Izabella Teixeira – Ministra do Meio Ambiente

A trajetória profissional de Izabella Mônica Vieira Teixeira é bem peculiar.

Nascida na capital federal, graduou-se em Biologia na UnB, e recém-formada foi parar no centro da Política Ambiental do país, no auge da retomada do processo democrático e da abertura para participação popular nas decisões governamentais.

Em 1984, com apenas 22 anos de idade, começou sua carreira na antiga Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA), que à época era liderada pelo renomado ambientalista Dr. Paulo Nogueira Neto.

Teve o privilégio de ver o surgimento do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), considerado o maior parlamento ambiental da América Latina.

Viu de perto os trabalhos da Constituinte, em especial a construção do Capítulo 225 da Constituição Federal que trata da proteção ambiental, sob a liderança do Deputado Fábio Feldmann.

Em várias oportunidades esteve lado a lado de grandes nomes e pioneiros do movimento ecológico brasileiro, como: José Lutzenberger, Maria Tereza Jorge Pádua, Ibsen Gusmão, Alceu Magnanini, Fernando Gabeira, Roberto Messias Franco, Werner Zulauf, José Carlos Carvalho etc.

Com o surgimento do IBAMA, em 1989, passou a atuar nas ações de fiscalização, rompendo paradigmas, pois até então eram poucas as mulheres que militavam nessa seara. Roseana Trein, Sueli Monteiro São Martinho e Marrília Marreco integravam esse grupo de valorosas fiscais da natureza.

Sua postura firme e determinada rendeu-lhe a incumbência de coordenar projetos importantes, fazendo surgir uma nova etapa em sua vida profissional.

Aos poucos foi deixando as viagens cansativas e pouco confortáveis para o interior do país e cada vez mais marcava presença em trabalhos de gerenciamento nos gabinetes.

Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde num período de aproximadamente 14 anos alçou novo patamar no cenário político e gerencial.

Sua permanência na cidade maravilhosa abriu-lhe um leque de oportunidades. Fez Mestrado em Planejamento Energético e Doutorado em Planejamento Ambiental pela UFRJ, integrou-se a alta cúpula das lideranças políticas locais, galgando diversos postos de comando no Governo Estadual.

Em 2008, com a ascensão do ambientalista Carlos Minc ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira retornou à Brasília para lhe auxiliar como Secretária-Executiva.

Nesse período estava em andamento a primeira fase do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, com grandes obras de infra-estrutura por todo país, sob o comando da Ministra-Chefe da Casa Civil Dilma Rousseff.

Em abril de 2010, com a saída de Carlos Minc para concorrer à Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, Izabella Teixeira chegou ao topo da Política Ambiental do país.

Sua nomeação gerou muito expectativa, pois em seu currículo existiam muitas características/qualidades marcantes. Em volta dela havia uma aura mágica. Muitos viam em sua pessoa a essência daquilo que havia de melhor no ambientalismo brasileiro.

Todos sabiam que ela tinha bebido na fonte primordial da gestão ambiental na antiga SEMA, e certamente deveria carregar dentro de si o primeiro amor da luta pela proteção da exuberante natureza de nosso país!!!

Na Galeria de Ministros do Meio Ambiente, até então, existiam 17 nomes; Izabella Teixeira seria a primeira servidora de carreira da área ambiental a ocupar tal função. Uma profissional da casa faria tudo para valorizar suas raízes, esse era o pensamento unânime compartilhado por seus companheiros do IBAMA e MMA.

Alguém que viu o nascimento das primeiras conquistas institucionais na agenda ecológica faria algo realmente extraordinário para manter esse legado.

Outro ponto a favor: com Izabella a Biologia voltaria, depois de mais de duas décadas, à Esplanada dos Ministérios. Antes, só o Dr. Paulo Nogueira Neto tinha essa formação acadêmica; os demais eram Geógrafos, Engenheiros, Economistas, Advogados etc.

Da mesma forma, considerando o tempo de permanência à frente da pasta, ela só foi superada por seu grande tutor, que ficou por doze anos nessa nobre missão (1974 a 1986).

Sua participação constante em inúmeros eventos internacionais, principalmente na Europa e Estados Unidos, ajudaram a projetar seu nome e do Brasil na construção de políticas públicas para conservação dos recursos naturais renováveis.

Izabella Teixeira acaba de completar 6 anos como Ministra do Meio Ambiente, e a seu modo tem deixado uma marca e sentimentos que dificilmente serão superados!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Abril de 2016.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 19/04/2016
Reeditado em 27/04/2016
Código do texto: T5610029
Classificação de conteúdo: seguro