SER PAI

SER PAI, é sobretudo, ser amável para ser amado, respeitar para ser respeitado. É ter caráter, para impor o respeito à Moral e aos bons costumes, para moldar o caráter do filho ou da filha, com palavras e bons exemplos. É saber guiar, orientar para o bom caminho, para que não enverede por veredas tortas, mostrar a diferença entre o certo e o errado, entre o bem e o mal, o legal e o ilegal.

Ensinar a amar a Deus e ao próximo, respeitar e a ser cortês com os professores, com os colegas e com todos, e a preservar o meio ambiente, ajudar nas tarefas escolares, ELOGIAR SEMPRE e ESTIMULAR NOS ESTUDOS.

Ser pai, também é aquele que cuida, que zela, que educa, que ri das brincadeiras e peripécias dos filhos, que também se zanga, que se entristece, que se emociona e que chora. Que, também castiga pelos erros e travessuras, mesmo assim continua sendo cada vez mais devotado e que o ama de uma forma incondicional, em todas as horas e circunstâncias da vida.

É ser paciente, condescendente, sem ser brando demais, severo, sem ser rude quando for necessário. Defender e ficar do lado do filho ou da filha quando estiver certo e se e estiver errado ou errada defender com perspicácia e prudência, com conselhos a não repetir o erro.

Ser confidente do filho ou da filha, de uma forma amigável e paternal, para explicar todas as dúvidas, ensinando a se comportar na sociedade.

É saber ditar as regras da casa, com palavras firmes e claras, sem ser arrogante, conversar e dialogar, falar e saber ouvir, concordar e discordar, ou encontrar um meio termo, ensinar e também aprender.

Ser alegre e amoroso, jovial e brincalhão e às vezes voltar a ser criança, tornar o ambiente alegre, prazeroso, ameno e acolhedor, para que os seus tenham uma vida harmoniosa.

Ser pai, é também, ser amigo, companheiro e receptivo em todos os assuntos da família.

Que toda família viva num lar aconchegante, alegre e feliz, de harmonia, de luz e de paz.

SER PAI, TAMBÉM, É UMA DÁDIVA DE DEUS.

FELIZ DIA A TODOS OS PAIS DO BRASIL E DO MUNDO E PAZ PARA TODOS.

.

Republicação

Miguel Toledo

Enviado por

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 13/08/2016
Reeditado em 13/08/2016
Código do texto: T5727231
Classificação de conteúdo: seguro