Mariana Amália

Mariana Amália do Rego Barreto ,um dos maiores vultos da nossa história: Vitoriense, pernambucana, brasileira. Uma mulher que participou ativamente das lutas libertadoras, sempre procurando meios civilizados para construir uma nação soberana. Inicialmente, a frente do Movimento Nacional da Abolição, teve uma atuação destacada. Agindo com equilíbrio e moderação, Mariana Amália conseguiu convencer os senhores de engenho, aqui, em Vitória de Santo Antão que dessem cartas de alforria aos seus escravos; assim criou uma situação considerada de muita relevância para atingir ao seu propósito, a assinatura da lei Áurea, pondo fim a esse terrível mau que afligiu tantos seres humanos: a escravidão. Um grande feito para uma futura heroína. e no ano de 1865, outro chamamento, de igual importância. O Brasil estava em guerra com o Paraguai. Mariana Amália preparou os seus filhos e anteviu esse momento histórico. Na praça da Matriz de Santo Antão, apresentou-se. Mariana Amália estava ungida de brasilidade, comandando os seus soldados que se incorporaram ao 5º batalhão dos voluntários da Pátria. E no palco da guerra, consagrou-se pela coragem e bravura. Honrou o nome do Brasil, e claro o nome da sua terra natal: Vitória de Santo Antão.

Soleno Rodrigues
Enviado por Soleno Rodrigues em 14/08/2015
Reeditado em 10/04/2017
Código do texto: T5346206
Classificação de conteúdo: seguro