SANTO ESTEVÃO - 95º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO.
PARABÉNS SANTO ESTEVÃO!.
Primavera não é uma simples estação de flores; é muito mais, é um colorido da alma. - É com a alma colorida de primavera, então, que hoje comemoro o teu 95º aniversário, terra querida, que embalou os meus sonhos... Nesse dia festivo e representativo, aqui estou mais uma vez, para render o meu culto a ti, terra Mãe !..
É gratificante contemplar tua beleza!.. Bom ver também, teus jovens politizados que vão as ruas se fazer valer e lutar por seus valores. Cidade dos nossos sonhos, sonho de um povo forte e bravo que avança cheio de confiança, que alimenta a juventude, argila fundamental para moldar o futuro de esperança de nossa gente.
A medida da tua grandeza não é a tua geografia; é a tua história. Hoje tu completas 95 anos de independência que se fez pacificamente. Dia de desfile cívico, de hastear a tua bandeira e te honrar...
Mas a verdadeira homenagem deveria estar no compromisso social e político para também te emancipar da Republica do Paraguassu, chancelado pelo Palácio de Ondina, que nos impõe um remédio amargo medicado pela politicagem de moralidade estragada.
Nesse dia festivo, o ideal presente para ti, sugiro, então, que se faça uma rigorosa assepsia ética política, onde os princípios sejam justos e verdadeiros. É esse o reclame da tua gente !..
Mas não há como fugir de ti, fascinante Santo Estevão. Eu, como tantos outros, lamentamos por estar longe, pois cada particularidade aqui é memorável dentro de nossos corações. Ah, se eu fosse um tanto poeta, para descrever o meu rincão querido, lindo e majestoso !!!.
Me alegra te ver bonita !. Tu nunca envelhece e se renova sempre de cores e sabores... Só compreende quem por aqui vive e conhece os teus folguedos, as tuas majestosas festas juninas, a beleza das tuas mulheres e a generosidade do teu povo.
Por todo exposto, apesar dos infortúnios políticos, não desistiremos de lutar pela tua liberdade.
Nós te amamos Santo Estevão !!!
Manoel Lobo.