Botafogo..botafogo!,
Time de tantas gerações,
cada jogo é o seu melhor jogo,
Dentro e fora de Ribeirão.
Botafogo, time querido, de tantos craques revelados,
Dentro ou fora do Santa Cruz,
melhor que o Bafo, tem se mostrado,
Esse time que nos seduz.
Pantera do Norte,
dentre outras tantas paixões,
ser botafoguense não é sorte,
é sublimar a alegria de torcer
E sempre, sempre vencer,
No pódio dos campeões.
(Sócarates Di Lima)


 



Botafogo Escudo do Botafogo Futebol Clube
NomeBotafogo Futebol Clube AlcunhasMaior do Interior
Bota
Fogão
Pantera das Américas
Pantera da Mogiana Torcedor/AdeptoBotafoguense Mascote Pantera Neggra Fundação12 de outubro de 1918 (96 anos) EstádioLuís Pereira (anterior)
Santa Cruz (atual) Capacidade29.292[1]LocalizaçãoRibeirão Preto, SP,
 Brasil Presidente
Gustavo Assed Ferreira Treinador
Alexandre Ferreira 


Campeonato Paulista 
A1 2014

D 2014
Em Andamento
Em julho 
A1 2013
D 2013
7º colocado
27º Colocado  A1 2012
CP 2012
15º colocado
16º colocado Ranking nacional39º Lugar, 555 pontos Websitebotafogosp.com.br Cores do TimeCores do TimeCores do Time 
 Cores do Time  Uniforme
titular
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
 Cores do Time Cores do Time  Uniforme
alternativo
 Temporada atual editar
O Botafogo Futebol Clube, mais conhecido como Botafogo de Ribeirão Preto é um clube brasileiro de futebol da cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, fundado em 12 de outubro de 1918. Atualmente, disputa a Série A1 do Campeonato Paulista, ao lado dos grandes clubes do estado.
  • 1 História
     
    • 2 Jogadores revelados no clube que atuaram pela Seleção Brasileira de Futebol
       
  • 3 Jogadores de Seleção que defenderam as cores do clube
    História
    No começo do século XX, a cidade de Ribeirão Preto tinha disputas bastante acirradas entre clubes de futebol. Cada bairro tinha pelo menos um clube representando-o. Na Vila Tibério, eram três: União Paulistano, Tiberense e Ideal Futebol Clube. Por conta disso, o bairro nunca conseguia alcançar bons resultados nos campeonatos disputados na cidade. Em 1918, representantes do Ideal, através de reuniões realizadas num local onde hoje encontra-se o "Bar Piranha", propuseram uma fusão dos clubes do bairro. Além dos integrantes das diretorias dos três clubes, participaram também funcionários da antiga Estrada de Ferro Mogiana e da Companhia Antarctica Paulista.
    Houve um consenso com relação à formação de uma nova agremiação que iria representar o bairro, mas na hora da escolha do nome não se chegava a uma conclusão. Após acaloradas discussões, um dos membros teria dito: "Ou vocês definem logo o nome ou então 'bota fogo' em tudo e acabem com essa história..." Isto acendeu a ideia de todos eles e o nome do clube teve uma definição inesperada. A ameaça incendiária do dirigente acabou ajudando na escolha do nome. A proposta foi aceita e, em 1918, surgiu o Botafogo Futebol Clube. Alguns fatos contribuiram diretamente para a escolha do nome. A atual rua Saldanha Marinho, chamava se "Botafogo" por ser um lugar onde eram queimados os lixos da cidade e ficava próximo a Companhia Antarctica Paulista. Outro fato é que a expressão "bota fogo" era muito usada pelos funcionários da Estrada de Ferro Mogiana. Ambos presentes na fundação.
    A estreia do Botafogo aconteceu em Franca, contra o Esporte Clube Fulgêncio, um time daquela cidade. A partida terminou 1 x 0 em favor do time de Ribeirão Preto. O primeiro título do Botafogo foi o de Campeão do Interior, em 1927. Em 1956, o clube foi o campeão do Centenário de Ribeirão Preto, vencendo o Comercial na final, por 4 x 2. O Botafogo recebeu ainda a Taça dos Invictos, após ficar 19 partidas sem perder. No mesmo ano, o time também foi campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.
    Em 1962, o clube fez uma excursão pela Argentina, onde conquistou nove vitórias, três empates e duas derrotas. Entre elas uma vitória sobre o Estudiantes por 5 x 2. Depois dessa viagem, o clube passou a ser conhecido como "Pantera da América".
    No ano de 1977, o Botafogo foi campeão da Taça Cidade de São Paulo (Primeiro turno do Campeonato Palista), fazendo a final com o São Paulo num jogo de tempo normal e prorrogação. O jogo finalizou em 0 X 0, dando o título ao Botafogo por ter feito melhor campanha.
    Na década de 1990, dois vice-campeonatos e dois acessos: da Série C, em 1996, e da Série B, em 1988. No ano seguinte, o Botafogo foi rebaixado e, em 2000, disputou a Copa João Havelange no Módulo Amarelo (equivalente à Série B).
    Em 2001, o Bota foi vice-campeão paulista,um feito extraordinário para um clube do interior,que disputa um dos campeonatos mais competitivos no mundo do futebol.No mesmo ano,disputou pela terceira vez em sua história o Brasileirão da Série A,onde foi rebaixado sem algo a atrapalhar dessa vez.
    Em 2003,foi rebaixado para a Série A-2 e no ano seguinte,foi rebaixado para a Série A-3 por conta de problemas com escalação irregular de jogador sem registro junto à Federação Paulista, no famoso "tapetão". No ano seguinte, conquistou acesso para A-2 sendo Campeão da Serie A-3.

 
Estádio Santa Cruz, Botafogo de Ribeirão Preto, um dos principais do Brasil
Em 2008, voltou para elite do futebol paulista, tendo disputado a série A-1 em 2009 e terminado na 15ª colocação. Em 2010, o Bota se classificou para a Série D do campeonato nacional, e sagrou-se Campeão do Interior vencendo na final o São Caetano, por 1 x 0.
A partir de 2012,o time passou por um momento difícil no Paulistão da A-1,onde quase caiu para a Série A-2.Só se salvou na última rodada com uma vitória por 2 x 1 em cima do Guarani aos 47 do segundo tempo no Santa Cruz.
Em 2013,o Botafogo fez um Paulistão avassalador,comparando com o de 2012.Ficou e terminou entre os oito primeiros da fase inicial da Série A-1.Infelizmente,o Pantera acabou sendo massacrado nas quartas de final pelo Mogi Mirim por 6 a 0.
Em 2014,o time foi patrocinado pela marca esportiva Adidas,e num Paulistão com formato diferente dos outros,liderou o seu grupo na primeira fase do estadual,inclusive com vitórias importantes,como os 3 a 1 no Palmeiras e o 1 a 0 no Come-Fogo.Infelizmente,perdeu nas oitavas para o possível campeão Ituano nos pênaltis em pleno Santa Cruz.O sétimo lugar no estadual o levou para o Brasileiro da Série D,onde não conseguiu passar da primeira fase.
Jogadores revelados no clube que atuaram pela Seleção Brasileira de Futebol]Paulo Egídio Zé Mario +  Baldocchi (Tri-Campeão Mundial em 1970) Geraldão  Sócrates + Boiadeiro  Eurico Raí (Tetra-campeão Mundial 1994) e  Cicinho Diego Alves  Bordon Lucas  Tim + Cochabamba
Jogadores de Seleção que defenderam as cores do clube Aguilera Mário Sérgio, César Maluco  Palhinha, pablo Escobar Fábio Oliveira  Nélio Biro-Biro Edevaldo  Edson Abobrão Mauricinho Paulo Cesar Camassuti  Chicão André Neles Veiga Ivan Dario Alegria Sérgio Guedes  Polozzi Peu Fabio de Los Santos  Zé Luiz Alessandro Jeferson
Fatos Históricos
  • A média de jogadores revelados pelo Botafogo que atuaram pela Seleção Brasileira em Copas é superior a muitos clubes grandes, como Palmeiras e Atlético-MG. Ao todo foram sete convocações: Tim (1938), Baldochi (1970), Sócrates (1982-1986), Raí (1994), Cicinho (2006) e Doni (2010).
  • O Botafogo Futebol Clube é um dos poucos clubes de que já venceu o tradicional Boca Juniors em La Bombonera. Em 11 de Julho de 1971, o clube ribeirão-pretano venceu o time portenho por 5 x 3. Paulinho, Marco Antônio, Ferreira (duas vezes) e Rubén Suñé (contra) marcaram os gols do Tricolor, e Raúl Savoy e Hugo Curioni, os do Boca. As duas equipes já haviam se enfrentado anteriormente, também em La Bombonera, em 1962, quando os anfitriões venceram por 2 x 1.
  • O jogador Sócrates falecido recentemente em 4 de dezembro de 2011, ídolo do Botafogo, foi eleito em 1983 o melhor jogador sulamericano do ano e incluído pela FIFA, em 2004, na lista dos 125 melhores jogadores vivos da história. Era também considerado pela mídia especializada (CNN, World Soccer e Placar) como um dos grandes jogadores de todos os tempos.
  • Os Jogadores Raí, Zé Mario e recentemente o goleiro Diego Alves, foram convocados para a Seleção Brasileira de futebol ainda jogando pelo Botafogo, sendo que Diego Alves teve sua primeira convocacao aos 18 anos em 2005 ainda na base do Botafogo. Zé Mário foi o primeiro jogador de um clube no interior do Brasil a ser convocado para a Seleção Brasileira de Futebol. Em exames de rotina os médicos à serviço da Seleção brasileira, descobriram que estava doente (Leucemia). Em 8 de Junho de 1977 atuou no amistoso Brasil e Inglaterra no Maracanã e contra a Seleção Paulista no dia 12 de Junho. Pouco tempo depois veio a falecer. A imprensa paulista e torcedores do clube, consideravam Zé Mário o craque daquele Botafogo de 1977, que "encheu os olhos" de Osvado Brandão com seus belos gols, na época treinador da Seleção Brasileira. Certamente jogaria a Copa de 1978 na Argentina se não fosse esta fatalidade.
  • Em 1962, o jogo Botafogo e Boca Juniors no estádio Labombonera, foi transmitido ao vivo pela rádio Bandeirantes de São Paulo. A rádio Bandeirantes naquele tempo era um dos principais meios de comunicação no Brasil. Na chegada dos jogadores ao Brasil, o Botafogo recebeu o apelido de "pantera das Américas" pelo jornal "A Gazeta Esportiva", pela excelente campanha realizada em gramados argentinos. Ao todo foram 14 jogos com 9 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas.
  • O Botafogo tem a maior torcida da sua região com cerca de três milhões de habitantes, e detém 68% dela comprovadamente (pesquisa realizada pela Brunoro Sports em 1998). Tem o terceiro maior estádio particular do Brasil, o "Santa Cruz", sendo o trigésimo sétimo do mundo, com uma capacidade de 50 mil torcedores.
  • O clube serviu de inspiração para a fundação do Botafogo de Cordinhã (Cantanhede), em Portugal no ano de 1971. Além do nome homônimo, o clube Português possui o escudo idêntico ao Botafogo de Ribeirão Preto. Outro clube inspirado no Botafogo é o Clube Atlético Paulistinha de São Carlos.
Torcidas Organizadas
  • A torcida organizada, Fiel Força Tricolor, fundada em 1992, possui um dos maiores bandeirões do Brasil, oitavo maior do mundo, medindo 135x33 metros, sendo 90% pintado. Em 2008, a FFT desfilou no carnaval de Ribeirão Preto como bloco, celebrando os 90 anos de fundação do Botafogo. O atual presidente da torcida é o João Paulo Piva.
  • Associação Recreativa e Cultural Torcida Organizada "Força Jovem Tricolor". Fundada em 1976 Agora volta em 2013 para trazer novidades para a arquibancada tricolor , a torcida já conta com cerca de 15 membros ativos e vem crescendo cada dia mais. O Atual presidente da torcida é Jhonatan Adorni e vice Thales dos Santos.
  • Em 2011. Surgiu a torcida Kamikaze tricolor, fundada por ex integrantes da Fiel força tricolor.
Mascote
A pantera tem como características principais a força e a flexibilidade no mundo animal. Dentro dos gramados, o Botafogo ganhou o apelido de “Pantera da Mogiana” pelas vitórias obtidas contra as equipes pertencentes a esta região do Estado de São Paulo. A conquista do título inédito de Campeão do Interior, em 1927, fez do Botafogo uma equipe temível, exatamente como uma pantera.
Títulos
 
Estádio Santa Cruz, com as cores do clube
 
Setor das Cadeiras Cativa do Estádio Santa Cruz
 
Estádio Santa Cruz, localizado na Zona Sul de Ribeirão Preto
Títuloss ArgentinaSesquicentenário da Argentina11972 ArgentinaTorneio Internacional da Argentina41962, 1969, 1971, 1972 ArgentinaLiga Desportiva da Argentina11984 GuatemalaPentagonal da Guatemala11966 Costa RicaTorneio Carmencita Granados11984 Costa RicaCopa Damián Castillo Durán11982 Is São PauloCopa Ribeirão Preto11967* Estaduais CompetiçãoTítulosTemporadas São PauloCampeonato Paulista de Futebol - Série A221956, 2000 São PauloCampeonato Paulista do Interior 1927, 2010 São PauloTaça Cidade de São Paulo11977 Campeonato Paulista de Futebol - Primeiro Turno11960 Campeonato Paulista - Série A312006 São PauloTaça dos Invictos11956 (19 jogos) São PauloTorneio Vicente Feola11976 São PauloTorneio Início11957Municipais/Regionais CompetiçãoTítulosTemporadas Taça do Centenário de Ribeirão Preto11956 BandeiraRibeiraoPreto.svgEstatueta de Bronze de Segundo Lugar na Taça Villa Brasil11924 BandeiraRibeiraoPreto.svgTaça Sudan11933BandeiraRibeiraoPreto.svgTaça Ribanco11969BandeiraRibeiraoPreto.svgTaça Ribeirão Preto11974 BandeiraRibeiraoPreto.svgTroféu Jornalista Renê Andrade12014
|}
  • Título dividido com Comercial FC e Ferroviária de Araraquara.
VICE-CAMPEÃO
TORNEIOS NACIONAIS
  • Campeonato Brasileiro da Série B: 1998.
    Brasil Campeonato Brasileiro da Série C: 1996.
Torneios Interestaduais
  • Quandrangular Interestadual Cidade de Goiânia: 1965
Torneios Estaduais
  • Campeonato Paulista Série A1: 20001
Torneios Municipais/Regionais
  • Taça Villa Brasil: 1924
    BandeiraRibeiraoPreto.svg Torneio Diário da Manhã: 1933
    BandeiraRibeiraoPreto.svg Taça Dunlop: 1936
    BandeiraRibeiraoPreto.svg Troféu Marechal Castelo Branco: 1970
    BandeiraRibeiraoPreto.svg Taça Welson Gasparini: 1992
Categorias de Base
CAMPEÃO
Torneios Estaduais
  • Campeonato Paulista de Juniores: 1981, 1984, 1988, 1994
VICE-CAMPEÃO
Torneios Estaduais
  • Copa São Paulo de Futebol Junior: 1983
Estatísticas
Temporadas do Botafogo-SP Participações
Participações em 2015 CompetiçãoTemporadasMelhor campanhaEstreiaÚltimaA R Baixa São PauloCampeonato Paulista50Vice-campeão (2001)195720153 BrasilCampeonato Brasileiro13º colocado (1976 e 1978)197620012 Série B14Vice-campeão (1998)1980200231 Série C3Vice-campeão (1996)199520031 Série D227º colocado (2013)20102013 Copa do Brasil32ª Fase (2000)19992002

Últimas dez temporadas] Brasil BrasilSão Paulo São Paulo AnoCampeonato BrasileiroCopa do BrasilCampeonato PaulistaCopa Div.Pos.PtsJVEDGPGCFase MáximaDiv.Pos.Fase Máxima 2006CNão classificado-A3SF 2007CNão classificado-A26ºQF 2008CNão classificado—A21F 2009DNão classificadoA115ºSF 2010D33º4611458A1—2011DNão classificado-A13º1F 2012DNão classificadoA115º2F 2013D7º9823387—A17º 2014DNão classificado—A15ºF 2015DA classificar—A1A/dA/d
  • Legenda:
     Campeão.
     Vice-campeão.
     Eliminado na semifinal.     Classificado à Copa Libertadores da América pela campanha no Campeonato Brasileiro.
     Classificado à Copa Libertadores da América pelo título da Copa do Brasil ou Copa Libertadores.
     Classificado à Copa Sul-Americana ou Copa Conmebol.     Campeão do Campeonato do Interior
     Rebaixado à divisão inferior.
     Promovido à divisão superior.
Elenco 2014 - Goleiros Jogador Brasil Gilvan Brasil João Lucas Brasil Renan RochaBrasil Andrey Defensores JogadorPos. Brasil César GaúchoBrasil Eli Sabiá Vindo de EmpréstimoBrasil IgorBrasil Alex SilvaLD BrasilDênisLE Meio-campistas JogadorPos. Brasil LielBrasil Luciano SorrisoBrasil Sérgio MotaBrasil Lucas Patinho Vindo de EmpréstimoM Atacantes
 Jogador Brasil Zé Roberto
 
Ex-Presidentes
Gustavo Assed 2012/2013...
Silvio Martins 2012 (Renunciou)
Luiz Pereira 2010/2011
Virgílio Pires Martins 2008/2009
Luiz Pereira 2006/2007
Walcris da Silva 2002/2005
Luiz Carlos Bianchi 2002
Ricardo Christiano Ribeiro 1998/2001
Laerte Alvez (1994-1997)
José Antonio Montefeltro 1990/1993
Osvaldo Silva 1986/1989
Faustino Jarruche 1984/1985
Miguel Mauad Neto 1982/1983
Benedito Sciência da Silva 1980/1981
Atílio Benedini Neto 1976/1979
Faustino Jarruche 1974/1975
Ricardo Christiano Ribeiro 1972/1973
Walter Strambi 1970/1971
Osvaldo Silva 1969
Farjala Moisés/Osvaldo Silva 1968
Francisco Oranges 1967
Waldomiro da Silva 1956/1966
João Rucian Ruiz 1955
  • Costábile Romano 1953/1954
    Luiz Manoel Marinho 1952
    Costábile Romano 1949/1951
    Osvaldo de Abreu Sampaio/Durvalino Cened 1948
    Domingos Baptista Spinelli 1947
    José Elias de Almeida 1944/1946
    Arthur Fernandes de Oliveira 1942/1943
    Mario Marques 1941
    Adelmo Silva 1940
    Francisco Prata 1939
    Edison Dutra Barroso 1938
    Adriano dos Santos 1937
    Luiz Pereira 1936
    José de Magalhães 1935
    Adriano dos Santos 1934
    Francisco Prata 1931/1933
    Antonio Augusto da Silva 1929/1930
    Adriano dos Santos 1925/1928
    Francisco Prata 1924
    Alvino Grotax 1922/1923
    José Novas 1920/1921
    Pedro Aguiar / Egydio Cabral 1919
    Joaquim Gagliano 1918
  • Posição: 39º
    Pontuação: 555 pontos (Ranking criado pela Confederação Brasileira de Futebol que pontua todos os times do Brasil).
Botafogo Futebol Clube
 

Principais estádios
(Os 10 maiores)Morumbi • Arena Corinthians • Prudentão • Allianz Parque • Pacaembu • Teixeirão • Arena Barueri • Brinco de Ouro • Santa Cruz • Canindé
v  e
Futebol de Ribeirão Preto Clubes de futebol: Botafogo | Comercial | Olé Brasil
Principais estádios: Santa Cruz | Palma Travassos
Clássicos: Come-Fogo
Ribeirão Preto
 
[
Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Botafogo_Futebol_Clube_(Ribeirão_Preto)&oldid=41161950
 
Socrates Di Lima
Enviado por Socrates Di Lima em 25/01/2015
Reeditado em 25/01/2015
Código do texto: T5113509
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.