SANTO ESTEVÃO - 94 ANOS
PARABÉNS SANTO ESTEVÃO!.
Minha Terra Mãe. Hoje tu completas 94 anos de emancipação política, que se fez sem revolução e sem guerra.
Decerto não é com o desfile cívico, tampouco hasteando a bandeira que vamos te honrar. A verdadeira homenagem está no compromisso social e vontade política para diminuir a diferença entre os poucos cada vez mais favorecidos e a maioria cada vez mais necessitada...
Nesse dia festivo, pois, em que se comemora a tua emancipação, aqui estou para render também o meu culto a ti, terra querida, que embalou os meus sonhos...
Não há como fugir de ti, fascinante terra. Eu, como tantos outros, lamentamos por estar longe, pois cada particularidade aqui é memorável dentro de nossos corações.
Ah, se eu fosse um tanto artista, um tanto poeta, para descrever o meu rincão querido, lindo e majestoso... Me alegra te ver bonita, Santo Estevão!. Tu nunca envelhece e se renova sempre de cores e sabores... É gratificante contemplar tua beleza!. Da gosto ver a quantidade de jovens desfrutando da patinação em tuas ruas asfaltadas, em noites estreladas desse céu límpido e azul, um espetáculo aos olhos que nenhum artista poderia pintar com matizes tão insólitos esse festival de cores!.. Bom ver, também, teus jovens politizados que vão as ruas se fazerem valer e lutar por seus valores. Eles são a argila fundamental para moldar o futuro de esperança de nossa gente.
Tu és uma terra mágica!. Só compreende quem por aqui vive e conhece os teus folguedos, as tuas quermesses, tuas majestosas festas juninas e a generosidade do teu povo.
Hoje o teu charme se compara ao de uma menina donzela, bem penteada, bem vestida, bem maquiada e pronta pra namorar...
Quão bom seria se hoje tu pudesse também se emancipar da violência urbana e rural; que teus jovens se libertassem do chicote dos traficantes que açoitam suas costas sem piedade; da politicagem sem ética e do discurso do ódio...
Quão feliz seria teu povo, se os políticos agissem de forma racional, segundo a verdade e segundo o interesse urgente da coletividade...
É sobre esse pressuposto, pois, que se constrói a democracia. É esse o reclame da tua gente ordeira. E, na esteira dessas considerações, o grande Rui Barbosa ajusta-me o sentido com esta extraordinária afirmação: A política ética é a higiene dos países moralmente sadios. A politicagem, a malária dos povos de moralidade estragada.
Nesse dia festivo, o ideal presente para ti, sugiro, então, que se faça uma rigorosa assepsia ética política, onde os princípios sejam justos e verdadeiros, para que todos possam dizer: tenho orgulho de ser santestevense e morar nessa Bela Cidade !..
Salve, Salve, Santo Estevão!!! O teu filho te saúda.
Manoel Lobo.
Setembro, 2015