MÃE
É limitante, injusta e inútil toda tentativa de expressar a grandeza de uma mãe. Pois não há palavras que consigam demonstrar a magnanimidade de quem nos deu a vida. Sem ela, seria impossível ter nascido. Sem ela, a vida humana não existiria. Mãe é a mais bela criatura de Deus; é o ser que melhor representa Deus aqui na Terra.
Temos a obrigação de respeitar esse ser que nos deu a vida sem cobrar nada de nós. Temos a obrigação de amar e respeitar nossas mães todos os dias. Temos a obrigação de cuidar delas. Não há uma forma mais nobre de ser nobre do que sendo mãe, ou verdadeiramente pai. Além de ser um dever amar e respeitar as nossas mães, é sinal de nobreza amá-las e respeitá-las com alegria.
Eu me recuso a procurar palavras que consigam mostrar o que uma mãe representa na vida de uma pessoa. Pois não há palavras neste mundo que consigam tal feito.
Peço a Deus a capacidade de ser um filho compreensivo e amoroso. Mas eu sei que eu jamais conseguirei ser para a minha mãe o que ela é para mim. Não há nada humano que se compare com o amor de uma mãe. Nenhum filho conseguirá ser para uma mãe o que uma mãe é para um filho.
Eu sempre disse e escrevi que não há um ser humano mais importante ou menos importante do que outro. Hoje, porém, eu desdigo essa afirmação. Hoje, eu tenho o prazer de afirmar o contrário e de ser incoerente com o que eu disse, pois a minha mãe é muito mais importante do que eu; as nossas mães são muito mais importantes do que nós.
Não há palavras que consigam expressar o amor e admiração que eu tenho por minha mãe.
Parabéns à minha mãe, Francisca Barbosa! Parabéns a todas as mães!
Pastos Bons, 10 de maio de 2015.
Domingos Ivan Barbosa