Texto 03 - A AMIZADE
Aos AMIGOS leitores eu ofereço, com carinho, o manifesto do inesquecível Mestre de Assis, sobre esse tão nobre sentimento:
(Palavras de São Francisco de Assis)
“Primeiramente devemos dizer que o apóstolo Pedro se interessou muito pela amizade, quando recomendou aos seus companheiros que granjeassem amigos. E nós vamos repetir o discípulo primeiro de Jesus Cristo, falando no mesmo tom e na mesma sequência: “Deveis todos fazer amigos, pois a amizade verdadeira ser-vos-á luz em todos os caminhos para a eternidade.

Eis o tesouro de que não devemos nos esquecer em todas as circunstâncias, no momento de falar, na hora de compreender, no instante do trabalho, quando estivermos em casa, nas nossas andanças e mesmo nas orações, porque a amizade é um vínculo onde pode transitar o Amor.

Vamos passar por inúmeros lugares, meus filhos, dando e pedindo. Vamos conhecer muitas nações e vamos nos comunicar com milhares de criaturas; e a oportunidade de fazermos amigos não nos vai faltar. Esse é, pois, o mais belo exercício para a alma: compreender o nosso semelhante e ajudá-lo com os nossos recursos, para que no amanhã essa amizade venha a nos ajudar, na divulgação da palavra de Cristo às nações e a todas as criaturas de Deus. Fazer amigos é acumular tesouros na eternidade.
Devemos nos lembrar novamente dos dois mandamentos, sintetizados por Jesus, quando se referia aos dez recebidos por Moisés no Monte Sinai: "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.” Se os homens se amassem uns aos outros, se todos fossem amigos uns dos outros, no verdadeiro sentido da palavra, a Terra se transformaria em Céu, e nada faltaria, porque o interesse de ajudar seria força divina a correr nas veias de todas as criaturas.
É isso que deveremos ver no futuro, quando o Mestre dos mestres for conhecido de todos os povos e quando o Evangelho for falado e vivido por todas as pessoas. Todas as virtudes estão ligadas na amizade e esta se engrandece quando elas transmutam em Amor.”