Toniquinho Salera – A 2ª Geração dos Salera no Brasil

Antônio Santos Salera é um empresário que em mais de quatro décadas de intenso trabalho construiu uma bem-sucedida carreira, culminando com seu ápice ao tornar-se Presidente de uma das mais importantes e consagradas empresas de Minas Gerais: a Companhia Industrial Itaunense!!!

A história de Antônio Santos Salera, mais conhecido como Toniquinho Salera, é recheada de fatos inusitados e curiosos, que mescla traços de sua origem familiar com a rica trajetória socioeconômica e política de Itaúna, cidade antiga localizada no Centro-Oeste mineiro.

Os seus avós maternos, Lizandro José dos Santos e Lucrécia Vasconcelos dos Santos, eram “mineiros da gema”, como se diz daqueles nascidos e criados no interior do Estado. Tiveram sete filhos: Conceição, Alzira, Orlando, Maria do Carmo, Juca, Dirce e António Sérgio - que ficaram conhecidos pela inteligência, fino-trato nas relações e forte vocação para os negócios.

Os seus avós paternos, Umberto Salera e Anna Burrini, eram imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no começo do Século XX, cheios de esperança e sonhos. Tiveram cinco filhos: Antônio, José, Mário, Hélio e Heli Salera.

Muitas famílias são marcadas pelo gosto por música e artes; outras são voltadas para a educação e ensino; existem também aquelas de tradição agrícola. Curiosamente, a marca forte dessas duas famílias, Santos-Salera, é a vocação para os negócios e prestação de serviços especializados. E foi justamente em Toniquinho - o 1º neto da união das duas linhagens Santos-Salera, que essa aptidão para o empreendedorismo manifestou-se mais fortemente. O melhor das tradições mineiras ao unir-se a ousadia, força e simpatia dos italianos produziu frutos generosos que ajudaram a consolidar Itaúna como uma cidade pujante e próspera.

Itaúna, conhecida com a “Pedra Negra” do Centro-Oeste de Minas Gerais, é um das centenas de municípios brasileiros que tiveram o privilégio de receber a mão-de-obra de imigrantes europeus, com seus conhecimentos, habilidades e tradições, enriquecendo enormemente a cultura de nosso País.

Toniquinho Salera nasceu em Itaúna, em 4 de fevereiro de 1946, filho de Antônio Salera e Alzira Santos Salera. É o primogênito de seis irmãos: Elizabeth, Humberto, Eliana, Giovanni e Elaine.

Durante sua infância, entre as brincadeiras e tarefas escolares, presenciava seu pai Antônio Salera na venda de títulos da Kosme Capitalização, e seu avô Umberto Salera na confecção de sapatos, produção de uvas e massas deliciosas.

Além desses dotes, o italiano Umberto Salera era bastante popular em toda comunidade com seu presépio artesanal, que ele montava todos os finais de ano para comemorar as festas natalinas. Uma verdadeira obra de arte singular e extremamente criativa com dezenas de pequenos bonecos representando Maria, José, o menino Jesus, os três Reis Magos, além de pastores, animais, carros de boi, moinho etc. – com todas as partes ligadas por fios e cordões, que se moviam pela força da água. As crianças passavam horas admirando aquela engenhosidade, que atualmente faz parte do acervo do Museu de Itaúna.

Toniquinho Salera estudou no Colégio Santana, considerado o mais tradicional da cidade. Interrompeu os estudos para trabalhar na Siderúrgica Itaminas, fundada por seu pai Antônio Salera e seu tio Heli Salera, e tempos depois atuou em outra empresa deles - a Saminas Mineração. Essas experiências foram fundamentais para que anos mais tarde ele adquirisse e administrasse suas próprias empresas.

Os negócios da família foram se diversificando com aquisição de fazendas e imóveis, e Toniquinho, como filho mais velho, sempre acompanhava tudo de perto. Aos poucos foi trilhando seu próprio caminho.

Ainda bem jovem, casou-se com Maria Helena Amaral, com quem tem dois filhos: Tonny Salera Primeiro e Caroline Di Salera; e 4 netos (Paola e Tonny Salera; Leandro e Luíza).

Iniciou seus negócios com a compra da CBS – Cia. Brasileira de Siderurgia – Siderurgia Claudiense – e fundou a Cia. Brasileira de Siderurgia. Fez história como um jovem visionário que se destacou cedo por seu jeito arrojado e empreendedor, conquistando espaço no seleto grupo de empresários de Itaúna e região.

Nos final dos anos 70, Toniquinho completou os estudos básicos, e em seguida ingressou no curso de Bacharelado em Direito na Universidade de Itaúna. Formou-se em 1982, passando a usar os saberes e minúcias das ciências jurídicas nos seus negócios.

Nos anos 80, sua vida sentimental tomou novo rumo. Ele, que já estava separado da primeira esposa, apaixonou-se por Esther, uma belíssima representante dos Gonçalves, com quem se uniu numa intensa paixão, subindo ao altar numa glamourosa cerimônia e, posteriormente, firmando sua união civil, em 19 de novembro de 1993.

Nessa época, ele assumiu como sua atividade principal a produção mineral e siderúrgica através da Mineração Pedra Grande Ltda.

Durante sua trajetória, Toniquinho Salera foi ampliando seus conhecimentos e suas relações, tornando-se conhecedor dos trâmites burocráticos em diversas áreas do governo, no judiciário e legislativo, além de bancos e agências financeiras.

De personalidade forte, com um espírito aguçado para antever cenários e prever situações, ele foi galgando degraus e superando as diversas crises pelas quais o Brasil passou nos anos 80 e 90.

Estabeleceu parcerias nos grandes centros comerciais do país, buscando expertise em empresas renomadas, cercando-se das melhores referências profissionais.

Fez inúmeras viagens ao Exterior, de onde trouxe inspiração para seu trabalho. Assim, especializou-se na assessoria de grandes empresas no ramo de comércio exterior.

Toniquinho Salera nunca se acomodou, sempre correndo atrás de novos desafios e conquistas. Ele já era dono de um avultado patrimônio, conhecido em sua cidade e circunvizinhança, já estava com os filhos criados. Para muita gente, tinha motivos de sobra para ficar sossegado. No entanto, quem o conhece bem sabe que ele não pára. Foi nesse espírito que Toniquinho Salera empreendeu sua maior realização.

Ele usou toda sua bagagem para resgatar a Companhia Industrial Itaunense, cujas atividades estavam paralisadas desde 1999. Foram vários anos de negociação junto aos credores, antigos sócios, em inúmeras reuniões cansativas, buscando sanar as pendências e também em busca de novos rumos para reerguer a estrutura dessa grande empresa. Um feito hercúleo, só possível pelo acúmulo de décadas de experiência profissional, com apoio de conterrâneos, amigos e familiares, assim foi essa empreitada financeiro-empresarial. Para orgulho de todos, foi um genuíno filho de Itaúna que conduziu essa missão, não deixando que esse maravilhoso patrimônio histórico de nossa “Pedra Negra” fosse parar em outras mãos.

Inclusive, vale destacar que esse trabalho interessante pode servir como fonte de estudos e pesquisas em inúmeros cursos universitários, como por exemplo: Direito, Administração, Ciências Contábeis, Gestão de Negócios etc.

A Companhia Industrial Itaunense, fundada em 1º de maio de 1911, desempenhou papel de inestimável importância no contexto socioeconômico de Itaúna e região. Com sua força produtiva gerou trabalho, emprego e renda em proporções extraordinárias. Em todos os lares e cantos da cidade é possível encontrar alguém que vivenciou de perto e guarda boas estórias da indústria têxtil ou das usinas geradoras de energia.

É impossível falar de Itaúna sem mencionar a Companhia Industrial Itaunense, pois ambas cresceram e brilharam juntas. Da mesma forma, existe uma verdadeira simbiose entre a trajetória das dezenas de famílias pioneiras que ajudaram a construir essa belíssima cidade.

Entre tantas personalidades valorosas que fazem parte desse legado está o italiano Umberto Salera que, em 29 de dezembro de 1910, aportou no Brasil, vindo se estabelecer nessa localidade, onde deixou raízes e ótimas lembranças.

Um Século já se passou desde o começo dessas duas histórias de ousadia, sonhos, conquistas e realizações.

O legado desse imigrante italiano e a valorosa história da Companhia Industrial Itaunense se unem por meio da biografia de Antônio Santos Salera, ajudando a firmar para posteridade os valores e encantos de nossa querida Itaúna!!!

FONTES DE CONSULTA:

ALMEIRA, Roberto. 2013. Reativação da CIA. Industrial Itaunense. Jornal Brexó, Coluna O Leitor Escreve, nº 1871, página 2. Disponível em: http://www.jornalbrexo.com.br/files/1871---08.03.2013.pdf

BARRETO, R.O.; DINIZ, A.P.R. 2008. De indústria à cooperativa: a influência do passado na configuração identitária presente. Anais do 5º Encontro de Estudos Organizacionais da ANPAD. Belo Horizonte. 16p. Disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/trabalhos/EnEO/eneo_2008/2008_ENEO450.pdf

FOLHA DO POVO. 2006. Presépio do museu também é atração em dezembro. Publicado no Jornal Folha do Povo, edição nº 564, pág. 04, de 16/12/2006. Itaúna – Minas Gerais.

FOLHA DO POVO. 2014. Concluída recuperação judicial da Cia. Itaunense. Disponível em: http://folhapovoitauna.com/noticia/concluida-recuperacao-judicial-da-cia-itaunense.html

JORNAL SPASSO. 2007. Descobrindo Itaúna. Disponível em: http://www.jornalspasso.com.br/descobrindo_itauna_cultura.php

JORNAL SPASSO. 2014. Casarão da Itaunense registra nossa história. Disponível em: http://www.jornalspasso.com.br/antigo/noticia.php?id_noticia=2198

JORNAL SPASSO. 2014. Itaunense anuncia retorno das atividades depois de 13 anos parada. Disponível em: http://www.jornalspasso.com.br/antigo/noticia.php?id_noticia=9149

LIMA, Affonso de Cerqueira. 1981. O maravilhoso presépio do Sr. UMBERTO SALERA. Publicado no Jornal Tribuna Itaunense, edição Especial de Natal, dezembro de 1981. Itaúna – Minas Gerais.

MEDEIROS JÚNIOR, José. 2010. República do Eugerino - A Turma de fora. Disponível em: http://www.gazetadeitauna.com.br/cultura.htm

NOGUEIRA, Guaracy de Castro. 1992. Umberto Salera. Itaúna (MG). Disponível em: http://www.emporiodahistoria.com.br/pages/recentes.html

NOGUEIRA, Guaracy de Castro. 1995. Famílias Italianas em Itaúna. Disponível em: http://resgatedahistorya.blogspot.com.br/

PORTAL FÉRIAS. 2007. História da cidade de Itaúna. Disponível em: http://www.ferias.tur.br/informacoes/3267/itauna-mg.html

PORTAL NOTÍCIAS DE ITAÚNA. 2011. COMPANHIA INDUSTRIAL ITAUNENSE, 100 anos de serviços prestados a Itaúna (escrita por Cláudio Gonçalves Soares - Gerente Administrativo da ACE). Disponível em: http://www.noticiasdeitauna.com.br/noticiasdiarias/admin/2011/10/14/companhia-industrial-itaunense-100-anos-de-servicos-prestados-a-itauna/

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAÚNA. 2016. Museu Municipal Francisco Manoel Franco - Acervo do Museu - Presépio Umberto Salera. Disponível em: http://emporiodahistoria.com.br/site/museu/museu_acer.html

SALERA JÚNIOR, G. 2007. Família Salera: um breve histórico. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/838285

SALERA JÚNIOR, G. 2008. Família Burrini: um breve histórico. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/840088

SALERA JÚNIOR, G. 2010. Biografia de Heli Salera. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/2553703

SALERA JÚNIOR, G. 2016. Biografia de Fabiano Salera Parreiras. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/biografias/5568808

SALERA JÚNIOR, G. 2016. Biografia de Umberto Salera. Disponível em:

http://www.recantodasletras.com.br/biografias/5602146

WIKIPÉDIA. 2016. Itaúna. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ita%C3%BAna

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas - TO, Fevereiro de 2016.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 22/02/2016
Reeditado em 24/11/2021
Código do texto: T5551404
Classificação de conteúdo: seguro