Maria Tereza: Musa da Conservação Ambiental do Brasil

Maria Tereza Jorge Pádua tem uma vida inteira dedicada à conservação da natureza. Uma pioneira na gestão pública de áreas protegidas, ousando em vários aspectos, vencendo preconceitos, liderando em diferentes organizações nacionais e internacionais, abrindo espaço para tantos que seguiram seu exemplo de ousadia, protagonismo e amor à causa ambiental.

Teve participação decisiva no estabelecimento de 15 Unidades de Conservação no Brasil, que cobrem mais de 8 milhões de hectares das mais representativas porções dos principais biomas brasileiros. Ela, sozinha, é a pessoa diretamente responsável pela criação das maiores áreas de proteção ambiental no mundo. Mas suas realizações não se limitam à criação de Unidades de Conservação.

Ela foi Presidente do IBAMA, justamente num momento extremamente importante para o Brasil e o mundo. Maria Tereza presidiu o Instituto durante a Eco-92, considerada a maior Conferência das Nações Unidas.

Também foi fundadora da ONG Funatura (Fundação Pró-Natureza), membro da WWF (Fundo Mundial para Vida Silvestre), membro da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), além de atuar em muitas outras importantes entidades conservacionistas.

Por suas notáveis realizações na área ambiental, Maria Tereza teve seu nome eternizado numa belíssima flor “Laelia purpurata Maria Tereza” – considerada a “Rainha das orquídeas”. A Analista Ambiental e chefe do Orquidário Nacional do IBAMA, Lou Menezes, é uma das mais respeitadas pesquisadoras de orquídeas do mundo, e homenageou Maria Tereza por considerá-la a “Verdadeira Musa da Conservação Ambiental no Brasil".

Ao longo de sua extensa e bem-sucedida carreira, ela já recebeu outros títulos: Maria Natureza, Mãe dos Parques e Reservas do Brasil, Grande Defensora do Cerrado, Primeira Mulher Conservacionista do Governo Brasileiro, Pioneira na Gestão das Unidades de Conservação, Lenda Viva do Ambientalismo, Ícone das Políticas Públicas Ambientais.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Brasília – DF, Março de 2015.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 24/03/2015
Reeditado em 24/03/2015
Código do texto: T5181867
Classificação de conteúdo: seguro