21 Anos Sem Juan Manuel Fangio

Juan Manuel Fangio, foi um piloto argentino. Dominou a primeira década da Fórmula 1, ganhando o campeonato mundial cinco vezes. Dedicou se aos estudos de mecânica. Em 1938, estreou na categoria argentina Turismo Carretera, competindo com um Ford V8. Em 1940, competiu com Chevrolet, ganhondo o Grand Prix International Championship e dedicou seu tempo para a Turismo Carretera, sagrando-se campeão, um título que defendeu com sucesso. Competiu na Europa entre 1947 a 1949, obtendo mais sucesso. Fangio venceu o campeonato de pilotos, cinco vezes — um recorde que permaneceu durante 47 anos até ser superado por Michael Schumacher. Fangio foi campeãopor quatro equipes diferentes, uma façanha, não repetida. É considerado por muitos como um dos maiores pilotos da Fórmula 1 detendo a maior porcentagem de vitórias na Fórmula 1- 46.15% - 24 de 52 corridas de Fórmula 1. É o único piloto argentino que venceu a Grande Prêmio da Argentina, venceu quatro vezes. Após a aposentadoria, Fangio presidiu como presidente honorário da Mercedes-Benz Argentina a partir de 1987, um ano após a inauguração do seu museu, até sua morte em 1995. Em 2011, no centenário de seu nascimento, Fangio foi lembrado ao redor do mundo e várias atividades foram realizadas por ocasião de seu aniversário. Juan Manuel Fangio correu 51 grandes prêmios, obtendo 24 vitórias, 29 pole positions, 23 recordes de volta, cinco títulos mundiais (1951, 1954, 1955, 1956 e 1957) dos quais 4 foram consecutivos, e dois vice-campeonatos (1950 e 1953) em oito temporadas que disputou. Guiou quatro escuderias: Alfa Romeo (1950-1951), Maserati (1953-1954), Mercedes (1954-1955), Ferrari (1956) e Maserati (1957[4] -1958).É o único piloto da história da Formula 1 que foi campeão em 4 equipas diferentes: Alfa Romeo, Maserati, Ferrari e Mercedes-Benz. Tinha o apelido "El Chueco", que significa o manco, que recebeu em partidas amadoras de futebol, por ter as pernas arqueadas. Disputou sua primeira corrida aos dezessete anos, guiando um Ford-T, e terminou-a em último. Subiu ao pódio pela primeira vez nas Mil Milhas na Argentina em 1939. Seu acidente mais grave aconteceu no GP da Itália, em Monza, no ano de 1952. Ao seguir para a Itália, onde disputaria a prova, fez escala em Paris, mas não pôde continuar a viagem de avião por causa do mau tempo. Fangio não hesitou: pegou um carro e dirigiu aproximadamente 700 km até Monza. No dia seguinte, bateu o seu Maserati durante uma sessão de treinos e voou para fora do carro. Feriu-se gravemente no pescoço. Ficou 40 dias internado e cinco meses com pescoço e tronco imobilizados. Muitos chegaram a pensar que a sua carreira estaria encerradai. Voltou a competir no ano seguinte. Foi o primeiro piloto a mostrar que a "Era romântica da Fórmula Um" estava para fechar o ciclo. Isto aconteceu quando decidiu encerrar a carreira em 1958. Os dois pilotos que o sucederam que ele mais admirou foram o britânico Jim Clark e brasileiro Ayrton Senna. Em julho de 1995, Juan Manuel Fangio morreu vítima de insuficiência crônica renal aos 84 anos. A sua marca de 5 títulos só foi superada pelo alemão Michael Schumacher com a 6ª conquista em 2003.Fangio, construiu um dos currículos mais invejáveis da categoria: É o campeão com o maior percentual de vitórias: 47,06%. Possui o maior percentual de títulos: 62,5%. Possui o maior percentual de poles: 55,7 %. Possui o maior percentual de largadas na primeira fila: 94,1%. Possui o maior percentual de pódios: 68,6%.

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 17/07/2016
Código do texto: T5700635
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.