saudades desse MEU RIO GRANDE DO SUL... bah.. tchê trilegal...

aos meus queridos exemplos de como comportar no estadio como torcedores, sou gremista, mas quando vejo um colorado ali todo de vermelho fico satisfeito de que se todos gostassem do azul não teria graça nenhuma.... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

PARABÉNS... POVO GAUCHO... EM ENSINAR OS TEUS FILHOS QUE SÃO VERDADEIROS E FUTUROS REPRESENTANTES DE IRMÃOS sejam colorados ou gremistas... ISSO É PROVA DE PERSONALIDADE...

estive ha 20 anos passados fazendo o meu trabalho... e conheci gente maravilhosa, a soldadora Carmen que deu uma botinada na orelha do peão por ter perguntado:-

- QUE NUMERO TU CALÇAS, MINHA PRENDA???

e eu tive que dar razão a ela e não demiti-la... pois somos todos responsáveis e temos direito de escolha!!! E respeito é bom e a gente agradece!!!

Complexo Petroquímico do Sul – Canoas – Montenegro

Viver momentos nesse sul maravilhoso, mas conhecer pessoas maravilhosas, foi com certeza um dos meus melhores trabalhos, onde pude exercitar o meu lado mais solidário, afim de que não apenas conviver com pessoas, mas com necessidades normais que nem sempre surgem, mas quando surgem nos exigem uma solução imediata e com que todos se imbuam de dar todo seu potencial para solidarizar-se com os demais que necessitam de nosso carinho, bem como conhecimentos técnicos que se todos fizessem a sua parte este mundo estaria bem melhor...

Foi em Canoas, que um filho de funcionário me solicitou se poderia dar uma palestra aos alunos que estudam na escola do primeiro grau e segundo grau onde todos foram colocados na área de recreação das 9 horas as 12 horas, para a palestra de 2 horas e mais uma hora de perguntas e respostas sobre a cultura japonesa e o Japão de nossos dias...

Tive que me inteirar de tudo buscando junto ao Consulado do Japão no Brasil, onde o meu pai trabalhava, e assim obtive um livro completo sobre tudo que o Japão poderia ser um exemplo para nossas crianças que estudam e sonham um dia serem bons profissionais e que não sejam apenas números numa estatística de que foram ou não foram a frente depois de um curso básico...

Tenho maior orgulho de ser neto de japoneses que vieram tentar a sorte no Brasil e se tornaram fazendeiros e prósperos, mas não era essa a minha intenção de valorizar a vontade de vencer na vida, mas ser digno e honesto e estudar para não ser apenas o melhor, mas o mais competente e o mais técnico e com sorte o melhor do mundo...

Assim expliquei em duas horas as origens dos meus antepassados, desde a época que o Japão invadiu a Coreia (1894 – 18950 e foi até Rússia (1904 – 1905) na época do imperador Meiji, e fazendo com que uma simples ilha do Oceano Pacifico, mas não tão pacifico guerreou e matou milhares durante mais de 40 anos de batalhas que esse imperador tentou conquistar outros domínios...

E que o Japão após destruir Pearl Harlbor, uma base dos americanos e assim foram bombardeados de forma trágica, morrendo nas duas bombas cerca de 150.000 japoneses e mais as consequências desastrosas da contaminação continuaram morrendo mais de 200.000 pessoas posteriormente, acredita-se que foram cerca de 1 milhão de habitantes afetados pós guerra com câncer de pele, que até hoje são tratados e indenizados pelos causadores desta catástrofe...

Após a guerra o Japão estava totalmente destruído, e sem dinheiro nem para comprar alimentos, e em base de troca de favores entre o próprio povo, foram se reerguendo e hoje é a segunda potência do mundo na área técnica e com chances de suplantarem os americanos.

Graças a união do povo que após a guerra, se irmanaram e foram a luta, buscando serem coesos e unidos, pois nada tinham mais para perder e somente o amor próprio para se reerguer...

Acredito, que se todos dermos as mãos em qualquer canto do mundo todos , podemos evitar guerras fraticidas, exatamente pois perante DEUS todos nós somos irmãos , enfim se tivermos a certeza de que podemos viver em paz e com a certeza de que temos em nós a vontade de vencer todas as mazelas comuns de nossas vidas, nada é impossível para o ser humano que venceu barreiras em curas miraculosas de doenças que durante a guerra muitas amputações, e com aparelhos ortopédicos hoje temos campeões mundiais de atletismo com pernas de aço que suportam o seu peso ainda alavanca como uma mola o atleta para em breve se capacitar e ser melhor que os corredores normas com as suas próprias pernas...

Creiam amigos durante as perguntas, foi uma sabatina de milhares de curiosidades que por sorte após a leitura desse compendio sobre o Japão pude dar essa palestra com a certeza de que abri várias cabeças e incuti nelas que cada um é capaz de vencer primeiro o seu medo e posteriormente a vencer a barreira da linguagem aprendendo outras línguas e jamais se julgar menos competente, pois a cor não nos faz menos inteligentes ou menos capazes em nossas tarefas e ou nossos conhecimentos técnicos, pois esses só assimilamos através de estudos e pesquisas árduas em busca do conhecimento técnico...

Valeu tanto a minha estada na região, que aprendi muito mais do que ensinei de folclore pois essa região sul tem coisas maravilhosas, uma linguagem correta de se comunicar na língua portuguesa, sem erros de concordância verbal que costuma ocorrer nas demais regiões do Brasil ...

Ciente de que sou apenas um aprendiz de que tudo nessa vida evolui continuamente, devemos reciclar e estudar sempre em prol de que não apenas saibamos o que nossos mestres ensinaram do que sabiam e que nós possamos através de nossa leitura e experimentos técnicos possamos dirimir dúvidas e poder ensinar aos nossos filhos, netos e todos que quiserem que o mundo evolui através do conhecimento técnico e não apenas da sabedoria de nossos mestres que apenas abrem o nosso caminho e a nossa curiosidade através de sua boa vontade de dar de si a sua colaboração.

Foram poucos meses pois após regressar do Sul, devido a minha mãe estar com problemas de saúde, meus comandados continuaram a ensinar a ler e escrever aos menos favorecidos funcionários que durante a hora do almoço me dediquei todos os dias por 40 minutos dando-lhes conhecimento de ler e escrever a todos que se interessaram, pois tínhamos funcionários sem nenhuma formação, mas eram praticamente imbatíveis em seus trabalhos.

Ao me lembrar de nossa amiga que fazia o nosso café e cuidava da limpeza de todo escritório que veio também estudar conosco, e um dia abriu a Bíblia Sagrada e me leu corretamente e com a pontuação e respirando corretamente nos pontos e virgulas que consistiam no texto da Bíblia...

Pude sentir o prazer do dever cumprido que Deus nos deu para fazer com que outras pessoas possam ter conhecimento e possam acreditar nos desígnios de Deus e seus apóstolos que sabiamente puderam transcrever durante séculos toda a história do ser humano de forma que como uma estação de rádio, que você se sintoniza e obtém o prazer de ouvir música, e quando a Bíblia você aprende a ler e a acreditar que com fé e determinação e pensamento positivo terás a chance de vencer qualquer obstáculo em sua vida ou até mesmo ajudar a salvar outras vidas que desistem facilmente de batalhar por aquilo que acreditam na primeira dificuldade que surja...

Faças a tua parte que farei o resto... seria bem esse o Jesus Cristo ensinou, pois ele sempre pregou o amor e deu a sua vida em prol dos demais, nós podemos nos doar e ensinar a pescar a todos que queiram aprender e não dar o que comer todo tempo, pois isso apenas cria dependentes que jamais terão força de vontade de batalhar pela seu ganha pão, ou até mesmo pelo seu orgulho de ser inteligente e capaz de vencer todos os obstáculos que surjam pela frente no dia a dia de nossas vidas...

Aprendi muito mais convivendo com esse povo gaúcho, que brincamos muito contando piadas, ou até mesmo fazendo pouco caso, mas admiro a determinação e a beleza do folclore mantido nos CTG’s que existem pelo Sul e Sudeste com tradições maravilhosas mantidas ainda por um grupo de gente que sabe dar valor a tudo aquilo que herdou de seus pais ...