Em Santo Tirso, bocadinhos do nosso Portugal!

Santo Tirso já encerrou, intramuros, todas as cantadas maravilhas e belezas do nosso Portugal.

As fontes do Mosteiro ou do Terreiro (chamada “dos cãezinhos”) e da Maria Velha – e das paixões novas, tão fatais – o que são de menos que a Fonte dos Amores na Quinta das Lágrimas da Lusa Atenas? Subamos à Assunção e veremos se não há lá fadas e sombras… como no Choupal!

Quem não se extasia perante o brasão que encima a porta branca como quem admira a janela célebre de Tomar? Obra de dois Joões, um de Castilho e um Turriano!

Ao fim da tarde, que devaneador encontra melhor poiso do que os bancos do parque? Sentemo-nos a recrear os olhos, que não fica mais enlevado quem se senta no alto do Jardim lisboeta do Príncipe Real!

Quem podia, mediante pequena gratificação do viajante ao emissário do hotel, usufruir de jantares na mata do Buçaco, por que não o faria, com igual deleite, nas matas do Monte Córdova?

Não temos os jardins do Palácio de Cristal que deleitavam os portuenses de há cem anos, isso não. Mas temos a Praça Conde de S. Bento (Parque D. Maria II, atualmente) com os seus jardins; os copados arvoredos do Candal e a casaria alvejante de Gaia que se avistam do vergel da Torre da Marca que têm de mais que o virente Pinheirinho e as matas do Mosteiro para os lados de Frádegas?

Quando a Vila era pejada de capelas – Passos, Santo António, Horto, Prisão, Verónica, Cruz, Cana Verde – não seria a nossa princesa do Ave, afora a altitude, um Bom Jesus do Monte?

O Orgal congraçava, devido à excelência e quantidade das suas águas derivadas da mina ou mãe delas, Valongo e Avintes. Valongo padejava o pão de trigo; Avintes o pão de milho; o Porto comia tudo o que se produzia nas suas duas grandes padarias. No Orgal, a Pita, as Biscouteiras, as Morte, o Mouquinho, faziam o pão de milho e de trigo – e os biscoitos – que não desluziam o manjar saído outrora dos treze fornos dos frades.

Quem quiser adivinhar aquela janela famosa onde um vulto feminino, detrás da cortina branca, era senhora de uns olhos verdes que espalhavam o olhar pelo Vale de Santarém, percorra as veredas de Vilalva a Argemil, encontrará uma Joaninha chamada Teresinha, um Carlos que é António Lobo e, com um pouco de sorte e algum esforço, rouxinóis e parentes de Almeida Garrett.

Derrubado o casario do antigo Hotel, o Cidenai seria um caso sério pois suplantaria a eborense Praça do Giraldo.

E o turista que não visitasse a loggia renascentista de Beja, com poucos quilómetros de deslocação da nossa cidade, contemplaria a loggia atribuída a D. Miguel da Silva, abade do Mosteiro de Santo Tirso.

O escadório dos jardim Ribeiro Miranda para o Parque, ultimamente embelezado e refrescado com uma elegante queda de água artificial, é tão envolvente como o da igreja do convento de S. Francisco e Conceição, nos Açores.

O retiro edénico das quedas da floresta Laurissilva em São Vicente, Madeira, vive-se, sem travessia de mar, no parque de lazeres de Valinhas.

António Jorge Ribeiro

ANTONIO JORGE
Enviado por ANTONIO JORGE em 21/08/2016
Código do texto: T5735382
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.