Salve , salve Poetinha !!

E hoje é o dia dele : Vinicius de Moraes , meu poeta preferido que veio ao mundo em meio a um temporal numa madrugada de 19 de outubro de 1913. Faria hoje 102 anos se estivesse vivo. Morreu aos 66 anos em 1980 , talvez não como o maior poeta brasileiro, mas com certeza como o mais amado, o nosso “ Poetinha “, que escreveu : “Nasço amanhã /Ando onde há espaço: /- Meu tempo é quando.” Viveu intensamente , sendo que para ele “(...) a coisa mais divina /Que há no mundo/É viver cada segundo/ Como nunca mais...”

Segundo Flávio Pinheiro “ Vinicius de Moraes foi muitos. Tivesse sido um só e seria, como disse Sergio Porto (o Stanislaw Ponte Preta), apenas Vinicio de Moral. “ Cidadão do mundo antes de tudo, poeta, diplomata, letrista ( fundamental para a Bossa Nova) ,cronista, crítico de cinema, dramaturgo, metafísico, engajado, divertidíssimo, boêmio, “o branco mais preto do Brasil” (como ele mesmo diz ) e apaixonado pelas mulheres ...

Ah, as mulheres, seres de luz e fogo, por quem Vinícius tinha uma fascinação e tão lindamente cantou em seus versos : “Pra quem tem paixão principalmente/Quando uma lua chega de repente/E se deixa no céu, como esquecida/E se ao luar que atua desvairado/Vem se unir uma música qualquer/Aí então é preciso ter cuidado/Porque deve andar perto uma mulher..." Também idealizou a mulher amada : “No entanto a tua presença é qualquer coisa como a luz e a vida/E eu sinto que em meu gesto existe o teu gesto e em minha voz a tua voz./Não te quero ter porque em meu ser tudo estaria terminado/Quero só que surjas em mim como a fé nos desesperados.”

Para o poeta o amor não era “imortal, posto que é chama”

Mas deveria ser infinito enquanto durasse . E foi . Inconstante no amor (seus biógrafos dizem que teve, oficialmente, 09 mulheres), um dia foi questionado pelo parceiro Tom Jobim: "Afinal, poetinha, quantas vezes você vai se casar?". Num improviso de sabedoria, Vinicius respondeu: "Quantas forem necessárias." Seu amigo o grande poeta Carlos Drummond de Andrade disse : "Vinicius é o único poeta brasileiro que ousou viver sob o signo da paixão. Quer dizer, da poesia em estado natural.Foi o único de nós que teve a vida de poeta". Já Manuel Bandeira falou que Vinícius "tem o fôlego dos românticos, a espiritualidade dos simbolistas, a perícia dos parnasianos (...) e, finalmente, homem bem do seu tempo, a liberdade, a licença, o esplêndido cinismo dos modernos".

José Castello, autor do livro "Vinicius de Moraes: o Poeta da Paixão - uma biografia" afirma que o poeta “foi um homem que viveu para se ultrapassar e para se desmentir. Para se entregar totalmente e fugir, depois, em definitivo. Para jogar, enfim, com as ilusões e com a credulidade, por saber que a vida nada mais é que uma forma encarnada de ficção. Foi, antes de tudo, um apaixonado show-man da MPB...” Até o ouço cantando : "Não ando só! Só ando em boa companhia! Com meu violão, minha canção e a poesia!"

E falando em MPB, com a intenção de comunicar-se mais e melhor , Vinícius optou pela música popular, onde sua poesia tornou-se uma expressão do cotidiano, mas isso não quer dizer que resultou em perda de lirismo, mas sim em uma nova construção e expressão do eu poético que foi moldado por uma nova linguagem, mais simples , onde o amor é fundamental para o poeta .Quem nunca ouviu : “Eu sei que vou te amar / Por toda a minha vida eu vou te amar /” ou “Quando a luz dos olhos meus / E a luz dos olhos teus/Resolvem se encontrar”, ou ainda “Olha / Que coisa mais linda / Mais cheia de graça / É ela menina / Que vem e que passa / Num doce balanço / A caminho do mar ...”São tantas as lindas canções compostas pelo Poetinha , canções tão simples e tão intensas ao mesmo tempo ...

Na última entrevista dada por Vinícius , o jornalista Narceu de Almeida Filho pergunta : “ Você vê muita diferença entre o Vinícius dos 18 anos e o Vinícius de hoje?” Vinícius responde : “ Não vejo muita diferença entre os meus sonhos de ontem e de hoje, entre certa parte lúdica que sempre tive, sempre em fermentação. Acho que hoje eu sonho mais do que sonhava antigamente. Quer dizer, a viagem é permanente, não é uma coisa de um dia ou um momento, com paradas e fases de descrença. Não sou de ter fases de descrença.” Melhor dizendo : “A vida é uma grande ilusão/Sei lá, sei lá/Só sei que ela está com a razão...”

Amor e tristeza, estas duas palavras caminhavam juntas em praticamente toda a obra do poeta , como podemos ver nos versos : “Que todo grande amor/Só é bem grande se for triste/Por isso, meu amor/Não tenha medo de sofrer/Que todos os caminhos/Me encaminham pra você” ou em : “Ah, insensatez que você fez /Coração mais sem cuidado/ Fez chorar de dor /O seu amor /Um amor tão delicado /Ah, porque você foi fraco assim /Assim tão desalmado /Ah, meu coração, quem nunca amou /Não merece ser amado”. Vinícius sempre esteve à procura de uma paixão infinita e duradoura... Para o poeta da Paixão , como foi chamado por muitos , "A maior solidão é do ser não ama. A maior solidão é do ser que se ausenta, que se defende, que se fecha, que se recusa a participar da vida humana". Certamente não foi o seu caso . Ele nos deixou a mensagem de que é preciso viver a vida intensamente, mesmo sabendo que um dia tudo se acabará.

Saravá Poetinha !!

Elisângela Bankersen
Enviado por Elisângela Bankersen em 19/10/2015
Código do texto: T5420361
Classificação de conteúdo: seguro