O BOM PASTOR ALIMENTA E PROTEGE SUAS OVELHAS

Homenagem póstuma a Dom Vicente Zico

Por Fernando Silva

A capela estava arrumada como um palácio real para a grande festa.

A comunidade ansiosa se acotovelava desde a entrada até a porta da sacristia.

Os meninos cantores com seus violões e as senhoras do Sagrado e Legionárias entoavam os cânticos ensaiando o povo para celebrar...

As flores coloridas, as fitas e faixas o altar ornado com toalhas finas de linho branco e renda...

Reclamando nos corações a alegria e a ansiedade que preludiavam o pastor... Desde às 17:00h já se olhava de quando em vez um carro preto oficial com a bandeira diocesana.

Finalmente, e pontualmente às 19:45h ele adentra revestido de alegria jovial e mansidão incomparável afaga as crianças e acena sorridente a todos. Como um pai que chega cansado ao fim do dia e encontra acalanto para a família que o espera em festa.

Percorre a nave cumprimentando indistintamente todos os filhos. Os meninos e meninas, padrinhos e madrinhas, catequistas e crismandos. Nos gestos nenhuma pressa, nas palavras a suavidade e no olhar a docilidade de estar em casa com seus filhos e filhas.

Naquela noite ele falou de compromisso; assumir o compromisso indelével de ser cristão, a defesa inconfundível dos oprimidos e sua libertação. Falou do amor e da alegria de servir Jesus e viver o evangelho com ardor.

A cada minuto, a cada palavra e a cada gesto dele uma atenção especial; até o momento em que de sua boca ouvi: “recebe o Espírito Santo”! Suas mãos ungiram minha fronte com óleo sagrado e aquela doce voz e um tapinha suave na face me dizendo: "que a paz esteja contigo!", eu respondi, "e contigo também"...

Contigo aprendi que a fé se abraça e se concretiza na alegria do serviço ao povo de Deus e que o amor é o dom verdadeiro que deve guiar a fé e a esperança.

Ao final a benção e o abraço de pai nos despediu em meio a tantas alegrias, prometendo voltar em breve para nova celebração. Foi assim que o conheci e será assim que guardarei tua memória.

Que descanse na morada celestial até o dia de sua ressurreição e retorno para todos nós... vá e repouse na casa d'Aquele que te chamou e que um dia me destes a conhecer...descanse na PAZ de Nosso Senhor Jesus Cristo de Nazaré.

Fica conosco a tua voz sempre doce acompanhada do teu sorriso e teu olhar sereno.

Que a PAZ esteja contigo meu amado pai na fé e irmão em Cristo Nosso Senhor, Dom Vicente Zico.

Carpina
Enviado por Carpina em 22/04/2016
Código do texto: T5613324
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.