O frei franciscano Beato Duns Scotus (1996, Beatificado por São João Paulo II).

REFLEXÃO DIÁRIA: 01 DE SETEMBRO DE 2016

Entre os apóstolos, a figura central era Simão, filho de Jonas, conhecido como Pedra. Na verdade, esse homem não tinha muito de pedra, não; tinha mais de monte de areia da fraqueza humana. Sua primeira pergunta, depois de convidado para ser discípulo de Jesus, foi: “O que eu ganho com isso?” E depois de três anos a serviço de Jesus, quando o Senhor falou com os apóstolos a respeito de sua futura paixão e morte, foi o desbocado Pedro que protestou dizendo não ser uma boa ideia. Jesus teve de lhe explicar a verdade óbvia: “Teus intentos não são os de Deus, mas os dos homens” (Mt 16,21-23)

Na Última Ceia, esse mesmo Pedro contradisse arrogantemente a previsão de Jesus de que ele o negaria. Sugeriu quer talvez um dos outros pudesse ser fraco a esse ponto, mas nunca a Pedra. Claro que ele negou a Jesus. Quando a vida de Jesus estava sendo julgada na corte judaica do Sinédrio, Pedro esperava anonimamente do lado de fora, como se fosse um espectador desinteressado. Quando foi reconhecido como um dos companheiros de Jesus, a Pedra não apenas negou qualquer intimidade com Ele, como chegou a jurar diante de Deus que não o conhecia. Quando Jesus foi levado do palácio do sumo sacerdote para a prisão e morte, Pedro estava de fora no pátio, pronunciando suas aterrorizadas negações de Jesus...

Texto de A Reason To Live, A Reason To Die.

(Uma razão para viver, uma razão para morrer.

Publicado em Reflexão Diária em 1 set 2016

2 set 2016 às 9:38 pm, joão bosco Diz:

Imaculada, Maria de Deus

https://www.youtube.com/watch?v=BOfQqJwew7I

“… porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Lucas 1:37

Efésios 6:18

"Orai no Espírito em todas as circunstâncias, com toda petição e humilde insistência. Tendo isso em mente, vigiai com toda a perseverança na oração por todos os santos."

Ora, com Maria queremos cantar, o nome de Jesus exaltar. amém.

Ó Mãe neste dia – Ir. Damião

Posted by Natanael Melo Marcadores: Marianos

Refrão:

Ó mãe neste dia,queremos cantar,

com grande alegria teu nome exaltar,

unidos aos anjos que cantam no além,

é festa no céu e na terra também.

1.Na encarnação te entregaste ao Senhor,

à sua vontade aderiste com ardor.

2.Na visitação prorrompeste em louvor,

ao Deus que de ti fizera um primor.

3.De Deus a palavra guardavas na mente,

a graça crescia em tua alma ardente.

http://folhadecantico.blogspot.com.br/2011/12/o-mae-neste-dia-ir-damiao.html

__________

Hoje, recordo-lhe a figura primordial e maternal de Maria.

O objetivo é mostrar sua presença na obra salvífica.

Depois de João Duns Scotus, houve um interesse em construir uma visão bíblia da mulher ao lado de Jesus: Maria foi vista como a primeira discípula salva pelo Senhor.

Duns Scotus – DVD (90 minutos) Fernando Muraca

Duns Scotus, atraído pelos exemplos de São Francisco de Assis, quis ser franciscano. Dedicou sua vida ao estudo das ciências filosóficas e teológicas e, como brilhante professor, era respeitado e amado por seus alunos, porque não somente ensinava na sala de aula, mas se tornava mais próximo deles a fim de partilhar com eles sua experiência de vida e orientá-los em suas dúvidas.

Duns scotus – DVD

https://www.youtube.com/watch?v=SZb1vjrcJZM

Teses de Duns Scotus.: A defesa da Imaculada Conceição – por Duns Scotus

https://www.youtube.com/watch?v=H68RYLTY3ag

Duns Scotus e Guilherme de Ockham

https://www.youtube.com/watch?v=roXc_sp4NhY

Os evangelhos nos evidenciam tranquilamente a Mãe do senhor, sua presença no Anuncio do Anjo, a Visitação à Isabel, o nascimento de Jesus, a apresentação de Jesus ao Templo para a circuncisão, os cantos de Simeão e Ana Sacerdotisa, a fuga para o Egito, o retorno para Nazaré, a perda e o encontro com Jesus no Templo aos doze anos dele, a vida oculta e obediente de Jesus, Boas de Caná, Maria vê Jesus em sua itinerância na Galileia, esteve aos pés da Cruz, foi ao túmulo de Jesus levá-lo após a morte, ficou em casa de João Evangelista a pedido de Jesus (O discípulo amado a levou para sua casa – a casa de seu coração), aguardou a ressurreição, esteve no dia de Pentecoste reunido com mulheres e apóstolos de Jesus.

Ora, esses eventos bíblicos indicam a intimidade e a educação de Maria na vida de Jesus. Ele, o Filho de Carpinteiro (São José) e Maria (sua mãe) a respeitou e a fez presença viva e sutil em sua obra por 30 anos na casa de Nazaré.

O mistério da Encarnação é um dos mais lindos momentos da fé cristã biblicamente confirmados pelo poder de Deus para o bem do povo de Deus.

A presença de Maria na Igreja primitiva e apostólica é fato vivo e eficaz da graça do Espírito Santo. Ela foi a primeira a receber Jesus em seu ventre: receptáculo, Tabernáculo, Tenda do Senhor, Sacrário Vivo do Deus Vivo de Amor, Arca da Aliança do Novo Testamento de Deus com o mundo todo desde Israel até hoje.

Não se adora Maria, venera-se por vontade Deus, Maria como Mãe de Jesus. Deus é sempre sensato, não engana e não é enganado, é perfeito… “Deus tem uma lógica sobrenatural” (Duns Scotus) para nossa salvação: seu amor enorme se fez presente na ação de Jesus no Madeiro da Cruz e na presença de Maria no plano da participação da Graça.

Devemos traduzir a oração e estudo da Bíblia pela vida de amor aos irmãos como Jesus fez aos se oferecer por nós na Cruz e nos presentear ainda sua diletíssima Mãezinha aos pés da Cruz na pessoa de São João: que a levou para casa e não longe da comunidade para que amando o Senhor – arrependêssemos de nossos pecados e erros; com Maria, entendêssemos a qual mistérios do Céu e da Ressurreição somos chamados para a Eternidade. “- Sem mim, nada podeis fazer.” – Disse Jesus.

Maria, mãe de Jesus, é:

– Escolhida por Deus – “Ave, Cheia de Graça, o Senhor é contigo…” (Lucas 1, 28)

– Virgem prometida: “O Anjo foi a uma vila da Galileia e saudou uma virgem. O nome da virgem era Maria.” (Lucas 1, 27)

– Bem- Aventurada e Amada por Deus: “Todas as gerações vos chamaram bendita, bem-aventurada.” (Lucas 1, 48)

– Serva de Deus: “Fiat voluntas tua…” “Eis aqui a serva do Senhor…” (Lucas 1, 38)

– Exemplo de caridade: “Foi visitar sua prima Isabel…”

– Modelo de seguimento de Jesus: “Quem é meu pai e minha mãe; aquele que faz a vontade de Deus.” (Mateus 12:50) Jesus jamais desprezaria sua própria mãe: pois, estaria pecando contra o mandamento de Deus Pai no tocante ao amor e à obediência aos pais (4º mandamento).

“Próximo à cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.” (João 19:25)

“Todos estes, perseveravam unânimes em oração, juntamente com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.” (Atos 1, 14)

– Modelo de oração: “Maria estava em oração com algumas mulheres… ” antes de vir o Espírito Santo no cenáculo.

(Atos 1:14)

“Maria meditava todas essas coisas em seu coração.”

(Lc 2,16-21)

– Modelo da Igreja e defensora de Jesus e do Evangelho:

“Uma mulher apareceu… Tinha estrela sobre a cabeça; a lua sob os pés; após dar a luz a um menino, fugiu para o deserto…”

(Ap 12).

O frei franciscano Beato Duns Scotus

(1996, Beatificado por São João Paulo II).

Scottus ofereceu a explicação teológica da Imaculada Conceição (1305)

Pio IX declarou o Dogma da Imaculado em 08 de dez. de 1854.

1. Deus não só sanasse os pecados pode prevenir o pecado original.

2. Jesus previne o pecado por sua mediação perfeita e sua ação reconciliação perfeitíssima fosse preservada do pecado.

3. Jesus pode dar a inocência radical do pecado. Sumo mediador preservou Maria do Pecado original em função de sua mediação perfeitíssima. Nasceu de Maria sem pecado, também Jesus é sem e sempre sem o pecado das origens.

Maria teve sim: dor, carência, cansaço, morte, portanto Maria teve as penas do pecado e não o pecado em sim.

Ora, Jesus conferiu a graça de erradicar o pecado de modo poderoso em Maria. Como Jesus, também Maria faleceu de amor e sofreu à sua maneira a paixão

“Não te rendas, por favor, não cedas,

Ainda que o frio te queime,

Ainda que o medo te morda,

Ainda que o sol ponha e se cale o vento,

Ainda existe fogo na tua alma,

Ainda existe vida nos teus sonhos”

“Porque cada dia é um novo começo,

Porque esta é a hora e o melhor momento

Porque não estás sozinho, porque eu te amo”

Mario Benedetti, poeta e escritor uruguaio, sempre tem palavras para os momentos mais introspectivos , aqueles cujo silêncio parece silenciar toda uma vida, ainda que haja um coração gritante. Gritando por socorro. São palavras sobre amor por um outro alguém, amor pela vida, amor por nós mesmos quando tudo parece perdido.”

https://www.youtube.com/watch?v=k3zmuVHDeag

Sinopse:

A história de um frei franciscano que ofereceu a explicação teológica da Imaculada Conceição de Maria. A explicação de Duns Scoto foi dada no início do século XIV (500 anos antes de ter sido proclamada como dogma de fé da Igreja Católica).

O beato, interpretado por Adriano Braidotti, narra a vida e os ensinamentos dos bem-aventurados nos anos entre 1303 e 1305. Com a direção de Fernando Muraca, o filme também oferece um breve olhar sobre a infância do homem e sua vontade de ingressar na Ordem Franciscana desde a infância.

Fabiano Fachini Assessoria de Imprensa

https://www.rs21.com.br/noticias/destaque-pagina-imagens-menores/assista-ao-filme-beato-duns-scotus/

Tesouro da Escritura

http://bibliaportugues.com/acts/1-14.htm

Evangelho de São Lucas:

https://www.bibliaonline.com.br/vc/lc/1

Um certo Galileu

https://www.youtube.com/watch?v=kTzrA7YgUi0

J B Pereira e https://www.youtube.com/watch?v=SZb1vjrcJZM
Enviado por J B Pereira em 02/09/2016
Código do texto: T5748534
Classificação de conteúdo: seguro