TRIBUTO A MINAS GERAIS

TRIBUTO A MINAS GERAIS

Das Minas Gerais tenho lastro de família.

Das muitas cidades que compõe seu Mapa, algumas eu conheci.

Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana, Sabará, Guaxupé, Cambuquira, Cristina, Varginha, Poços de Caldas, Três Corações, São Lourenço, Lindoia, Monte Sião, Aguas de São Pedro.

De todas essas tenho minha origem em Cristina, berço dos Ferraz.

Nosso anedotário muito provocativo aos Mineiros, com seu fundo de verdade, mostra o carinho dos brasileiros com seus conterrâneos lá da Serra da Mantiqueira, fumegando seu fogão a lenha, cozinhado a canjica, assando o leitão.

Das suas especiarias o queijo é bem lembrado e o pão dele e famoso.

Na politica fez dobradinha com São Paulo no café com leite.

Berço formador desde Presidente da Republica, Juristas, médicos, escritores, jornalistas, entre tanto outros ilustres personalidades históricas.

Da infeliz escravatura teve negros que contaram sua historia e aleijado que esculpiu sua pedra sabão.

Dos sofrimentos à alegria trazem na sua miscigenação do Caboclo ao mameluco, uma originalidade brasileira que noutros estados sofreram influencia estrangeira.

Os artistas ressurgentes, sem escola nem técnica, são virtuosos na musica vocal e instrumental, divulgando suas composições famosas no Brasil e no exterior.

Seu Estado de muitas fronteiras não tem um litoral, compensando com seu Rio São Francisco, muito cobiçado pelos seus vizinhos menos favorecidos.

Sua riqueza esta no seu prefixo nome, cujas minas vertem ouro e pedras preciosas, minérios e substratos geológicos que fazem de Minas Gerais a riqueza do Brasil gigante pela própria natureza, adormecida em seu berço esplendido, abençoado por um Cruzeiro do Sul e protegido por Três Marias que do céu velam por nosso herói Tiradentes, martiri da Inconfidência Mineira.

José Francisco Ferraz Luz

CHICO LUZ
Enviado por CHICO LUZ em 25/01/2016
Reeditado em 26/01/2016
Código do texto: T5522934
Classificação de conteúdo: seguro