JOSÉ AGNALDO DE ALMEIDA, TRIBUTO

JOSÉ AGNALDO - NOSSO QUERIDO KIKO

Muita saudade...

Dizem que o "escrito" sai do intelecto ou do coração. Este, no entanto, saiu do coração, entrelaçado com a razão para confirmar a máxima: A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las. Não é sem causa que por gratidão, José Agnaldo se faz merecedor desta homenagem.

Tributarei a uma pessoa por quem eu tinha uma imensa amizade, uma incomensurável admiração, respeito pela competência do seu trabalho e seus dotes morais.

KIKO foi um incansável na busca da excelência e nunca se deixou abalar diante dos obstáculos e intempéries da vida. Foi um lutador incansável. Decerto a morte não levou um menino mofino; levou um guerreiro. A morte quando veio, trazida por um covarde, não lhe pode tirar senão a vida, pois seus valores perpetuarão certamente.

Lembrar os seus valores pessoais é importante. Entretanto, reconhecer e agradecer pelos seus feitos, trará um ambiente mais favorável à nossa história. São as atitudes e não as circunstâncias que determinam o valor de cada um, relacionado com o valor das coisas às quais se deu importância...

O nosso amigo KIKO dedicou toda a sua vida, importando-se com a sua mãe, sua família, seus amigos e com a melhor educação para o povo de Santo Estevão. Por todo exposto, então, rompo o silêncio para propor justa homenagem ao jovem construtor de caráter, lídimo Professor que conhecia o valor das palavras e semeou ética por onde passou...

As ações humanas do Professor José Agnaldo não podem ficar isoladas e esquecidas sem apreciação crítica sobre o valor dos seus feitos. Homenageá-lo mais uma vez é meu dever. Faço-o com veneração e respeito, certo que ele está no panteão da nossa história pela grandeza das suas qualidades. Sua marca e suas virtudes ficarão gravadas para sempre na lembrança de todos aqueles que admiravam o seu comportamento e a grandeza do seu caráter.

Hoje deveria ser um dia triste, mas é um dia apenas de saudade... Um dia de lembranças, e de algumas lágrimas também... Decerto a dor não diminuiu com o tempo; nós é que aos poucos vamos ficado fortes para suportá-la.

Paramos hoje, para lembrar e amargar a saudade de José Agnaldo. Difícil viver sem o seu convívio, sem o seu entusiasmo, sem o seu otimismo e sem a presença do Professor político que usava o sorriso como arma de conciliação. - Hoje KIKO será visível apenas através do olho vigilante da nossa memória. Ele está morto, mas não esquecido, pois "é a cinza dos mortos que cria a pátria !..”

No dizer de Guimarães Rosa, as pessoas não morrem, ficam encantadas...

Ainda que invisível para os olhos mortais, KIKO continua vivo no coração de muita gente.

Saudade. Muita saudade !!!

Manoel Lobo - 10/04/2016

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 10/04/2016
Reeditado em 20/09/2021
Código do texto: T5601327
Classificação de conteúdo: seguro