Cartinha pra amiga Maria Minêra

Ji-Paraná – Rondônia, iscrito nu dia premêro di otubro du ano de 2014. Quarta fêra.

Prezada amiga Maria Minêra, de São Roque de Minas, qui é a cidade aí nondé qui cê mora.

Nóis, in vida, custuma pidi pra Deus mode livrá nóis dus inimigo sabido i iscundido, pois nóis num sabe quar deles é us iscundido.

Mar di quando in vêiz, Deus lumia in nóis u foco da luiz Dele, mode direcioná arguém de arma pura e de beleza de coração qui é quiném arma de anjo. Arguém pru quem a gente prega logo um bem-querê. Ni qui quando menos si ispera, tá a pessoa lá, butada pelo anjo de Deus pra fazê nóis filiz pur dimais caquela amizade qui saiu num se sabe dadonde, mar se é de Deus, é do céu!

Isturdia, pruziano ca Fabiana, prima deu, pur sinar muito quirida pur nóis tudo, sem mar nem menus, tascô logo, sem quê nem pruquê, cô percisava de cunhecê essa dona pur nome de Maria Minêra. Bão, pensei cá ca minha mulêra: Num sei quê quessa dona qué queu, mar, se é minêra, é conterrâina, e se é conterrâina, é das nossa!

Essa prima minha, a Fabiana, qui já disse i ripito qui é muito quirida pur nóis tudo, pruziano num tar de “feicibuke”, esse trem de iscrivinhá num quadradim alumiado, cumas letrinha pregada numa tába de prástico, nadonde ocê iscreve de cá e a ôtra pessoa, nu caso a prima, qui tá du ôtro lado du mundo, dá nutícia do qui é qui ocê iscrivinhô cá... coisa de doido... Pois é, ela insistiu queu, falano qui não, qui num sei o quê, qui ocê num pode dexá de cunversá ca Maria Minêra, qui ela tá doidinha pra te conhecê... E eu di cá bulino na minha cachola: Diacho! Quê cô fiz pressa dona qui nem cunheço querê carqué coisa queu? Bão, só priguntano prela, pra sabê!

Intão! Cunversei ca dona! Ô di cá, ela di lá! E pensa numa dona intiligente! Simprona inguar qui nóis. Perfessôra! Inscritôra! Sabedora de tudo in quanto é causo i gosta das coisa da roça! I num disse nu começo qui Deus é quem ponhô essa dona lá? E num é qui foi? Essa dona, Maria Minêra, mora nu céu! Um lugá im bêra da Serra da Canastra, cheia de arve de tudo inquanto é cô e de passarim de tudo inquanto é jêit, e ela véve butano no aparêi as foto – culurida, né êsse trem preto e branco de antigamente não, é culurida, qui é mermo qui butá nóis drento da pintura – mode fazê inveja bôa in nóis.

U cô quero cocêis fica sabeno, e tô aqui contano, é quessa dona é uma amiga ispeciar. É dessas qui quem tem, tem qui cuidá. I óia qui nem cunheço ela ansim pessoarmente, de zóio no zóio i si si vê na rua, ligêro, é inté capaiz de nóis passá reto sem se cunhecê, mar nem pur isso nóis num dêxa de se arrespeitá. Nóis tem é um zêlo muito grande cum zanzoto... Nóis parece qui já si cunhece é dos antigamente!

Isturdia, im ôtra ucasião, nóis resorveu iscrivinhá junto uma historinha qui foi saino, saino e saino da nossa mulêra inquanto nóis cunversava nesse aparêi de “fêicebuke”. Óia! Nóis inventô tudim! Ô falava e inventava um pôco e tiçava a bola prela cuntinuá dali, e ela num si fazia de rogada, iscrivinhava de lá e tiçava a bola de vorta preu cuntinuá... parecia jogo de pingue-pongue, eu pingue e ela pongue, eu pingue e ela pongue... i num é qui o pessoar qui leu – co povo chama leitô – aprovô a brincadêra? Aprovô i inté dero opinião favoraver! Procê vê!

Óia Maria, ô e dona Eni, minha muié, temus grande istima i respeito por ocê! E nóis gradece Fabiana, qui já disse i ripito i ripito de novo, qui é muito quirida pur nóis tudo, qui presentô ocê pra nóis, mode tê presenteado ocê pra nóis. Bão! Presentá... presentá mermo, de vera mermo, presentô não, caus de quê, cumo já disse i ripito, nóis nunca se vimo derêito, num valeno dizê pur foto, caus de quê presentação mermo é de chegá perto, cunversá zoinano um prôto, pertá a mão, e tumá um cafezim, de preferênça um cafezim minêro, cuado in cuadô de pano, de indagorinha.

Bão! Pur finar e pur derradêro, num butano reparo num meu modo precário i simprório de falá i iscrivinhá, quiria dizê, cumo já dito, e se num dito, dexado nus entremêi das lêtra i dos palavriado, qui essa é uma homenage simprória de um grande amigo cocê tem du lado de cá, e porveito pá pidi a Deus prele bençoá nóis, pressa nossa amizade qui cumeçô di istalo, pirdurá mais qui pirdurá nóis nessa vida, i i além, prôtas vidas si ôtras vidas inzistí pracolá da morte. Tem gente qui jura di pé junto qui inzisti, ô quero crê qui sim, caus de quê a vida é boa pur dimais, né mermo? Inda mió ni qui quando se arruma amizade da boa qui nem essa!

Acho qui já falei dimais, pra além du derradêro, i, antonce, nu adimais, fica na proteção di Deus cum os nossos miores votos de istima e cunsideração! Um abraço, i fica cum Deus ocê i sua famia tudim, pruquê nóis qué te vê bem pur dimais.

Inté!

Seu amigo, Charles Lucevan Rodrigues.

Charles Lucevan Rodrigues
Enviado por Charles Lucevan Rodrigues em 03/10/2014
Código do texto: T4986298
Classificação de conteúdo: seguro