Parabéns no dia do aniversário

Hoje estava pensando no porquê de se Parabenizar uma pessoa no dia de seu aniversário. Muitas ideias me vieram à cabeça, contudo, inicialmente, todas pareciam-me ser pouco plausível, uma vez que só se oferece parabéns a uma pessoa quando esta conquista algo. O que uma pessoa conquista no dia do seu aniversário? Quando já havia abandonado o meu intento, o último pensamento me levou a escrever este argumento. Pareceu-me ser bastante aceitável.

Costuma-se parabenizar alguém quando essa pessoa obtém algum tipo de conquista pessoal ou coletiva. Um atleta recebe os parabéns ao obter o primeiro lugar em uma maratona; um outro atleta, a despeito te não ter vencido a prova, será parabenizado pelos seus amigos por ter completado a prova, uma vez que estes presenciaram as limitações e dificuldades enfrentadas por ele para poder competir; os pais parabenizarão o filho quando este projetar seus primeiros passos sobre o tapete da sala de sua casa; ao conseguir um trabalho, o desempregado ouvirá os parabéns de sua família; também terá seus parabéns garantido os concludentes do curso de pedagogia, assim como o jovem que acabara de passar no vestibular, o jogador que faz um belo drible, o empresário que fecha um negócio lucrativo, o aluno que tira 10 em biologia, dentre tantas outras conquistas.

Nessa perspectiva, acabei, por jfim, compreendendo definitivamente o significado de um Parabéns proferido no dia do aniversário. Ao se fechar o ciclo de doze meses de vida de uma pessoa, encerra-se também o somatório de conquistas ocorridas ao longo desses 365 dias. É bem verdade que no decorrer desse ano pode ter havido alguma perca a ser deduzida dessa soma, mas pelo simples fato estar ali, ouvindo os parabéns, com saúde, paz ..., não é preciso ser matemático para saber que, no final, o resultado dessa adição foi positivo.

Dessa forma, a palavra Parabéns dita a ti no dia de hoje é bem mais pesada, pois, carrega consigo os Parabéns por cada conquista alcançada no decorrer desse ano que se passou. Pedro, Parabéns pelo resultado positivo dessa soma.