Eternamente Raul

A importância do baiano Raul dos Santos Seixas para a cultura e para música popular brasileira é absolutamente inegável.

Raul Seixas foi sem dúvida a expressão maior do Rock Nacional com sua irreverência, suas músicas com letras de uma inteligência incomum.

Na década de setenta despontou como um cantor e compositor totalmente diferente do contexto até então conhecido.

“Ouro de Tolo”, por muitos críticos foi considerada a música que se tornou um divisor de águas na cultura musical popular brasileira.

Raul contribuiu de forma excepcional com um novo pensamento musical e com uma nova maneira de se fazer música nesse país.

Suas frases bem elaboradas e de uma inteligência e criatividade ímpar o tornou respeitadíssimo no meio artístico e sem dúvida arrebanhou uma legião de fãs que até hoje o veneram em todos os cantos do país.

“Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha juntos é realidade” ou “Os homens passam, mas as músicas ficam” são frases simplesmente proféticas, ninguém em sã consciência e com gosto musical apurado consegue esquecer a genialidade de suas canções.

Elas sempre nos fizeram reflexivos e descobridores de nós mesmos, enquanto cidadãos, enquanto seres humanos e o desejo de liberdade que tanto expressou em várias canções como em “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante”, ou “Viva a Sociedade Alternativa”, “Meu Amigo Pedro”, “Maluco Beleza” e tantas outras, nos dá a certeza de que tudo é passageiro, portanto enquanto se está vivo, é extremamente perfeito e livre contestar, pois se o sapato é “36 e você calça 37”, porque diabos têm que se contentar em aceitar a dor, em todo caso, quando tudo se fizer desajeitado e lhe expor ao desânimo nesse viver pragmático e ignóbil, vá lá, não desanime e “Tente outra Vez”, porque só se encerra mesmo o ciclo do viver quando o “Canto para minha morte” definir o enredo, por enquanto viva plenamente até o (dia em que a terra parar).

Se você deseja contestar-me, direi que está no seu mais absoluto direito, mas jamais deixarei de ser RaulSeixista.

Itabira das Gerais

Marçal Filho
Enviado por Marçal Filho em 22/08/2015
Reeditado em 22/08/2015
Código do texto: T5355623
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.