Victor Jara ( Compositor chileno).
Talvez muitos por aqui não conheçam Victor Jara, mas sim a canção " Te recuerdo Amanda", gravada por tantos artistas, como Mercedes Sosa, Milton Nascimento, e tantos outros mundo afora.
Victor foi um dos maiores compositores latinos, chileno e revolucionário, lutou contra o fascismo de Pinochet, ativamente, pela liberdade do seu povo, pois como filho de camponeses pobres, sabia bem o que era a miséria, aquela que não se lê nos jornais, a que se sente .
Quando vinha ao Brasil, hospedava-se na casa de Ivan Lins, e vice versa, foram muito amigos, e conhecedores da música , a que não tem fronteiras.
Jara morreu lutando, uma morte trágica, fuzilado no estádio nacional de Santiago, no ano 1973, no auge do golpe militar, que derrubou Allende. O cantor foi preso e torturado por quatro dias, e depois quebraram-lhe as mãos, e devolvendo-lhe o violão, lhe disseram; " Canta agora, seu filho da puta, canta...", e ele cantou...até receber o tiro fatal.
Ele esteve por dois anos no seminário, na juventude, e aprendeu o canto gregoriano, participando então da apresentação do coral na montagem de Carmina Burana. Não deu sequência, pois não tinha jeito para a vida religiosa, e já tinha as suas próprias ideias formuladas no campo musical.
A sua fama como artista chegou a Europa, onde era requisitado com frequência, como um grande cantor latino americano, e não sem motivos, também teve uma amizade com Neruda e Violeta Parra, e elevou o som andino além das cordilheiras.
"Te recuerdo Amanda,
La calle mojada
Corriendo a la fábrica
Donde trabajava Manuel
La sonrisa ancha
La lluvia en el pelo
No importava nada
Ibas a encontrarte con él
Con él, con él...
Son cinco minutos
La vida és eterna
En cinco minutos
Suena la sirena
De vuelta al trabajo,
Y tu caminando, lo iluminas todo
Los cinco minutos
Te hacen florescer "
Amanda era a sua mãe, e Manuel o seu pai, e aqui ele homenageia a sua mãe em particular, pois só tinha cinco minutos na hora do almoço, e tudo se resumia a esse pequeno espaço de tempo. O pai na verdade era um homem que bebia muito e era agressivo, mas a mãe sempre elevava a moral dos filhos e da família, não se deixando abater. Um dia , já cansada do marido ,se muda para a cidade com os filhos, e trabalha em Santiago , como cozinheira.
Sem saber , Amanda colocou a semente musical em Victor, pois ela cantava músicas folclóricas nos velórios das crianças , ainda no campo, era um costume do povoado, onde a crença popular dizia que as crianças mortas se tornavam anjos protetores do resto da família, e isto amenizava a dor de todos.
Aqui deixo mais uma homenagem a um artista da América do Sul, e seguindo este trabalho que faço com prazer .
As vezes pego o violão e toco "Te recuerdo Amanda", que na verdade tem uma segunda parte. Com isto também homenageio os meus pais, que sempre ouviam as suas canções.