Parabéns São Paulo, pelos seus 462 Anos!

Planalto de Piratininga, São Paulo dos Jesuítas. Sampa acolhedora de tantos outros Brasileiros, que em ti vê o horizonte, o eldorado de suas vidas, o progresso e o sucesso, entre os aços e concretos, que lhe envolvem e deixam pasmos, todos os migrantes que lhe vê de primeira vez.

São Paulo origem de missa, rezada por jesuítas, que por ti se fizeram admiradores, e assim lhe batizaram, em 25 de Janeiro de 1554, mesmo dia em que se comemora a conversão do Apostolo Paulo ao Cristianismo, assim citado pela religião católica.

São Paulo que para o Brasil, é quase que um outro Pais, que tem o romântico codinome de Terra da Garoa, de tantos, Italianos, Japoneses, Coreanos, Nordestinos de tantos Estados, Pernambucanos, Sergipanos, Baianos e Paraibanos, todos que se orgulham de ti como seu próprio local de origem e nascimento, que olham as construções de tantos ferros e cimentos, que ajudaram a erguer.

São Paulo, que dizem não para, é noite, dia e noite, sempre em grande movimento, de culturas tão diversas, de sotaques tão variados, que se confundem e se entendem, em todas as suas conversas, que sejas sempre ou até mais, orgulho de nós Brasileiros, que te vemos e admiramos, como nossa maior Metrópole, do chá, Arouche e bexiga, sé, estação da luz, Ibirapuera e consolação.

Repito, pois isso senti, quando ai também trabalhei, residi e vivi, os versos máximos que Caetano, tão Feliz Imortalizou… “ALGUMA COISA ACONTECEU NO MEU CORAÇÃO, FOI SÓ CRUZAR A IPIRANGA COM A AVENIDA SÃO JOÃO!” Desde então não me sai da lembrança, tampouco do coração.

Gutemberg Landi

25.01.2016