Doutor Chapatin

O Dr. Chapatín surgiu no ano de 1970 dentro do programa "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada" (Os Super Gênios da Mesa Quadrada)antecessor do progama chespirito . Mas, na verdade, não era bem o Dr. Chapatín. Era um antecessor do personagem chamado de "Dr. Chespirito Chapatín". Nesse programa o médico, junto a Ramón Valdez, María Antonieta de las Nieves e Ruben Aguirre, fazia piadas sobre as cartas enviadas por supostos telespectadores dando-lhes respostas absurdas. Também parodiavam sobre as notícias do dia no México e no mundo.

Depois que Roberto Gómez Bolaños ingressou com seus seriados na TV TIM (Televisión Indepediente de México), em 1970, o Dr. Chapatín era esquete do programa Chespirito. Além desse personagem eram esquetes também o Chapolin Colorado, O Chómpiras e o Peterete e, em 1971, o chaparron e em 1972 o chaves .

A personagem também teve um quadro do seriado Chapolin 20 min. e também no [segundo periodo do programa chespirito]] 45 min.Foi o personagem que mais durou pois está presente em todos os quadros entre 1970 e 1995 .

O Dr. Chapatín é um velhinho muito agitado que adora futebol. Ainda exerce a profissão de médico mesmo já não contando com a plenitude de suas faculdades mentais. É um velho que já não escuta muito bem e demonstra ser estúpido algumas vezes. É impaciente e de caráter forte. Sempre que se aborrece, bate com a sua sacolinha de papel em qualquer um que esteja em sua frente, sobretudo quando lhe chamam de velho e/ou ancião ou fazem piadas estabelecendo ligações da palavra ao seu modo de ser e quando fazem referência à sua baixa estatura. Sempre que fica nervoso ou assustado, ele diz: "Já me deu coisas."

Óculos e uma sacolinha de papel que sempre leva em sua mão sendo que ninguém sabe o que tem no interior dela. É com esse objeto que ele bate nas pessoas que caçoam dele. Pelo visto, deve mesmo ter alguma coisa dentro, pois as pessoas que sofrem as pancadas desse saquinho sentem muita dor.

Bordões

Isso me dá coisas - Geralmente quando o irritam;

Insinua que sou velho? - Quando o chamam (Direta ou indiretamente) de velho. Como "Acho que o senhor serviu bolinhos na Santa ceia".

Nuntim (Quando perguntam o que leva no saco "-Nuntim. - O que? - 'Nuntim' interessa!"

Algumas de suas frases características são: Isto me dá coisas, Insinua que eu sou velho?, Que te importa?, Agora sim vou ao futebol

Fez uma participação no programa Chavo del Ocho (Chaves), onde, no episódio "Aula de Música", canta junto as crianças a canção "Joven Aún" (Se você é jovem ainda): Se você é jovem ainda, amanhã velho será, ao menos que o coração sustente a juventude que nunca morrerá.

Helládio Holanda
Enviado por Helládio Holanda em 30/09/2014
Código do texto: T4982472
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.