CHAVES
Todas as homenagens a Roberto Bolanos, o Chaves; um humor ingênuo e do tipo pastelão, muito baseado em circo; o mesmo de Chaplin, dos Trapalhões, estes últimos, com um pouco mais de malícia, uma característica brasileira, mas, sem maldade ou exagero. Esse é o verdadeiro humorismo; claro, há a charge política, mas essa deve pertencer a jornais e revistas especializados.
Mas , o pior de tudo é o humor negro; não sei por que nos últimos tempos, infelizmente , o humor de mau gosto tem predominado, infelizmente, nos humoristas da nova geração. Falo isso após ver um filme argentino atualmente em cartaz; não fica claro se isso é humorismo, pois não achei graça nenhuma; o que me preocupa é como um casal jovem ao lado rachava de rir de desgraças cotidianas e provocações; da minha parte achei grotesco e, não é isso que me faz rir. Fico pasmo como reagem as pessoas , de um modo geral, nas redes sociais; os vídeos meus devem ter restrições a comentários ; só os publico após aprovação.
Não sei qual a graça de achincalhar o próximo e desferir-lhe ofensas; é uma situação cômoda, sentado em sua casa, reclamar que o mundo é ruim; o duro é sair à luta para melhorá-lo, dando sua modesta contribuição; a minha vem acontecendo há quase 25 anos, militando pela educação no Brasil.
Da minha parte, sei o peso que têm as palavras e, uma palavra mal colocada leva a desavenças, mas, um elogio aqui, um sorriso, uma palavra amiga, fazem uma grande diferença, por isso, mais uma vez parabéns a Roberto Bolanos, por nos alegrar muitas tardes com seu humorismo espirituoso, latino-americano, muito afeito a nossa cultura de emoção e afeto, ao contrário de muitas fórmulas importadas, que são ruins, e não condizem com nossa cultura.