Sou merendeira sim
Sou merendeira cuido da merenda escolar
Legumes com afeto eu sei misturar
Faço merenda com criatividade
Acrescento carinho e amizade
Me preocupo com detalhes
Não me esqueço de lavar as mãos
Higienizo com atenção
Fico atenta à pauta da merenda escolar
Desperdiço eu não sei tolerar
Uso a criatividade na hora de cozinhar
Casca de banana em farofa eu sei transformar
O sabor é a minha principal preocupação
Deixo tudo gostoso para das crianças chamar a atenção
Bolo de carne com macarrão,
Lasanha de bolacha com camarão
Um suco gostoso com pão
Mingau de miriti ou de açaí
além de nutritivos são produtos daqui
Sou merendeira e gosto de cozinhar
Para as crianças que vem para a escola estudar.
Promover uma alimentação saudável na escola, significa melhorar padrões de saúde, garantir segurança alimentar e nutricional e, sobretudo, construir cidadania de milhares de crianças brasileiras.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, Merenda escolar, tem como objetivos estimular a alimentação saudável e suprir, parcialmente, as necessidades nutricionais dos alunos da rede pública durante a sua permanência na escola. Porém para que estes objetivos sejam atendidos é preciso um longo esforço da gestão municipal para fazer com que a merenda de qualidade chegue de maneira universalizada a todas as escolas da rede pública. Esse esforço passa por questões que envolvem articulação com outras políticas públicas ( agricultura, etc), infra estrutura e logística, mas acima de tudo pelo envolvimento de todos os atores do processo ( diretores, professores, conselhos, merendeiras).
É muito importante que toda a comunidade escolar atribua uma responsabilidade ainda maior no sentido de qualificar e ampliar cada vez mais a merenda escolar .
Este poema tem como objetivo reconhecer, homenagear e fortalecer as merendeiras que produzem diariamente a alimentação das crianças das escolas públicas de Abaetetuba.