22 ANOS DO TETRA

Há exatos 22 anos, no dia 17 de julho de 1994, também em um domingo, o Brasil conquistava o Tetracampeonato Mundial de Futebol ao vencer a Itália na partida final da Copa do Mundo dos Estados Unidos, quebrando um jejum de 24 anos sem vencer a Copa do Mundo.

Esta final, disputada foi no estádio Rose Bowl, em Pasadena, entrou para a história por de juntar frente a frente duas das três únicas seleções que até então haviam conquistado três edições de Copa do Mundo, portanto, uma delas acabaria se sagrando tetracampeã, ultrapassando a rival; segundo, porque foi a primeira vez que a final de todas as Copas do Mundo foi decidida nos pênaltis

O jogo terminou em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. A vitória do Brasil veio após três erros italianos: uma defesa do goleiro Taffarel, em chute de Massaro, e mais dois chutes para fora dos craques Franco Baresi e Roberto Baggio.

O Brasil recuperava a coroa 24 anos depois da conquista do tricampeonato no México-1970, e conquistava assim o inédito quarto título da Copa do Mundo. Ainda no campo de jogo, aproveitando os festejos pela conquista histórica, os jogadores decidiram homenagear o tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna, que havia morrido dois meses antes em um terrível acidente ocorrido no GP de San Marino, em Ímola. A homenagem veio estampada no cartaz que dizia: "Senna, Aceleramos Juntos. O Tetra é Nosso".

Vinicius Moratta
Enviado por Vinicius Moratta em 17/07/2016
Código do texto: T5700616
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.