SHAKIRA
38 ANOS
02-02-1977 - BARRANQUILLA - COLÔMBIA
AQUÁRIO
38 ANOS
02-02-1977 - BARRANQUILLA - COLÔMBIA
AQUÁRIO
Pop Latino, pop, dance, rock, pop rock
Shakira Isabel Mebarak Ripoll (Barranquilla, 2 de fevereiro de 1977), mais conhecida simplesmente como Shakira, é uma cantora, compositora e instrumentista colombiana, além de atuar regularmente como dançarina, coreógrafa, arranjadora, produtora, designer de moda, empresária, atriz, apresentadora de televisão,1 e modelo. A música colombiana é também filantropa e embaixadora da Boa Vontade da UNICEF colombiana. Vencedora de 2 prémios Grammy, 10 Latin Grammy, VMA, 1 EMA, 2 AMA, 3 BMA, 22 Latin Billboard Awards, 3 WMA e 4 NRJ Music Awards, Shakira já vendeu mais de 60 milhões de álbuns em todo o mundo,2 sendo uma das maiores vendedoras de discos nos anos 2000.3 Essa ampla rede de ritmos é identificável em canções como "Ciega, Sordomuda" (em que há nítidas influências mexicanas), "Ojos Así" e "Suerte" (dotadas de sons andinos e orientais), "Te Aviso, Te Anuncio" (em que o rock se mistura ao tango), "Obtener Un Sí" (no estilo bossa nova), "La Tortura" (com o reggaeton), "She Wolf" (estilo dance anos 1980 com música eletrônica). Shakira tem 9 músicas em #1 na Billboard Hot Latin Songs. Para além do espanhol que é a sua língua materna, Shakira é fluente em inglês e português, além de falar um pouco de italiano, francês, catalão e árabe, e já ter pronunciado no programa The Voice, algumas palavras em grego e cantado na música "Waka Waka (This Time for Africa)" alguns versos em pidgin, língua criada com base na língua fang, falada principalmente no sul de Camarões e na África Central. No total, Shakira, já vendeu pouco mais de 60 milhões de álbuns e 50 milhões de singles, mundialmente. Seu primeiro filho Milan Piqué Mebarak nasceu, na Espanha, em 22 de janeiro de 201312 . Em janeiro de 2015, a cantora deu à luz o seu segundo filho, Sasha.
Além disso, Shakira é o nome da marca de perfumes da artista, em colaboração com a companhia de moda e perfumes espanhola Puig. Em 2014,Shakira lançou o suposto single que havia sido "cancelado" na copa, lançou seu décimo álbum de estúdio Shakira., e no mesmo ano se tornou à artista com maior popularidade no Facebook, já que a sua fan page tem mais de 100 milhões de curtidas. Shakira nasceu na Colômbia e é descendente de espanhóis, libaneses e italianos. Seu álbum de estreia, Magia, foi gravado pela Sony Music, em 1990, quando tinha apenas treze anos. Depois disso, começou a fazer programas de televisão. As canções são uma coleção de escritos por ela desde que tinha 8 anos, misto de pop-rock romance e disco com acompanhamento eletrônico, no entanto, foi prejudicada pela falta de registro e coesão de produção. O álbum foi lançado em 1991 e contou com Magia e três outros singles. Apesar de ter se saído bem nas rádios da Colômbia, dando exposição à jovem Shakira, o álbum não foi bem sucedido comercialmente. O vídeo para a música Magia tornou-se primeiro vídeo pop nacional na Colômbia. Após a aclamação de Magia, o rótulo de Shakira pediu de volta ao estúdio para lançar uma continuação com mais canções de sucesso, para dar o potencial álbum. Embora pouco conhecido fora de sua Colômbia natal, Shakira foi convidada para se apresentar no Chile no Viña del Mar Festival Internacional da Canção em Fevereiro de 1993. O festival deu aspirantes a cantores latino-americanos a chance de realizar suas canções, e o vencedor foi escolhido por um painel de juízes. Shakira interpretou a balada "Eres" ("You Are") e ganhou o troféu pelo terceiro lugar. Um dos juízes que nela votaram era Ricky Martin. O seu segundo álbum Peligro do mesmo género foi lançado em 1993, mas Shakira não estava satisfeita com o resultado final, principalmente a questão da produção. O álbum foi melhor recebido do que Magia, embora ele também tenha sido considerado um fracasso comercial, devido à recusa de Shakira para anunciá-lo. Shakira decidiu, então, dar um hiato na gravação para que se pudesse graduar da escola. No mesmo ano, Shakira estrelou a série de TV colombiana "El Oasis", vagamente baseada na tragédia de Armero, tanto que cantou a música que era tema de abertura da novela de mesmo nome, sendo que esta não esteve presente no álbum Peligro. Shakira originalmente gravou a canção ¿Dónde Estás Corazón? (mais tarde lançada no seu álbum Pies Descalzos) para a coletânea "Nuestro Rock" em 1995, lançado exclusivamente na Colômbia. Shakira também gravou três faixas em Português intituladas "Estou Aqui", "Um Pouco de Amor" e "Pés descalços". Shakira voltou a gravar em 1995 com Luis F. Ochoa, com influências musicais de vários países que afetaram alguns dos seus próximos álbuns, e fez seu terceiro álbum de estúdio, Pies Descalzos. A gravação do álbum começou em fevereiro de 1995, após o sucesso de seu single ¿Dónde Estás Corazón?. A Sony deu a Shakira 100 mil dólares para produzir o álbum, uma vez que previu que o álbum não venderia 100.000 cópias. Iniciando com este álbum, Shakira começou a produzir sua própria música, aperfeiçoando sua voz e acima de tudo, o controle criativo sobre sua música. Altamente influenciado pelo mercado alternativo americano e grupos britânicos, como The Pretenders, o álbum foi apresentado no decente e pequeno auditório do teatro em castelhano La Bogotá em 6 de outubro de 1995. As músicas do álbum são melódicas, musicalmente surpreendente e corajoso, com letras intelectuais e uma mistura eletrônico / acústico que efetivamente quebrou o molde da fórmula pop latino, com um som autêntico, que não tinha sido ouvido antes.
O álbum foi lançado internacionalmente em 13 de fevereiro de 1996. Estreou em #1 em 8 países diferentes. No entanto, no Billboard 200 o álbum alcançou a posição #180 e pico de #5 no Billboard Top Latin Albums. O álbum gerou seis hit-singles Estoy Aquí (E.U. Latin # 2), ¿Dónde Estás Corazón? (E.U.A. Latin # 5), Pies Descalzos, Sueños Blancos, Un Poco de Amor (Latin # 6), Antología (E.U. América # 15) e Se Quiere, Se Mata (Latin # 8). Em Março de 1996, Shakira realizou a sua primeira turnê internacional chamada simplesmente de Tour Pies Descalzos, e ficou triste com a morte de vários fãs por causa da multidão descontrolada de 50.000 pessoas no concerto de sua cidade natal Barranquilha. Um ano depois, Shakira recebeu três Billboard Latin Music Awards para Álbum do Ano (Pies Descalzos), Vídeo do Ano (Estoy Aqui) e Melhor Novo Artista. Pies Descalzos vendeu mais de 5 milhões de cópias, liberando de um álbum de remixes, intitulado simplesmente The Remixes. Este álbum também incluía versões em português de algumas de suas canções mais conhecidas, resultado de seu sucesso no mercado brasileiro, onde Pies Descalzos vendeu quase um milhão de cópias. Tendo recebido um World Music Award como melhor artista latina, Shakira já preparava alguns novos materiais de seu segundo disco internacional. Ela foi escolhida entre dezenas de cantores latinos para estampar a capa da revista Time, no artigo intitulado Era da rockera. Seu quarto álbum,¿Dónde Estan Los Ladrones? (Onde estão os ladrões?) produzido inteiramente pela própria Shakira e Emilio Estefan, Jr. como produtor executivo, foi lançado em 28 de setembro de 1998. O álbum, inspirado por um incidente em um aeroporto em que uma mala cheia de sua letra escrita foi roubada, se tornou um hit maior que Pies Descalzos. No dia de seu lançamento oficial em Miami, o álbum vendeu de 300 mil cópias em um dia. All Music Guide e Rolling Stone deu ao álbum 4,5 / 5 estrelas e Donde Estan Los Ladrones atingiu a posição # 131 em pico os E.U.A. Billboard 200. Ele vendeu mais de 1,5 milhão de cópias nos os E.U. sozinho, tornando-o um dos melhores discos vendidos em espanhol nos E.U.A. Oito das onze faixas do álbum tornou-se singles, incluindo Ciega, Sordomuda (E.U.A. latin # 1), "Moscas En La Casa" (E.U.A. América # 25), "No Creo" (E.U. Latina # 9, E.U. # 74), Inevitable (E.U. América # 3), "Tú" (E.U. América # 1, # E.U. 95), Si Te Vas, Octavo Día, e as mundialmente famosas, árabe tinged Ojos Así (# E.U. Latina 22). As duas últimas canções de Shakira ganharam um Grammy Latino, cada um. Eventualmente, ¿Donde Estan Los Ladrones? já vendeu dez milhões de cópias no mundo todo. Shakira também recebeu seu primeiro Grammy Award, em 1999, para Grammy Latino de Melhor Rock /Álbum Alternativo. O seu primeiro álbum ao vivo, MTV Unplugged foi gravado em Nova York, em 12 de agosto de 1999. Aclamado pela crítica americana, é classificado como um dos seus melhores performances ao vivo. O álbum acústico ganhou o Prêmio Grammy de Melhor Álbum Pop Latino em 2001 e ganhou as vendas de 5 milhões de CD's em todo o mundo. Em Março de 2000, Shakira embarcou em sua turnê de dois meses pela América Latina e Estados Unidos. Em agosto de 2000, ela ganhou um MTV Video Music Award na categoria extinta do People's Choice - Artista Internacional Favorito para Ojos Asi. Em 9 de setembro de 2000, "Ojos Así" realizado na cerimónia inaugural de Latin Grammy Awards, onde ela foi indicada em cinco categorias: Álbum do Ano Melhor e Grammy Latino para Melhor Álbum Pop Vocal para MTV Unplugged, Melhor Performance Rock Vocal Feminino para Octavo Dia, Melhor Performance Vocal Pop Feminino e Latin Grammy Award para Best Short Form Music Video para Ojos Asi, mas ganhou apenas em dois deles. A performance de Shakira Ojos Asi foi votada como a maior apresentação de Grammy Latino de todos os tempos. Após o sucesso de ¿Dónde Están Los Ladrones? e MTV Unplugged, Shakira começou a trabalhar em um álbum de crossover para o Inglês. Graças ao enorme sucesso de outros atos, nomeadamente a de Ricky Martin, o cruzamento de artistas espanofonos para o mercado anglófono teve um grande impulso de popularidade no mainstream música e foi o próximo passo lógico na carreira de cantora. Shakira trabalhou por mais de um ano em novo material para o álbum. "Whenever, Wherever" ("Suerte" na versão em espanhol) foi lançado como o primeiro single do primeiro álbum de Shakira em Inglês em outubro de 2001. A música tem forte influência de música andina, incluindo charango e panpipes em sua instrumentação. A faixa foi produzida por Shakira, e foi um sucesso internacional. O terceiro álbum de estúdio internacional e primeiro em Inglês Laundry Service (Servicio De Lavanderia na América Latina e Espanha) foi lançado em 13 de novembro de 2001. O álbum estreou no número 3 no Billboard 200 Albums. Sete faixas tornaram-se singles internacionais: "Whenever, Wherever" (E.U.A. # 6) / "Suerte" (E.U. Latin # 1), Underneath Your Clothes (E.U.A. # 9), Objection (Tango) (E.U.A. # 55) / Te Aviso, Te Anuncio (Tango) (E.U.A. Latin # 16), The One, Te dejo Madrid, Que me quedes tú (E.U.A. Latin # 1) e Poem to a Horse, como o tema principal da turnê mundial de Shakira, o turismo da Mongoose. Porque o álbum foi criado com a intenção de vender para um mercado de idioma Inglês, o rock e dance-espanhol obteve sucesso de crítica ligeira: alguns críticos alegaram que suas habilidades eram muito fracas em Inglês para ela escrever com Rolling Stones afirmando que "ela parece uma rematada tolice" ou "a magia de Shakira é perdida na tradução". Shakira também foi criticada por seus fãs na América Latina, aparentemente, abandonando suas raízes folk e rock contemporâneo pelo pop americano. Apesar disso, o álbum se tornou o álbum mais vendido de 2002, vendendo mais de 13 milhões de cópias no mundo inteiro. Por esta altura, Shakira também lançou quatro músicas para Pepsi, para a sua promoção nos mercados Inglês: "Pergunte para mais", "Mas Pide", "bater na minha porta" e "Pideme El Sol", incluída no Extended Play - Pepsi. Na Aerosmith's MTV ICON em Abril de 2002, Shakira executou "Dude (Looks Like a Lady)". Também em 2002, Shakira juntou-se a Cher, Whitney Houston, Celine Dion, Mary J. Blige, Anastacia e as Dixie Chicks por VH1 Divas Live Las Vegas.25 Em setembro de 2002, Shakira ganhou o extinto International Viewer's Choose Award no MTV Video Music Awards com "Whenever, Wherever". Shakira também venceu o Latin GRAMMY Award para a categoria de Best Short Form Music Video para a versão em espanhol deste vídeo. Em outubro do mesmo ano, ela ganhou cinco MTV Video Music Awards para "Melhor Artista Feminina", "Melhor Artista Pop", "Artista do Norte (Região)", "Vídeo do Ano" (para "Suerte") e "Artista do Ano". Laundry Service foi certificado pela RIAA tripla platina em junho e, portanto, ajudou a estabelecer a presença musical de Shakira no mercado norte-americano mainstream.
Em novembro de 2002, o rótulo de Shakira Sony BMG lançou sua maior compilação de hits espanhol Grandes Éxitos . Um DVD e faixa-ten álbum ao vivo, chamado Live & Off the Record, também foi lançado em 2004, atingindo vendas de 3 milhões de CDs em todo o mundo, e comemora o "Mongoose on Tour" que teve uma audiência mundial de 1,2 milhões de pessoas. Shakira ficou fora dos holofotes por dois anos. Muitas possíveis datas de lançamento foram adiadas e ela anunciou o projeto Oral Fixation no início de 2005, com Rick Rubin como o produtor executivo. Fijación Oral, Vol. 1, o primeiro álbum do projecto, foi lançado em 3 de junho de 2005 na Irlanda, em 6 de junho de 2005 na Europa e em 7 de junho de 2005 na América do Norte, América Latina e Austrália. O primeiro single do álbum, "La Tortura" (E.U.A. # 23), que apresenta o espanhol balladeer Alejandro Sanz, foi lançada como single em abril e alcançaram o sucesso em larga escala no rádio e diferentes formatos de gráfico. Ele alcançou um recorde de vinte e cinco semanas como número um na Billboard Hot Latin Tracks. Shakira se tornou a primeira artista a realizar uma canção em língua espanhola na MTV Video Music Awards. Contrariando as expectativas baixas, Fijación Oral vol. 1 foi muito bem recebido pelo público: estreou no número quatro no Billboard 200 na semana de 15 de junho. De acordo com a publicação, o álbum vendeu 157 mil cópias em sua primeira semana de lançamento nos Estados Unidos, tornando-se a maior estreia de álbuns em língua espanhola. Na América Latina, no mesmo dia de seu lançamento oficial na Venezuela, que ganhou disco de platina, na Colômbia, Platina Triplo e no México, foi esgotado. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias em três dias. Quatro outros singles foram lançados a seguir a "La Tortura": "No" (11.º no E.U.A. Latin), "Dia De Enero" (1.º na Colômbia), "La Pared "(1.º na Espanha) e, em 2007, "Las de la Intuicion", que tomou a primeira posição em Espanha e Argentina durante várias semanas e no qual Shakira surge com a brilhante peruca roxa e gravata preta em algumas cenas hiper-sexualizadas em seu vídeo de música, com "Jaume de La Iguana" como o diretor do clipe. Em 8 de fevereiro de 2006, Shakira ganhou seu segundo Grammy Award. Ela foi premiada na categoria de "Melhor Latin Rock / Alternative Album" (Fijación Oral Vol. 1.). Shakira recebeu quatro Grammy Latino em 2 de novembro de 2006: Gravação do Ano e Melhor Canção para "La Tortura", Melhor Álbum do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop para Fijación Oral Vol. 1. Antes do lançamento de "Oral Fixation, Vol. 2", Shakira apareceu na MTV Europe Music Awards 2005 em Lisboa, Portugal, onde ela cantou "Don't Bother", o primeiro single do álbum, poucos minutos antes de ganhar um prêmio na categoria de Melhor Artista Feminina e também na concessão de outros no mundo. Oral Fixation Vol. 2 foi lançado em 29 de novembro de 2005 na América do Norte, Austrália e Europa continental. o álbum estreou em número de cinco no Billboard 200 Albums. Duas faixas do álbum, "How Do You Do" e Timor, provocou alguma controvérsia na época de seu lançamento nos países muçulmanos. A capa do álbum que apresenta Shakira à imagem de Eva com fruta proibida também foi considerada controversa, e teve de ser alterada em vários países. Don't Bother falha ao pico dentro do top 40 nos Estados Unidos (E.U.A. # 42). No início de 2006, o rapper haitiano Wyclef Jean se juntou a Shakira para gravar o segundo single para o álbum. "Hips Don't Lie", o maior hit do século XXI, tornou-se o primeiro número um de Shakira no Billboard Hot 100, além de #1 em pelo menos 55 países. Shakira e Wyclef Jean também registrou Bamboo, versão desta canção de tema oficial da Copa do Mundo de 2006. Shakira, juntamente com Red Hot Chili Peppers, recebeu o maior número de nomeações para o MTV Video Music Awards de 2006, com "Hips Don't Lie", mas ganhou apenas o prêmio de Melhor coreografia. Shakira também lançou o terceiro e último single "Illegal" com Carlos Santana, que alcançou posições de topo em alguns países europeus e nos quadros de dança nos E.U. Em 10 de fevereiro de 2007 , Shakira participou do 49 Grammy Awards, e pela primeira vez ganhou a "Melhor Colaboração Pop com Vocais" para "Hips Don't Lie", com Wyclef Jean. Finalmente, Fixação Oral Vol. 2, vendeu mais de 8 milhões de cópias no mundo inteiro. Shakira embarcou em sua quarta turnê, a mais longa, a Oral Fixation Tour, em junho de 2006. A turnê teve 125 shows entre 14 de junho, 2006 e 9 de julho de 2007. Ela se apresentou em 5 continentes: Ásia, Europa, América do Norte, América Latina e África, com a audiência mundial de mais de 2,5 milhões de pessoas. Durante essa turnê, Shakira executou um concerto livre no México em 27 de maio de 2007, com mais de 210 mil espectadores. Este concerto apresenta o recorde de maior presença em qualquer concerto na história mexicana. Shakira também realizou em 9 de julho de 2006, na final da Copa do Mundo, na Alemanha. Em 12 de novembro de 2007, o "Oral Fixation Tour (DVD)" foi lançado na América do Norte. Durante um bate-papo online com seus fãs em El Heraldo, ela revelou que ela estava começando a escrever para seu novo álbum em Fevereiro de 2008. Além disso, na festa de lançamento do CD da cantora e compositora Shakira na Colômbia, o pai de Shakira, William Mebarak , afirmou que no momento, ela estaria começando a escrever e produzir novas músicas para seu então, próximo álbum. Isso estava sendo feito em "seu próprio estúdio", que muitos fãs pensam ser o estúdio em sua casa nas Bahamas.
No ano 2008, assinou um acordo com a companhia de moda e perfumes espanhola Puig para a comercialização dos perfumes que tem o seu nome. Após duas semanas em Londres, Shakira voou para a Colômbia para um concerto de paz na Letícia, Colômbia (na fronteira de três vias de Colômbia, Peru e Brasil) com Carlos Vives. Seguida por centenas de milhares de colombianos, Shakira fez uma conclamação para a libertação de reféns mantidos pelos rebeldes na Colômbia e um fim de sequestros similares na região. Mais tarde, foi relatado por Noticias Caracol na Colômbia, que Shakira voltou para sua casa, no estúdio Bahamas e continuou a gravar "uma coisinha" com os membros da banda Vives. Em 2 de julho de 2008, Shakira assinou um contrato de 10 anos com o Live Nation, o gigante da turnê internacional que começou a realizar lucrativos contratos para todos os fins. A gravadora vai abranger turnês, gravações, patrocínio e mercadorias em todo o mundo, ela anunciou. "Shakira é uma das poucas artistas verdadeiramente globais, disse Jason Garner, chefe global de música da Live Nation. "Ela pode vender música e bilhetes em quase todos os cantos do globo." Nem os representantes de Shakira, nem a Live Nation confirmaria o valor do negócio, mas pessoas próximas das negociações, disseram que, dependendo da performance de Shakira durante os 10 anos, é provável que seja entre US $ 70 milhões e $ 100 milhões. O contrato de Shakira com Epic Records pede mais três álbuns, um em Inglês, um em espanhol e uma compilação, mas o turismo e outros aspectos do negócio a Live Nation dará início imediatamente. No início de 2008, a Forbes nomeou Shakira a quarta artista mais bem paga do sexo feminino na indústria da música. O primeiro single do terceiro álbum de Shakira em língua inglesa é intitulado "She Wolf". Shakira compôs e produziu a faixa com John Hill, e Sam Endicott (vocalista e compositor de The Bravery). A versão hispânica intitulada "Loba", estreou em 29 de junho de 2009. Em 2 de julho de 2009, o site oficial da Shakira anunciou que "O álbum inteiro é She Wolf" lançado em outubro de 2009, pela Epic e que "apresenta uma lista de faixas predominantemente em Inglês". O site também anunciou que um álbum espanhol será lançado em 2010. Shakira estreou "She Wolf" na Z100 e KIIS-FM em 13 de julho de 2009. Em 14 de julho de 2009, "She Wolf" e "Loba" se tornaram disponíveis para download a partir de iTunes. O single foi bem sucedido em todo o mundo, atingindo o número um na América Latina; #2 na Alemanha, Irlanda, Itália, Estónia e Espanha; o número três na Suíça e na Áustria; o número quatro no Reino Unido, França e Grécia; o número cinco no Canadá e na Bélgica, número seis, na Finlândia; número nove, no Japão, e número 11 nos Estados Unidos. O álbum foi lançado em outubro de 2009 na maioria dos países e, em Novembro de 2009, os Estados Unidos, recebeu comentários bastante positivos de diversos críticos. O álbum foi um sucesso nas paradas e desde então foi certificado ouro na Rússia, Irlanda, Suíça, Polónia, França, Argentina, Grécia e Hungria, a platina na Espanha, Reino Unido e no Oriente Médio, 2X platina na Colômbia e México, e 3x Platina em Taiwan. Os singles seguintes, "Did It Again", "Give It Up To Me", e "Gypsy", obtiveram moderado sucesso nas paradas. Em 2010, ela lança com sucesso o tema oficial da Copa do Mundo da FIFA Waka Waka (This Time for Africa) com o grupo sul-africano Freshlyground. Muitas críticas surgiram acerca da música, pois muitos sul-africanos preferiam que um artista local performasse a canção ao invés da colombiana. Essas críticas não impediram que a música debutasse em primeiro lugar na Argentina, Alemanha, Bélgica, Áustria, Espanha, Finlândia, Itália, no México, em Portugal, na França e em outros países. Foi certificada como Duas vezes Platina pela PROMUSICAE. Em 1 de setembro de 2010, Shakira lançou seu single "Loca", parte do álbum Sale el sol. O CD foi certificado como Ouro no Brasil, na Argentina e na Grécia, além de Platina no México e Venezuela, sendo também certificado como Diamante na Colômbia[carece de fontes]. Em 15 de setembro de 2010, iniciou a The Sun Comes Out Tour, que tinha como álbuns-base She Wolf e Sale el sol. O primeiro show ocorreu em Montreal, no Canadá, sendo na verdade, um ensaio do concerto. Em 4 de janeiro de 2011, lançou o single da faixa-título do álbum Sale el sol, composta pela própria Shakira e por Luis Fernando Ochoa. A canção chegou ao topo das paradas musicais na Argentina, Colômbia, Espanha, Uruguai, México e em Porto Rico; e ao top 10 de outros cinco países (dentre eles, Estados Unidos e Brasil. Depois de 14 anos sem fazer shows no Brasil, Shakira se apresentou no estacionamento da FIERGS, em Porto Alegre, e no Estádio do Morumbi, em São Paulo, respectivamente nos dias 15 e 19 de março de 2011. Um show que se realizaria em 17 de março, no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, foi cancelado devido à chuva.29 Horas antes do cancelamento do espetáculo, Shakira encontrou-se com a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, com quem conversou sobre ações de combate à pobreza.30 Esse show foi enfim realizado no dia 24 de março de 2011, para um público de 15 mil pessoas. Em novembro de 2011 Shakira anunciou que estava gravando seu novo álbum em inglês, que seria de músicas dos gêneros dance e electropop, contando com parcerias como Akon, LMFAO e Redone.
Foi anunciado tambem que estariam presentes no novo álbum: Fernando Garibay, produtor do álbum: Born This Way de Lady Gaga, Sia Furler, Afrojack, Dr. Luke, produtor do álbum: Teenage Dream de Katy Perry, no qual várias músicas chegaram no topo da Billboard. Em 13 de janeiro de 2014, ela lançou o primeiro single de seu novo álbum, intitulado Can´t Remember to Forget You em uma parceria com a cantora Rihanna, Tom Hull, Daniel Alexander e Erik Hassle, e produzida por John Hill e Kid Harpoon. Em 25 de março de 2014, Shakira lançou seu décimo álbum de estúdio, Shakira, este também é o quarto álbum bilingue da cantora colombiana. Ela anunciou que seu ábum seria misto, um pouco de rock, um pouco de reggae, um pouco de folk e naturalmente algumas músicas dance. No dia 29 de janeiro de 2015, Shakira dá a luz de seu segundo filho com o jogador Gerard Piqué, Sasha. Shakira decidiu criar, em 1997, na Colômbia, seu país de origem, a Fundação Pies Descalzos, que é uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes. Mais de 4,5 mil crianças são atendidas e recebem atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional. São beneficiadas crianças que perderam os pais e aquelas que possuem família. Nestes casos, os pais também recebem auxílio. Centenas de escolas recebem colaboração da fundação, que tem o nome de um dos álbuns de Shakira, Pies Descalzos (Pés Descalços). Desde o início da carreira, Shakira declara-se preocupada com as causas sociais. Foi eleita a primeira colombiana a ser embaixadora do Unicef, o fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude. Regularmente, Shakira visita a fundação, que conta com o apoio de várias empresas, e até ensina as crianças a cantar e dançar. A Colômbia enfrenta diversos problemas sociais. Além das distorções quanto a distribuição de renda, a guerrilha aprofunda estes problemas. No documentário de um dos seus DVD's, Shakira afirma que zelar pela criança é cuidar para que o futuro seja melhor e que não basta fazer um trabalho assistencial, deixando de lado a educação. Ela também fez questão de colocar imagens de bairros pobres e de como é comum a presença do Exército nas ruas. Actualmente, Shakira aliou-se com cantores, e empresários e organizações de cooperação internacional criando a Fundação ALAS, ou América Latina en Acción Social, para arrecadar fundos para o combate à pobreza em todo o continente. A entidade terá o apoio de organizações não-governamentais e de intergovernamentais como a Unicef.
Shakira foi uma das principais artistas responsáveis pela mudança do mercado fonográfico latino. O sucesso de “Pies Descalzos”, lançado oficialmente na Colômbia em 6 de outubro de 1995, chamou à atenção para a América Latina. “Pies Descalzos” também foi um dos primeiros álbuns latinos a ter um retorno comercial considerável nos Estados Unidos. Devido a esse álbum, a Sony se viu obrigada a criar o prêmio Prisma de Diamante devido às 1 milhões de cópias vendidas na Colômbia, um feito inédito até então. Pouco mais de um ano depois, o disco já havia superado a marca dos 3 milhões de exemplares. Porém, foi mesmo a partir de seu segundo álbum, ¿Dónde están los ladrones?, lançado em 23 de Setembro de 1998, que o mercado fonográfico americano começou de fato a abrir-se para Shakira. O disco foi lançado em Miami, numa colectiva para mais de de trezentos jornalistas de todo o mundo. No mesmo dia, o disco vendeu trezentas mil cópias. Com esse álbum, a cantora colombiana foi indicada ao Grammy. Shakira também teve destaque ao receber prêmios como os da Billboard (Melhor Álbum, Melhor Artista Revelação, e Melhor Vídeo) e da Univision por Artista Feminina e Artista Revelação. Na tarefa de divulgar o álbum nos Estados Unidos, a cantora passou a se dedicar a aprender a língua inglesa e um dos singles do disco, Inevitable, ganhou uma versão em inglês, apresentada pela primeira vez na emissora de TV Norte americana ABC; no programa Rosie O'Donnel Show. O apelo comercial de Shakira levou à gravação de um álbum acústico. Com a colaboração de Tim Mitchel na produção e a participação do grupo Morra Ariaga, na noite de 12 de agosto de 1999, ela se apresentou no Manhattan Center Studios, em Nova Iorque. A apresentação, para cerca de quinhentas pessoas, seria a base para o lançamento do álbum MTV Unplugged. O sucesso do álbum rendeu a Shakira um Grammy, três Grammy Latinos e milhões de cópias vendidas. Shakira começou a investir em sua carreira internacional. Após quase dois anos dedicados à produção, ela ressurgiu na mídia com uma produção discográfica diferente das anteriores, um álbum com gravações em inglês intitulado Laundry Service, que veio a consolidar seu sucesso no mercado latino do pop rock. A boa imagem na mídia rendeu à cantora importantes contratos publicitários — como a Pepsi e a marca americana de jeans Calvin Klein — que a ajudariam na tarefa de manter sua imagem em evidência na mídia.
----------------------
Shakira Isabel Mebarak Ripoll (Barranquilla, 2 de fevereiro de 1977), mais conhecida simplesmente como Shakira, é uma cantora, compositora e instrumentista colombiana, além de atuar regularmente como dançarina, coreógrafa, arranjadora, produtora, designer de moda, empresária, atriz, apresentadora de televisão,1 e modelo. A música colombiana é também filantropa e embaixadora da Boa Vontade da UNICEF colombiana. Vencedora de 2 prémios Grammy, 10 Latin Grammy, VMA, 1 EMA, 2 AMA, 3 BMA, 22 Latin Billboard Awards, 3 WMA e 4 NRJ Music Awards, Shakira já vendeu mais de 60 milhões de álbuns em todo o mundo,2 sendo uma das maiores vendedoras de discos nos anos 2000.3 Essa ampla rede de ritmos é identificável em canções como "Ciega, Sordomuda" (em que há nítidas influências mexicanas), "Ojos Así" e "Suerte" (dotadas de sons andinos e orientais), "Te Aviso, Te Anuncio" (em que o rock se mistura ao tango), "Obtener Un Sí" (no estilo bossa nova), "La Tortura" (com o reggaeton), "She Wolf" (estilo dance anos 1980 com música eletrônica). Shakira tem 9 músicas em #1 na Billboard Hot Latin Songs. Para além do espanhol que é a sua língua materna, Shakira é fluente em inglês e português, além de falar um pouco de italiano, francês, catalão e árabe, e já ter pronunciado no programa The Voice, algumas palavras em grego e cantado na música "Waka Waka (This Time for Africa)" alguns versos em pidgin, língua criada com base na língua fang, falada principalmente no sul de Camarões e na África Central. No total, Shakira, já vendeu pouco mais de 60 milhões de álbuns e 50 milhões de singles, mundialmente. Seu primeiro filho Milan Piqué Mebarak nasceu, na Espanha, em 22 de janeiro de 201312 . Em janeiro de 2015, a cantora deu à luz o seu segundo filho, Sasha.
Além disso, Shakira é o nome da marca de perfumes da artista, em colaboração com a companhia de moda e perfumes espanhola Puig. Em 2014,Shakira lançou o suposto single que havia sido "cancelado" na copa, lançou seu décimo álbum de estúdio Shakira., e no mesmo ano se tornou à artista com maior popularidade no Facebook, já que a sua fan page tem mais de 100 milhões de curtidas. Shakira nasceu na Colômbia e é descendente de espanhóis, libaneses e italianos. Seu álbum de estreia, Magia, foi gravado pela Sony Music, em 1990, quando tinha apenas treze anos. Depois disso, começou a fazer programas de televisão. As canções são uma coleção de escritos por ela desde que tinha 8 anos, misto de pop-rock romance e disco com acompanhamento eletrônico, no entanto, foi prejudicada pela falta de registro e coesão de produção. O álbum foi lançado em 1991 e contou com Magia e três outros singles. Apesar de ter se saído bem nas rádios da Colômbia, dando exposição à jovem Shakira, o álbum não foi bem sucedido comercialmente. O vídeo para a música Magia tornou-se primeiro vídeo pop nacional na Colômbia. Após a aclamação de Magia, o rótulo de Shakira pediu de volta ao estúdio para lançar uma continuação com mais canções de sucesso, para dar o potencial álbum. Embora pouco conhecido fora de sua Colômbia natal, Shakira foi convidada para se apresentar no Chile no Viña del Mar Festival Internacional da Canção em Fevereiro de 1993. O festival deu aspirantes a cantores latino-americanos a chance de realizar suas canções, e o vencedor foi escolhido por um painel de juízes. Shakira interpretou a balada "Eres" ("You Are") e ganhou o troféu pelo terceiro lugar. Um dos juízes que nela votaram era Ricky Martin. O seu segundo álbum Peligro do mesmo género foi lançado em 1993, mas Shakira não estava satisfeita com o resultado final, principalmente a questão da produção. O álbum foi melhor recebido do que Magia, embora ele também tenha sido considerado um fracasso comercial, devido à recusa de Shakira para anunciá-lo. Shakira decidiu, então, dar um hiato na gravação para que se pudesse graduar da escola. No mesmo ano, Shakira estrelou a série de TV colombiana "El Oasis", vagamente baseada na tragédia de Armero, tanto que cantou a música que era tema de abertura da novela de mesmo nome, sendo que esta não esteve presente no álbum Peligro. Shakira originalmente gravou a canção ¿Dónde Estás Corazón? (mais tarde lançada no seu álbum Pies Descalzos) para a coletânea "Nuestro Rock" em 1995, lançado exclusivamente na Colômbia. Shakira também gravou três faixas em Português intituladas "Estou Aqui", "Um Pouco de Amor" e "Pés descalços". Shakira voltou a gravar em 1995 com Luis F. Ochoa, com influências musicais de vários países que afetaram alguns dos seus próximos álbuns, e fez seu terceiro álbum de estúdio, Pies Descalzos. A gravação do álbum começou em fevereiro de 1995, após o sucesso de seu single ¿Dónde Estás Corazón?. A Sony deu a Shakira 100 mil dólares para produzir o álbum, uma vez que previu que o álbum não venderia 100.000 cópias. Iniciando com este álbum, Shakira começou a produzir sua própria música, aperfeiçoando sua voz e acima de tudo, o controle criativo sobre sua música. Altamente influenciado pelo mercado alternativo americano e grupos britânicos, como The Pretenders, o álbum foi apresentado no decente e pequeno auditório do teatro em castelhano La Bogotá em 6 de outubro de 1995. As músicas do álbum são melódicas, musicalmente surpreendente e corajoso, com letras intelectuais e uma mistura eletrônico / acústico que efetivamente quebrou o molde da fórmula pop latino, com um som autêntico, que não tinha sido ouvido antes.
O álbum foi lançado internacionalmente em 13 de fevereiro de 1996. Estreou em #1 em 8 países diferentes. No entanto, no Billboard 200 o álbum alcançou a posição #180 e pico de #5 no Billboard Top Latin Albums. O álbum gerou seis hit-singles Estoy Aquí (E.U. Latin # 2), ¿Dónde Estás Corazón? (E.U.A. Latin # 5), Pies Descalzos, Sueños Blancos, Un Poco de Amor (Latin # 6), Antología (E.U. América # 15) e Se Quiere, Se Mata (Latin # 8). Em Março de 1996, Shakira realizou a sua primeira turnê internacional chamada simplesmente de Tour Pies Descalzos, e ficou triste com a morte de vários fãs por causa da multidão descontrolada de 50.000 pessoas no concerto de sua cidade natal Barranquilha. Um ano depois, Shakira recebeu três Billboard Latin Music Awards para Álbum do Ano (Pies Descalzos), Vídeo do Ano (Estoy Aqui) e Melhor Novo Artista. Pies Descalzos vendeu mais de 5 milhões de cópias, liberando de um álbum de remixes, intitulado simplesmente The Remixes. Este álbum também incluía versões em português de algumas de suas canções mais conhecidas, resultado de seu sucesso no mercado brasileiro, onde Pies Descalzos vendeu quase um milhão de cópias. Tendo recebido um World Music Award como melhor artista latina, Shakira já preparava alguns novos materiais de seu segundo disco internacional. Ela foi escolhida entre dezenas de cantores latinos para estampar a capa da revista Time, no artigo intitulado Era da rockera. Seu quarto álbum,¿Dónde Estan Los Ladrones? (Onde estão os ladrões?) produzido inteiramente pela própria Shakira e Emilio Estefan, Jr. como produtor executivo, foi lançado em 28 de setembro de 1998. O álbum, inspirado por um incidente em um aeroporto em que uma mala cheia de sua letra escrita foi roubada, se tornou um hit maior que Pies Descalzos. No dia de seu lançamento oficial em Miami, o álbum vendeu de 300 mil cópias em um dia. All Music Guide e Rolling Stone deu ao álbum 4,5 / 5 estrelas e Donde Estan Los Ladrones atingiu a posição # 131 em pico os E.U.A. Billboard 200. Ele vendeu mais de 1,5 milhão de cópias nos os E.U. sozinho, tornando-o um dos melhores discos vendidos em espanhol nos E.U.A. Oito das onze faixas do álbum tornou-se singles, incluindo Ciega, Sordomuda (E.U.A. latin # 1), "Moscas En La Casa" (E.U.A. América # 25), "No Creo" (E.U. Latina # 9, E.U. # 74), Inevitable (E.U. América # 3), "Tú" (E.U. América # 1, # E.U. 95), Si Te Vas, Octavo Día, e as mundialmente famosas, árabe tinged Ojos Así (# E.U. Latina 22). As duas últimas canções de Shakira ganharam um Grammy Latino, cada um. Eventualmente, ¿Donde Estan Los Ladrones? já vendeu dez milhões de cópias no mundo todo. Shakira também recebeu seu primeiro Grammy Award, em 1999, para Grammy Latino de Melhor Rock /Álbum Alternativo. O seu primeiro álbum ao vivo, MTV Unplugged foi gravado em Nova York, em 12 de agosto de 1999. Aclamado pela crítica americana, é classificado como um dos seus melhores performances ao vivo. O álbum acústico ganhou o Prêmio Grammy de Melhor Álbum Pop Latino em 2001 e ganhou as vendas de 5 milhões de CD's em todo o mundo. Em Março de 2000, Shakira embarcou em sua turnê de dois meses pela América Latina e Estados Unidos. Em agosto de 2000, ela ganhou um MTV Video Music Award na categoria extinta do People's Choice - Artista Internacional Favorito para Ojos Asi. Em 9 de setembro de 2000, "Ojos Así" realizado na cerimónia inaugural de Latin Grammy Awards, onde ela foi indicada em cinco categorias: Álbum do Ano Melhor e Grammy Latino para Melhor Álbum Pop Vocal para MTV Unplugged, Melhor Performance Rock Vocal Feminino para Octavo Dia, Melhor Performance Vocal Pop Feminino e Latin Grammy Award para Best Short Form Music Video para Ojos Asi, mas ganhou apenas em dois deles. A performance de Shakira Ojos Asi foi votada como a maior apresentação de Grammy Latino de todos os tempos. Após o sucesso de ¿Dónde Están Los Ladrones? e MTV Unplugged, Shakira começou a trabalhar em um álbum de crossover para o Inglês. Graças ao enorme sucesso de outros atos, nomeadamente a de Ricky Martin, o cruzamento de artistas espanofonos para o mercado anglófono teve um grande impulso de popularidade no mainstream música e foi o próximo passo lógico na carreira de cantora. Shakira trabalhou por mais de um ano em novo material para o álbum. "Whenever, Wherever" ("Suerte" na versão em espanhol) foi lançado como o primeiro single do primeiro álbum de Shakira em Inglês em outubro de 2001. A música tem forte influência de música andina, incluindo charango e panpipes em sua instrumentação. A faixa foi produzida por Shakira, e foi um sucesso internacional. O terceiro álbum de estúdio internacional e primeiro em Inglês Laundry Service (Servicio De Lavanderia na América Latina e Espanha) foi lançado em 13 de novembro de 2001. O álbum estreou no número 3 no Billboard 200 Albums. Sete faixas tornaram-se singles internacionais: "Whenever, Wherever" (E.U.A. # 6) / "Suerte" (E.U. Latin # 1), Underneath Your Clothes (E.U.A. # 9), Objection (Tango) (E.U.A. # 55) / Te Aviso, Te Anuncio (Tango) (E.U.A. Latin # 16), The One, Te dejo Madrid, Que me quedes tú (E.U.A. Latin # 1) e Poem to a Horse, como o tema principal da turnê mundial de Shakira, o turismo da Mongoose. Porque o álbum foi criado com a intenção de vender para um mercado de idioma Inglês, o rock e dance-espanhol obteve sucesso de crítica ligeira: alguns críticos alegaram que suas habilidades eram muito fracas em Inglês para ela escrever com Rolling Stones afirmando que "ela parece uma rematada tolice" ou "a magia de Shakira é perdida na tradução". Shakira também foi criticada por seus fãs na América Latina, aparentemente, abandonando suas raízes folk e rock contemporâneo pelo pop americano. Apesar disso, o álbum se tornou o álbum mais vendido de 2002, vendendo mais de 13 milhões de cópias no mundo inteiro. Por esta altura, Shakira também lançou quatro músicas para Pepsi, para a sua promoção nos mercados Inglês: "Pergunte para mais", "Mas Pide", "bater na minha porta" e "Pideme El Sol", incluída no Extended Play - Pepsi. Na Aerosmith's MTV ICON em Abril de 2002, Shakira executou "Dude (Looks Like a Lady)". Também em 2002, Shakira juntou-se a Cher, Whitney Houston, Celine Dion, Mary J. Blige, Anastacia e as Dixie Chicks por VH1 Divas Live Las Vegas.25 Em setembro de 2002, Shakira ganhou o extinto International Viewer's Choose Award no MTV Video Music Awards com "Whenever, Wherever". Shakira também venceu o Latin GRAMMY Award para a categoria de Best Short Form Music Video para a versão em espanhol deste vídeo. Em outubro do mesmo ano, ela ganhou cinco MTV Video Music Awards para "Melhor Artista Feminina", "Melhor Artista Pop", "Artista do Norte (Região)", "Vídeo do Ano" (para "Suerte") e "Artista do Ano". Laundry Service foi certificado pela RIAA tripla platina em junho e, portanto, ajudou a estabelecer a presença musical de Shakira no mercado norte-americano mainstream.
Em novembro de 2002, o rótulo de Shakira Sony BMG lançou sua maior compilação de hits espanhol Grandes Éxitos . Um DVD e faixa-ten álbum ao vivo, chamado Live & Off the Record, também foi lançado em 2004, atingindo vendas de 3 milhões de CDs em todo o mundo, e comemora o "Mongoose on Tour" que teve uma audiência mundial de 1,2 milhões de pessoas. Shakira ficou fora dos holofotes por dois anos. Muitas possíveis datas de lançamento foram adiadas e ela anunciou o projeto Oral Fixation no início de 2005, com Rick Rubin como o produtor executivo. Fijación Oral, Vol. 1, o primeiro álbum do projecto, foi lançado em 3 de junho de 2005 na Irlanda, em 6 de junho de 2005 na Europa e em 7 de junho de 2005 na América do Norte, América Latina e Austrália. O primeiro single do álbum, "La Tortura" (E.U.A. # 23), que apresenta o espanhol balladeer Alejandro Sanz, foi lançada como single em abril e alcançaram o sucesso em larga escala no rádio e diferentes formatos de gráfico. Ele alcançou um recorde de vinte e cinco semanas como número um na Billboard Hot Latin Tracks. Shakira se tornou a primeira artista a realizar uma canção em língua espanhola na MTV Video Music Awards. Contrariando as expectativas baixas, Fijación Oral vol. 1 foi muito bem recebido pelo público: estreou no número quatro no Billboard 200 na semana de 15 de junho. De acordo com a publicação, o álbum vendeu 157 mil cópias em sua primeira semana de lançamento nos Estados Unidos, tornando-se a maior estreia de álbuns em língua espanhola. Na América Latina, no mesmo dia de seu lançamento oficial na Venezuela, que ganhou disco de platina, na Colômbia, Platina Triplo e no México, foi esgotado. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias em três dias. Quatro outros singles foram lançados a seguir a "La Tortura": "No" (11.º no E.U.A. Latin), "Dia De Enero" (1.º na Colômbia), "La Pared "(1.º na Espanha) e, em 2007, "Las de la Intuicion", que tomou a primeira posição em Espanha e Argentina durante várias semanas e no qual Shakira surge com a brilhante peruca roxa e gravata preta em algumas cenas hiper-sexualizadas em seu vídeo de música, com "Jaume de La Iguana" como o diretor do clipe. Em 8 de fevereiro de 2006, Shakira ganhou seu segundo Grammy Award. Ela foi premiada na categoria de "Melhor Latin Rock / Alternative Album" (Fijación Oral Vol. 1.). Shakira recebeu quatro Grammy Latino em 2 de novembro de 2006: Gravação do Ano e Melhor Canção para "La Tortura", Melhor Álbum do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop para Fijación Oral Vol. 1. Antes do lançamento de "Oral Fixation, Vol. 2", Shakira apareceu na MTV Europe Music Awards 2005 em Lisboa, Portugal, onde ela cantou "Don't Bother", o primeiro single do álbum, poucos minutos antes de ganhar um prêmio na categoria de Melhor Artista Feminina e também na concessão de outros no mundo. Oral Fixation Vol. 2 foi lançado em 29 de novembro de 2005 na América do Norte, Austrália e Europa continental. o álbum estreou em número de cinco no Billboard 200 Albums. Duas faixas do álbum, "How Do You Do" e Timor, provocou alguma controvérsia na época de seu lançamento nos países muçulmanos. A capa do álbum que apresenta Shakira à imagem de Eva com fruta proibida também foi considerada controversa, e teve de ser alterada em vários países. Don't Bother falha ao pico dentro do top 40 nos Estados Unidos (E.U.A. # 42). No início de 2006, o rapper haitiano Wyclef Jean se juntou a Shakira para gravar o segundo single para o álbum. "Hips Don't Lie", o maior hit do século XXI, tornou-se o primeiro número um de Shakira no Billboard Hot 100, além de #1 em pelo menos 55 países. Shakira e Wyclef Jean também registrou Bamboo, versão desta canção de tema oficial da Copa do Mundo de 2006. Shakira, juntamente com Red Hot Chili Peppers, recebeu o maior número de nomeações para o MTV Video Music Awards de 2006, com "Hips Don't Lie", mas ganhou apenas o prêmio de Melhor coreografia. Shakira também lançou o terceiro e último single "Illegal" com Carlos Santana, que alcançou posições de topo em alguns países europeus e nos quadros de dança nos E.U. Em 10 de fevereiro de 2007 , Shakira participou do 49 Grammy Awards, e pela primeira vez ganhou a "Melhor Colaboração Pop com Vocais" para "Hips Don't Lie", com Wyclef Jean. Finalmente, Fixação Oral Vol. 2, vendeu mais de 8 milhões de cópias no mundo inteiro. Shakira embarcou em sua quarta turnê, a mais longa, a Oral Fixation Tour, em junho de 2006. A turnê teve 125 shows entre 14 de junho, 2006 e 9 de julho de 2007. Ela se apresentou em 5 continentes: Ásia, Europa, América do Norte, América Latina e África, com a audiência mundial de mais de 2,5 milhões de pessoas. Durante essa turnê, Shakira executou um concerto livre no México em 27 de maio de 2007, com mais de 210 mil espectadores. Este concerto apresenta o recorde de maior presença em qualquer concerto na história mexicana. Shakira também realizou em 9 de julho de 2006, na final da Copa do Mundo, na Alemanha. Em 12 de novembro de 2007, o "Oral Fixation Tour (DVD)" foi lançado na América do Norte. Durante um bate-papo online com seus fãs em El Heraldo, ela revelou que ela estava começando a escrever para seu novo álbum em Fevereiro de 2008. Além disso, na festa de lançamento do CD da cantora e compositora Shakira na Colômbia, o pai de Shakira, William Mebarak , afirmou que no momento, ela estaria começando a escrever e produzir novas músicas para seu então, próximo álbum. Isso estava sendo feito em "seu próprio estúdio", que muitos fãs pensam ser o estúdio em sua casa nas Bahamas.
No ano 2008, assinou um acordo com a companhia de moda e perfumes espanhola Puig para a comercialização dos perfumes que tem o seu nome. Após duas semanas em Londres, Shakira voou para a Colômbia para um concerto de paz na Letícia, Colômbia (na fronteira de três vias de Colômbia, Peru e Brasil) com Carlos Vives. Seguida por centenas de milhares de colombianos, Shakira fez uma conclamação para a libertação de reféns mantidos pelos rebeldes na Colômbia e um fim de sequestros similares na região. Mais tarde, foi relatado por Noticias Caracol na Colômbia, que Shakira voltou para sua casa, no estúdio Bahamas e continuou a gravar "uma coisinha" com os membros da banda Vives. Em 2 de julho de 2008, Shakira assinou um contrato de 10 anos com o Live Nation, o gigante da turnê internacional que começou a realizar lucrativos contratos para todos os fins. A gravadora vai abranger turnês, gravações, patrocínio e mercadorias em todo o mundo, ela anunciou. "Shakira é uma das poucas artistas verdadeiramente globais, disse Jason Garner, chefe global de música da Live Nation. "Ela pode vender música e bilhetes em quase todos os cantos do globo." Nem os representantes de Shakira, nem a Live Nation confirmaria o valor do negócio, mas pessoas próximas das negociações, disseram que, dependendo da performance de Shakira durante os 10 anos, é provável que seja entre US $ 70 milhões e $ 100 milhões. O contrato de Shakira com Epic Records pede mais três álbuns, um em Inglês, um em espanhol e uma compilação, mas o turismo e outros aspectos do negócio a Live Nation dará início imediatamente. No início de 2008, a Forbes nomeou Shakira a quarta artista mais bem paga do sexo feminino na indústria da música. O primeiro single do terceiro álbum de Shakira em língua inglesa é intitulado "She Wolf". Shakira compôs e produziu a faixa com John Hill, e Sam Endicott (vocalista e compositor de The Bravery). A versão hispânica intitulada "Loba", estreou em 29 de junho de 2009. Em 2 de julho de 2009, o site oficial da Shakira anunciou que "O álbum inteiro é She Wolf" lançado em outubro de 2009, pela Epic e que "apresenta uma lista de faixas predominantemente em Inglês". O site também anunciou que um álbum espanhol será lançado em 2010. Shakira estreou "She Wolf" na Z100 e KIIS-FM em 13 de julho de 2009. Em 14 de julho de 2009, "She Wolf" e "Loba" se tornaram disponíveis para download a partir de iTunes. O single foi bem sucedido em todo o mundo, atingindo o número um na América Latina; #2 na Alemanha, Irlanda, Itália, Estónia e Espanha; o número três na Suíça e na Áustria; o número quatro no Reino Unido, França e Grécia; o número cinco no Canadá e na Bélgica, número seis, na Finlândia; número nove, no Japão, e número 11 nos Estados Unidos. O álbum foi lançado em outubro de 2009 na maioria dos países e, em Novembro de 2009, os Estados Unidos, recebeu comentários bastante positivos de diversos críticos. O álbum foi um sucesso nas paradas e desde então foi certificado ouro na Rússia, Irlanda, Suíça, Polónia, França, Argentina, Grécia e Hungria, a platina na Espanha, Reino Unido e no Oriente Médio, 2X platina na Colômbia e México, e 3x Platina em Taiwan. Os singles seguintes, "Did It Again", "Give It Up To Me", e "Gypsy", obtiveram moderado sucesso nas paradas. Em 2010, ela lança com sucesso o tema oficial da Copa do Mundo da FIFA Waka Waka (This Time for Africa) com o grupo sul-africano Freshlyground. Muitas críticas surgiram acerca da música, pois muitos sul-africanos preferiam que um artista local performasse a canção ao invés da colombiana. Essas críticas não impediram que a música debutasse em primeiro lugar na Argentina, Alemanha, Bélgica, Áustria, Espanha, Finlândia, Itália, no México, em Portugal, na França e em outros países. Foi certificada como Duas vezes Platina pela PROMUSICAE. Em 1 de setembro de 2010, Shakira lançou seu single "Loca", parte do álbum Sale el sol. O CD foi certificado como Ouro no Brasil, na Argentina e na Grécia, além de Platina no México e Venezuela, sendo também certificado como Diamante na Colômbia[carece de fontes]. Em 15 de setembro de 2010, iniciou a The Sun Comes Out Tour, que tinha como álbuns-base She Wolf e Sale el sol. O primeiro show ocorreu em Montreal, no Canadá, sendo na verdade, um ensaio do concerto. Em 4 de janeiro de 2011, lançou o single da faixa-título do álbum Sale el sol, composta pela própria Shakira e por Luis Fernando Ochoa. A canção chegou ao topo das paradas musicais na Argentina, Colômbia, Espanha, Uruguai, México e em Porto Rico; e ao top 10 de outros cinco países (dentre eles, Estados Unidos e Brasil. Depois de 14 anos sem fazer shows no Brasil, Shakira se apresentou no estacionamento da FIERGS, em Porto Alegre, e no Estádio do Morumbi, em São Paulo, respectivamente nos dias 15 e 19 de março de 2011. Um show que se realizaria em 17 de março, no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, foi cancelado devido à chuva.29 Horas antes do cancelamento do espetáculo, Shakira encontrou-se com a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, com quem conversou sobre ações de combate à pobreza.30 Esse show foi enfim realizado no dia 24 de março de 2011, para um público de 15 mil pessoas. Em novembro de 2011 Shakira anunciou que estava gravando seu novo álbum em inglês, que seria de músicas dos gêneros dance e electropop, contando com parcerias como Akon, LMFAO e Redone.
Foi anunciado tambem que estariam presentes no novo álbum: Fernando Garibay, produtor do álbum: Born This Way de Lady Gaga, Sia Furler, Afrojack, Dr. Luke, produtor do álbum: Teenage Dream de Katy Perry, no qual várias músicas chegaram no topo da Billboard. Em 13 de janeiro de 2014, ela lançou o primeiro single de seu novo álbum, intitulado Can´t Remember to Forget You em uma parceria com a cantora Rihanna, Tom Hull, Daniel Alexander e Erik Hassle, e produzida por John Hill e Kid Harpoon. Em 25 de março de 2014, Shakira lançou seu décimo álbum de estúdio, Shakira, este também é o quarto álbum bilingue da cantora colombiana. Ela anunciou que seu ábum seria misto, um pouco de rock, um pouco de reggae, um pouco de folk e naturalmente algumas músicas dance. No dia 29 de janeiro de 2015, Shakira dá a luz de seu segundo filho com o jogador Gerard Piqué, Sasha. Shakira decidiu criar, em 1997, na Colômbia, seu país de origem, a Fundação Pies Descalzos, que é uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes. Mais de 4,5 mil crianças são atendidas e recebem atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional. São beneficiadas crianças que perderam os pais e aquelas que possuem família. Nestes casos, os pais também recebem auxílio. Centenas de escolas recebem colaboração da fundação, que tem o nome de um dos álbuns de Shakira, Pies Descalzos (Pés Descalços). Desde o início da carreira, Shakira declara-se preocupada com as causas sociais. Foi eleita a primeira colombiana a ser embaixadora do Unicef, o fundo das Nações Unidas para a Infância e Juventude. Regularmente, Shakira visita a fundação, que conta com o apoio de várias empresas, e até ensina as crianças a cantar e dançar. A Colômbia enfrenta diversos problemas sociais. Além das distorções quanto a distribuição de renda, a guerrilha aprofunda estes problemas. No documentário de um dos seus DVD's, Shakira afirma que zelar pela criança é cuidar para que o futuro seja melhor e que não basta fazer um trabalho assistencial, deixando de lado a educação. Ela também fez questão de colocar imagens de bairros pobres e de como é comum a presença do Exército nas ruas. Actualmente, Shakira aliou-se com cantores, e empresários e organizações de cooperação internacional criando a Fundação ALAS, ou América Latina en Acción Social, para arrecadar fundos para o combate à pobreza em todo o continente. A entidade terá o apoio de organizações não-governamentais e de intergovernamentais como a Unicef.
Shakira foi uma das principais artistas responsáveis pela mudança do mercado fonográfico latino. O sucesso de “Pies Descalzos”, lançado oficialmente na Colômbia em 6 de outubro de 1995, chamou à atenção para a América Latina. “Pies Descalzos” também foi um dos primeiros álbuns latinos a ter um retorno comercial considerável nos Estados Unidos. Devido a esse álbum, a Sony se viu obrigada a criar o prêmio Prisma de Diamante devido às 1 milhões de cópias vendidas na Colômbia, um feito inédito até então. Pouco mais de um ano depois, o disco já havia superado a marca dos 3 milhões de exemplares. Porém, foi mesmo a partir de seu segundo álbum, ¿Dónde están los ladrones?, lançado em 23 de Setembro de 1998, que o mercado fonográfico americano começou de fato a abrir-se para Shakira. O disco foi lançado em Miami, numa colectiva para mais de de trezentos jornalistas de todo o mundo. No mesmo dia, o disco vendeu trezentas mil cópias. Com esse álbum, a cantora colombiana foi indicada ao Grammy. Shakira também teve destaque ao receber prêmios como os da Billboard (Melhor Álbum, Melhor Artista Revelação, e Melhor Vídeo) e da Univision por Artista Feminina e Artista Revelação. Na tarefa de divulgar o álbum nos Estados Unidos, a cantora passou a se dedicar a aprender a língua inglesa e um dos singles do disco, Inevitable, ganhou uma versão em inglês, apresentada pela primeira vez na emissora de TV Norte americana ABC; no programa Rosie O'Donnel Show. O apelo comercial de Shakira levou à gravação de um álbum acústico. Com a colaboração de Tim Mitchel na produção e a participação do grupo Morra Ariaga, na noite de 12 de agosto de 1999, ela se apresentou no Manhattan Center Studios, em Nova Iorque. A apresentação, para cerca de quinhentas pessoas, seria a base para o lançamento do álbum MTV Unplugged. O sucesso do álbum rendeu a Shakira um Grammy, três Grammy Latinos e milhões de cópias vendidas. Shakira começou a investir em sua carreira internacional. Após quase dois anos dedicados à produção, ela ressurgiu na mídia com uma produção discográfica diferente das anteriores, um álbum com gravações em inglês intitulado Laundry Service, que veio a consolidar seu sucesso no mercado latino do pop rock. A boa imagem na mídia rendeu à cantora importantes contratos publicitários — como a Pepsi e a marca americana de jeans Calvin Klein — que a ajudariam na tarefa de manter sua imagem em evidência na mídia.
----------------------