SEBASTIÃO DE SOUZA PEREIRA

SEBASTIÃO, Sem sombra de dúvidas, o nosso amigo Sebastião de Souza Pereira, é um cidadão de Santo Estevão, adotado pela nossa gente...

Eu poderia gastar muito tempo descrevendo meus sentimentos bons à respeito do amigo Sebastião de Souza Pereira. Por isso, em lugar de muitas palavras, basta que através deste escrito, eu busque no baú do esquecimento, os seus feitos como empresário e político probo.

Conhecido como Bastos Dentista, aqui ele construiu a sua trajetória e sua biografia. Santo Estevão, foi o lugar que ele escolheu para morar, educar seus filhos, exercer a sua profissão, celebrar a amizade e desenvolver seus sonhos na atmosfera dessa terra que o fez sentir-se definitivamente em casa.

Aqui, portanto, é o seu lugar. O lugar que ele escolheu para si, sem jamais esquecer a sua Paraíba. O lugar onde ele pretende gastar a sua existência, onde tudo fará sentido, onde seu esforço guardará uma finalidade, onde haverá de consumir energia e tempo existencial para fazer algo que importe. Que importe para ele, para sua família e para a Cidade de Santo Estevão... Convivi muito tempo com Sebastião e, pela grandeza do seu valor, homenageá-lo, nesse instante, é reconhecer suas qualidades e agradecer pelo muito que fez pela nossa terra, pelo nosso povo e, sobretudo, pela nossa política.

Vivemos hoje em tempos de "esquecimentos". É impossível esconder a sensação de que os nossos políticos enxergam como natural, a falta de reconhecimento e valorização aos homens que fizeram a nossa história política.

Infelizmente hoje, para os novos políticos, não lhes parecem fazer sentido, ações de patriotismo, idealismo ou respeito aos que lutaram no passado por uma política ética e democrática. Mas a história da humanidade demonstra o contrário. O processo civilizatório segue o seu curso como um rio subterrâneo, impulsionado pela energia positiva que vem desde o início dos tempos.

A história dos que fizeram história. Sebastião, como muitos outros igualmente esquecidos, fez história e deve ser lembrada e contada pra muita gente...

A virtude, nesse caso, precisa de plateia, de aplauso e de reconhecimento. A virtude precisa de recompensa...

Só a extrema pobreza espiritual seria capaz de desconhecer as qualidades do nosso amigo Bastos Dentista. Este meu “escrito” é, também, um testemunho pessoal: É miséria morrer de fome nas favelas. Mas é miséria, também, deixar o espírito morrer à míngua da honestidade de proclamar o que há de grande e belo nas ações humanas.

A política e os políticos de Santo Estevão, muito deve ao cidadão Sebastião de Souza Pereira.

Com meu apreço,

Manoel Lobo.

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 10/02/2016
Código do texto: T5539525
Classificação de conteúdo: seguro