitudes e altitudes.

J B Pereira e http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/09/madre-teresa-sera-canonizada-pela-igreja-catolica-neste-domingo.html
Enviado por J B Pereira em 03/09/2016
Reeditado em 11/09/2016
Código do texto: T5749414
Classificação de conteúdo: seguro