Bandeira do Brasil

Prof. Dr. Arnaldo de Souza Ribeiro

Venerável Mestre da Augusta, Respeitável e Benemérita Loja Maçônica Itaúna Livre, Irmão Jardel Meireles Leão.

Meus queridos Irmãos,

Com alegria e gratidão, recebi e acolhi o honroso pedido do Venerável Mestre Irmão Jardel Meireles Leão, para proferir breves palavras nesta importante solenidade cívica de substituição da Bandeira do Brasil. E as inicio com uma quadra da poesia – Bandeira do Brasil, escrita por Heli Menegali:

Agora passa a bandeira

Tiremos nosso chapéu

Vai a pátria brasileira

Nas dobras daquele véu.

Meus queridos Irmãos,

Essa Bandeira que solenemente vimos alcançar o ápice do mastro, aliada ao povo brasileiro, constituem-se em legítimos representantes desse grande país, denominado Brasil.

Sabemos que, por essa Bandeira e por esse País, muitos viveram e também muitos morreram. Ademais, o Brasil se materializa e se faz respeitar pelo culto e pela defesa de seus símbolos, quais sejam: Bandeira Nacional, Armas Nacionais, Selo Nacional e Hino Nacional – aliados à determinação, ao trabalho e ao caráter de seu povo.

Enquanto esperava o início desta solenidade, conversava com o Irmão Ernani José dos Santos e relembrávamos o que presenciamos durante a visita da Comitiva Fraterna ao México, em janeiro de 2008. Em todas as cidades visitadas, sem exceção, percebíamos a presença das Bandeiras mexicanas. Estavam sempre presentes em todos os lugares, repartições públicas, particulares, escolas, locais de trabalho e nas Lojas Maçônicas. Em todas as solenidades eram destacados o culto, o respeito e a homenagem à Bandeira. Notávamos também a diversificação de seus tamanhos, porém todas posicionadas de forma ostensiva, para que todos pudessem vê-las e contemplá-las e, sobretudo, para motivar o respeito e o culto ao país e ao povo que ela representa.

Percebemos também, de igual modo, que o culto e o respeito dispensados à Bandeira mexicana, eram também dispensados às Bandeiras dos países amigos. Prova insofismável dessa assertiva, em todas as solenidades que participamos em Cozumel, Cidade do México e Tijuana, a Bandeira do Brasil, com igual respeito, foi hasteada ao lado da Bandeira do México.

Outro fato que comprovou o respeito e a admiração do povo mexicano para com o povo brasileiro e seus símbolos aconteceu no Aeroporto de Tjuana – no dia de nosso retorno. Um dos integrantes da Comitiva Fraterna esqueceu seu Passaporte e sua carteira sobre o balcão de uma loja. A vendedora que os encontraram o procurou para entregar-lhe e, quando este quis gratificá-la economicamente, ela recusou e apontou para um broche da Bandeira do Brasil, que se encontrava na lapela de seu paletó. Recebido o presente, agradeceu e retornou aos seus afazeres. Minutos depois veio sua colega e manifestou igual desejo, ocasião em que lhe dei o que se encontrava na lapela de meu paletó. Ao recebê-lo, agradeceu de forma gentil e notadamente feliz.

Por oportuno, havíamos levado vários broches da Bandeira do Brasil, para presentear aos Irmãos, que os receberam com igual simpatia e gratidão. Por essa razão, quando da volta, só restavam os nossos em nossas lapelas.

Desse modo, confirma-se, de forma insofismável, que a Bandeira Nacional identifica, materializa e representa o seu povo. Sabemos que boa parte do povo brasileiro não tem, ainda, o hábito de cultuar e ostentar a Bandeira Nacional. Portanto, assevero aos Irmãos que há muito o faço. Mantenho sempre uma Bandeira do Brasil em minha casa e outra, sobre a minha mesa de trabalho. E, neste momento, conclamo aos Irmãos que façam o mesmo, que externemos o nosso amor e o nosso respeito ao Brasil e aos brasileiros, a partir do respeito e do culto à Bandeira do Brasil.

Sirvo-me ainda do recurso que a metáfrase permite e conclamo aos Irmãos: neste momento em que se troca uma Bandeira que esteve exposta ao sol, ao vento e ao sereno, por uma Bandeira nova, que ainda não enfrentou as intempéries do tempo, também nós, vistamos os nossos corações e as nossas mentes com uma roupagem nova, marcada pelo respeito, pelo civismo e, sobretudo, com o entusiasmo de trabalharmos por um País melhor.

E ainda, que diuturnamente exercitemos os ensinamentos positivistas de Augusto Conte - Ordem e Progresso - que se traduzem em: “L’ amour pour principe, l’ ordre pour base, Le progrès pour but”, que indiscutivelmente se harmonizam com os princípios iluministas de nossa Ordem “Liberdade, igualdade e Fraternidade”.

Desse modo, se acolhidos e praticados, alcançaremos o necessário e almejado Estado Democrático de Direito, preconizado na Constituição Federal e, consequentemente, construiremos uma sociedade mais justa, equânime e fraterna, consubstanciada no amor, na ordem, no progresso, na liberdade, na igualdade e na fraternidade, lídimos princípios orientadores do progresso, do respeito e da confraternização.

Portanto, saldemos e respeitemos a Bandeira Nacional.

Reitero meus agradecimentos ao Venerável Mestre, Irmão Jardel Meireles Leão, pela oportunidade e aos ilustres Irmãos por ouvir-me.

Um fraternal abraço e que o Grande Arquiteto do Universo ilumine e proteja o Brasil, os Irmãos e a todos os brasileiros.

Muito obrigado.

Itaúna, 03 de maio de 2016.

Arnaldo de Souza Ribeiro é Doutor pela UNIMES - Santos - SP. Mestre em Direito Privado pela UNIFRAN - Franca - SP. Especialista em Metodologia e a Didática do Ensino pelas Faculdades Claretianas - São José de Batatais - SP. Coordenador e professor do Curso de Direito da Universidade de Itaúna - UIT - Itaúna - MG. Professor convidado da Escola Fluminense de Psicanálise – ESFLUP - Nova Iguaçu - RJ. Diretor Financeiro e membro da Comissão de Direito Imobiliário da 34ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB - Itaúna - MG. Sócio efetivo da Associação Brasileira de Filosofia e Psicanálise – ABRAFP - Belo Horizonte - MG; Sócio Fundador e Secretário do Instituto Mineiro de Humanidades - IMH, Itaúna - MG; Sócio Benemérito da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa - Cordisburgo - MG; membro do Instituto Mineiro de Direito Processual - IMDP – Belo Horizonte, MG; membro do Grupo de Escritores Itaunenses - Itaúna, MG e membro do Instituto do Direito de Língua Portuguesa – IDILP - Lisboa. Advogado e Conferencista. E-mail: arnaldodesouzaribeiro@hotmail.com