LAURO ROCHA - TRIBUTO

Uma década de Saudade.

Rogo a Deus que eu consiga a redenção necessária para organizar o pensamento, pegar o caminho mais prático, sem atalhos, e discorrer sobre a grandeza do meu tio-irmão, Lauro Rocha. - Dizem que o escrito sai do intelecto ou do coração; neste caso, a luz da inteligência foi acesa no meu coração para encontrar a palavra certa que traduza meus sentimentos bons, de carinho, de respeito e de saudade desse ser humano extraordinário.

A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las. Por todo exposto, então, rompo o silêncio para propor justa homenagem ao tio-irmão que conhecia o valor da bondade, que semeava afeto e alegria por onde passava e nos faz muita falta...

Um irmão por quem eu tinha uma excelente relação de companheirismo e sincera amizade. Os seus valores pessoais serão sempre lembrados pela grandeza dos seus feitos; suas atitudes marcaram o seu valor de bom parente. Lauro dedicou a sua vida importando-se com Dona Alaide, a mãe que ele conheceu, com seus filhos, com seus irmãos, com seus sobrinhos e com todos os "Rochas" indistintamente...

Lauro Rocha sempre viveu longe da tristeza e da melancolia. Não carregava lixo para alimentar a sua alma, era otimista e tinha muita alegria de viver... Entretanto, as inconstâncias da vida roubaram a sua alegria; "coisas" foram surgindo no seu caminho, impedindo-o de proteger a felicidade conquistada e viver em plenitude perante si mesmo e perante os que partilhavam a sua vida. Não conseguiu superar os pensamentos negativos que invadiram sua mente, molestaram o seu coração e o fez voltar pra Casa do Pai com apenas 72 anos.

Dez anos sem a sua presença e sem o seu sorriso. Ah, como faz falta!. Assiste razão ao poeta que disse que a saudade é a memória do coração. Uma saudade que aumenta com o tempo, com a lembrança, com o momento e com ausência. Uma saudade que faz dos "Rochas" o seu objeto. - Passado o luto, nos debruçamos no passado em busca de memórias perdidas; um sentimento de saudade, e ao mesmo tempo de alegria por termos arremessado fora o desconforto da tristeza pela sua ausência.

Saudade é a eterna homenagem que presto a Lauro, que sem se despedir, furou a fia e foi embora antes do combinado. Uma floração póstuma pra você, Campeão !

Com o carinho dos seus irmãos, filhos de Alaide.

Manoel Lobo

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 24/04/2016
Reeditado em 20/09/2021
Código do texto: T5615205
Classificação de conteúdo: seguro