Nota preta

Nota preta é uma das poucas expressões em que se emprega o adjetivo cromático de forma positiva. Em geral, o uso das palavra preto, preta, negro, negra, tem quase sempre o viés degradante, preconceituoso.

Mesmo com a conquista da cidadania das últimas décadas, que tem promovido substantivo avanço em relações sociais mais justas, os vícios de um passado torpe e vil nas relações étnicas continua a subsistir.

Tomemos, por exemplo, as conotações do verbo enegrecer, e de vocábulos

como trevas, obscuridade, e até em Chico Buarque - entre os maiores de nossos compositores -...que em sua Feijoada e quiçá para achar rima pra Marieta, sua antiga Julieta, disse que ..."a coisa aqui tá preta".

Agora, tardiamente contudo, surge uma nova auspiciosa no tocante ao reconhecimento do papel do negro em nossa chamada "civilização" continental: os Estados Unidos resolveram homenagear uma africana que foi escrava, imprimindo sua efígie na nota de 20 dólares.

Trata-se de Harriet Tubman, cujo trabalho humanitário é exaltado e agora reconhecido e, por ironia do destino irá substituir a face justamente de um escravocrata, Andrew Jackson, que também ocupou a presidência do país.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 21/04/2016
Código do texto: T5611541
Classificação de conteúdo: seguro