Texto 02 - A FELICIDADE
Os autores do livro que citei na publicação anterior e do qual aqui me valho, contam que São Francisco de Assis era vidente e também privilegiado por emissões de espíritos divinos, inclusive do próprio Jesus.
Apoiados nessas qualidades, seus seguidores lhe sugeriam temas pedindo fossem explanados sob sua visão, a fim de beberem daquela sabedoria.
São partes das definições por ele narradas naquelas reuniões que aqui publico aos amigos, trechos esses abordando os assuntos também já citados na Homenagem 01. Eis o tema de hoje
:

(Palavras de São Francisco de Assis)
" Felicidade, meu caro companheiro, por enquanto, na Terra, somente temos notícia da sua beleza e do seu estado permanente de bem-estar. Depende do esforço de cada um, no pleno exercício do aprimoramento. Ela não é e nunca foi doada; é conquistada pela alma que sobe o calvário da vida. A felicidade não é comprada nem vendida, é acumulada de passo a passo, pelas linhas de oportunidade que a vida nos oferece em todos os momentos. A felicidade é, pois, o conjunto de virtudes acumuladas no coração.
Todos somos candidatos à tranquilidade imperturbável, mas, para tanto, temos de lutar e vencer a mais dura das batalhas, na guerra com nós mesmos, que carece de vigilância permanente para eliminar os inimigos que muito conhecemos: o ódio, a inveja e o ciúme, a discórdia, a maledicência, a vingança, o orgulho, o egoísmo, etc. São frentes de lutas que devemos travar para vencer a nós mesmos e conhecer o terreno sagrado do nosso coração.
Muitas criaturas há que desanimam na busca da felicidade, por desejarem desfrutá-la de imediato, fato impraticável. Ela começa com a simples mudança de pensamento, descendo para as ideias, dominando as ações, buscando a vivência, demorando, às vezes, tempo prolongado. A verdadeira felicidade exige, na vida de cada um, a pureza de pensamentos, de ideias e de sentimentos, a pureza de coração, da palavra e da vida. Entretanto, depois de tudo isso conquistado, o clima de felicidade perfumará o nosso ser, e nunca mais a perderemos e ela nos acompanhará no tempo que se chama eternidade.
O amor é o centro da vida, na vida de Deus. Ninguém poderá amar ao próximo por interesse e é este clima mais puro da alma que gera a felicidade.
Jamais poderemos alcançar a felicidade sem passar pelos caminhos do amor puro.“