Bigode,o Nosso Mestre Caiçara
Conhecer Antonio Theodoro de Sousa é para poucos, mas difícil é saber quem nunca tenha ouvido falar em Mestre Bigode ; artista e atleta de nossa terra e que já conquistou muitas outras com suas obras surpreendentes .
Em seu atelier de chão de terra batida, no fundo de sua casa, Mestre Bigode cria suas próprias ferramentas, como goivas, martelos e facões.A madeira utilizada nas obras é retirada da Mata Atlântica por ele mesmo, tendo sempre o cuidado de não agredir a natureza.
Desde menino, fugia da escola para confeccionar seus brinquedos preferidos que já faziam o maior sucesso com a molecada.Na adolescência Mestre Bigode trabalhou como lenheiro em uma padaria indo depois para a Estação Experimental do Horto, onde na época confeccionou sua primeira obra; uma barca com dois índios que presenteou o diretor.
Católico, sempre procurou demonstrar sua fé através de suas obras.Santo Antônio, São Sebastião, Santa Ceia, além de canoas e araras, que decoram o cenário de seu humilde atelier .Sua grande obra, mas com apenas 40 cm, denominada “O Arrependimento de São Pedro”, conquistou o primeiro lugar no Paço das Artes, em 1978, o consagrando como o segundo santeiro do país, depois de Aleijadinho.Hoje são mais de 5000 peças, sendo que 2000 estão espalhadas pelo exterior.
Nas horas vagas, podemos encontrar Mestre Bigode se dedicando a sua outra paixão; a corrida de pedestre.
Correndo desde os 37 anos, atualmente acumula troféus e medalhas conquistadas em várias partes do mundo.
Já participou de mais de 20 provas da tradicional Corrida de São Silvestre, levando o nome de Ubatuba .
Mestre Bigode é uma figura tradicional de nossa cidade, sempre alegre e simpático , com uma história divertida para nos contar .Mas fica tímido quando lhe perguntado sobre o seu maior sonho e com a voz meio acanhada revela que se sentiria realizado se publicassem um livro sobre sua vida .
Suas obras ficam em exposição permanente em seu atelier, localizado na rua Perequê-Mirim, 146, no bairro do Perequê-Açú .Nas mãos de Mestre Bigode qualquer pedaço de madeira se transforma em Obra de Arte.
Mestre Bigode é um exemplo para todos nós, pois apesar de não saber escrever, conseguiu traçar com carinho e dedicação obras belíssimas que marcarão para sempre a História da cultura de Ubatuba .