Marilene Ramos – Presidente do IBAMA

Marilene de Oliveira Ramos Múrias dos Santos é Engenheira Civil, com Doutorado em Engenharia ambiental e ampla experiência na elaboração de projetos, consultorias especializadas, pesquisa científica, docência do ensino superior e gestão pública.

Uma típica carioca, bonita, sorridente, falante, irrequieta e alto-astral. Iniciou sua carreira na iniciativa privada no começo dos anos 80 e, desde então, não parou mais de conquistar amizades, admiradores e muitos resultados. Atuou em dezenas de projetos importantes, tornando-se especialista em gestão de recursos hídricos, planejamento ambiental e de infra-estrutura urbana e reformulação do setor de saneamento.

Em 2001, passou a disseminar seus conhecimentos como professora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE/FGV), orientando pesquisas em cursos de graduação e pós-graduação.

Ao longo de sua carreira estabeleceu laços e manteve boa relação com diversas personalidades e políticos da sociedade fluminense, de onde lhe surgiram convites para ocupar cargos relevantes na administração pública estadual.

Marilene Ramos foi Presidente da Superintendência Estadual de Rios e Lagos (SERLA/RJ), Secretária de Estado do Ambiente (SEA/RJ) e Presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA/RJ).

Ela recebeu o Prêmio Brasil de Meio Ambiente, na categoria Destaque Estadual, conferido pelo Jornal do Brasil em 2008, e possui em seu currículo diversas homenagens e condecorações concedidas por sua atuação na área ambiental.

Em decorrência dessa trajetória, Marilene Ramos alçou vôo até o Planalto Central. Em 14 de maio de 2015 tomou posse como Presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), por indicação da Ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira.

Marilene Ramos é a 5ª Mulher na Presidência do IBAMA. Tânia Maria Tonelli Munhoz, Maria Tereza Jorge Pádua, Nilde Lago Pinheiro e Marília Marreco Cerqueira foram as anteriores. Sua nomeação quebrou o longo ciclo masculino na gestão do Instituto. Há 17 anos dominado pelos homens.

Em verdade, esse período tem sido marcado pela predominância feminina como um todo na gestão federal, desde a Presidência da República, passando por Ministérios, Autarquias e Fundações Públicas – certamente uma quebra de paradigmas!!!

Marilene Ramos chegou ao IBAMA cheia de expectativas, num momento sem precedentes nas finanças públicas. Os cortes no orçamento exigiram dela firmeza e sensibilidade para executar reajustes nas ações e programas institucionais. Além do mais, teve que enfrentar o maior desastre ambiental de nossa história: o rompimento da barragem da mineradora Samarco no município de Mariana, que contaminou longo trecho da bacia hidrográfica do Rio Doce no Estado de Minas Gerais até chegar ao mar do Espírito Santo.

Em âmbito pessoal, ela passou pela perda de seu esposo, José Paulo Múrias dos Santos, com quem mantinha uma intensa parceria sentimental/familiar e profissional. Mesmo estando há pouco tempo no IBAMA, sua perda foi sentida por todos com profunda consternação e pesar.

Particularmente, eu não acredito em acasos ou coincidências. A Santa Palavra nos ensina que “Deus é fiel e não nos dá fardo maior que possamos suportar”.

Assim tem sido no atual momento. Muitas realizações importantes tem se concretizado, tanto em âmbito interno, como na resolução de problemas e conflitos socioambientais em diversos estados.

Medidas relevantes para rearranjo da estrutura organizacional do IBAMA, em atendimento às diretrizes da Lei Complementar nº 140/2011 e demais questões conjunturais da administração federal. Busca pelo aprimoramento de trâmites burocráticos e processuais. Foco na gestão estratégica de longo prazo. Compartilhamento de atribuições e responsabilidades com demais membros do SISNAMA. Valorização da qualidade no ambiente de trabalho. Fortalecimento do diálogo com instituições classistas e da sociedade civil organizada.

Nesse período de um ano à frente do Instituto Marilene Ramos tem superado obstáculos enormes e conquistado bons resultados. Com sua personalidade que mescla carisma e feminilidade das cariocas com a frieza e austeridade dos gestores públicos ela tem plantado boas sementes que, ao serem bem regadas, certamente produzirão, em médio e longo prazos, frutos generosos para o IBAMA e demais responsáveis pela construção das políticas de proteção ambiental do Brasil!!!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Abril de 2016.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 27/04/2016
Reeditado em 10/05/2016
Código do texto: T5618233
Classificação de conteúdo: seguro