O viajante e os nomes das cidades de Minas Gerais
Estava no MONTE AZUL observando aquele BELO HORIZONTE quando pensei em viajar por MINAS GERAIS seria como ver toda essa MINAS NOVAS que me inspirou aquela BELA VISTA DE MINAS de MONTES CLAROS. Então coloquei a mão no bolso e tinha apenas MOEDA. Peguei meu MACHADO para corta alguns galhos de OLIVEIRAS para fazer uma fogueira porque a LUZ já se despedia com uma sensação de LIBERDADE ao longe algumas LUMINÁRIAS de UBERABA E UBERLÂNDIA. Avistei um pé de MANGA UBÁ e ENTRE FOLHAS consegui ver uma FORMOSA para matar a fome. Ao voltar vi um CAMPO BELO uma CAMPINA VERDE que deixava todo CAMPO FLORIDO lembro-me até hoje o céu DESCOBERTO bem ao longe a LAGOA DOURADA que LAGOA FORMOSA conhecida como LAGOA DOS PATOS em PATOS DE MINAS antes a LAGOA SANTA era LAGOA DA PRATA sendo uma LAGOA GRANDE por ter vários LAGOAS no total eram SETE LAGOAS. Naquele momento senti muita sede logo ali tinha um POÇO FUNDO e não teria como pegar água e já estava escurecendo lembrei-me que se quisesse ÁGUA BOA somente perto de CACHOEIRA DE MINAS. Perto tinha um rio de ÁGUAS VERMELHAS naquela noite mataria a minha sede encostei a cabeça em uma árvore BURITIS e adormeci.
Acordei na MATUTINA para não perder tempo. Recordei da conversa que tive com CORONEL MURTA que tinha muito OURO PRETO, OURO FINO, OURO BRANCO e CRISTAIS para o lado da ESTRELA DO SUL onde era muita ESPINOSA para subir a CHAPADA DO NORTE e passar por um FLORESTAL. Em IPATINGA tinha muitos FERROS e LAVRAS. Fui conversar com o CONSELHEIRO PENA porque as terras são do CORONEL DANTAS que tinha uma filha VIRGEM BONITA chamada MARIANA.
Queria fazer FORTUNA DE MINAS decidi passar pela PONTE NOVA e entrei num COMERCINHO do SÃO JOSÉ DO MANTIMENTO para almoçar parecia mais um CHALÉ. Era época de PIRACEMA em PIRAPORA no rio SÃO FRANCISCO SEM-PEIXE tinha somente LAMBARI e PIAU. A sorte que tinha o PERCADOR ABATIAS DOS DOURADOS de FAMA e de BOM SUCESSO que tinha trago um peixe. Coloquei muita CALDAS da PIMENTA e PEDRO TEIXEIRA olhando que estava com os OLHOS D'ÁGUA me ofereceu depois um PEQUI para ajudar, mas naquele momento queria nem que seja um PINGO D'ÁGUA. No desespero peguei um POTE de PRATA e tomei, dentro tinha CANA VERDE. Naquele momento ouvi TIROS que CORONEL FABRICIANO dava para o alto primo de TIRADENTES casado com CRISTINA apavorando o povo porque estava de RESSAQUINHA. Sai com PASSOS largos pelo PONTO DOS VALENTES que na porta PASSA QUATRO no desespero PASSA VINTE. Depois desse sufoco e agora que PASSABEM caminhei perto do rio SALINAS de ÁGUA COMPRIDA resolvi fazer um BOM REPOUSO para seguir viagem.
A frente uma CHÁCARA com um FRUTAL de LARANJAL fiz um RECREIO e era nas terras de JOÃO MONLEVADE meu cumpadre que apareceu gritando: - Corri, corri trás docê ONÇA DE PITANGUI. Fui em direção de um PAVÃO dando uma VOLTA GRANDE na PEDRA DOURADA correndo RIO ACIMA deixando a confusão no SÃO GONÇALO DO RIO ABAIXO. Avistei uma CASA GRANDE passei pela PORTEIRINHA e no CURRAL DE DENTRO pedido abrigo a CONSELHEIRO LAFAIETE para passar a noite. Sua esposa JORDÂNIA trouxe em um tabuleiro um cafezinho, pão de queijo, uma broa de fubá e um queijo. Mais tarde jantamos frango com quiabo acompanhado de tutu à mineira.
Na ALVORADA DE MINAS me deu alguns ARCOS e uma faca de TRÊS PONTAS. Subi no pé de uma GOIABEIRA passando para um COQUEIRAL sendo picado por uma FORMIGA me dando FERVEDOURO e acabei caindo pelas DORES DE TURVO. Sobrevivi a isso tudo. Gritou lá no fundo que depois de SÃO JOÃO DEL REI deveria ir para DIAMANTINA que lá tinha uma PEDRA AZUL. Teria que passar por ENTRE RIOS DE MINAS que tinha RIO DO PRADO e RIO PRETO um era RIO CASCA e o outro RIO NOVO às vezes RIO MANSO e outras RIO DOCE pelo encontro que tinha com MAR DE ESPANHA essas eram as MARAVILHAS e seu RESPLENDOR. Entrei em CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO com MATO VERDE entre as MAMONAS em CAMPOS ALTOS tinha uns PAPAGAIOS e no CAMPO DO MEIO um PERIQUITO. Segui para BORDA DA MATA para colher algumas frutas CAMPESTRE. De repente levei um VAZANTE na COLUNA pelo CABO VERDE levamos vários TOMBOS e depois me levou para o QUARTEL GERAL que na entrada no mastro a BANDEIRA DO SUL deixando a cargo do CAPITÃO ANDRADE e CAPITÃO ÊNEAS. Entregou-me para MATIAS CARDOSO um JUIZ DE FORA amigo do CORONEL PACHECO e do COMENDADOR GOMES. Perguntaram-me: Seu nome? Respondi: Ricardo Antonio de Lima Oliveira. Perguntaram-me: - De onde você é? O que fazes em GUANHÃES? Respondi: EU SOU MINEIRO UAI, SÔ! Mas, ficaram sabendo o que iria fazer pediram para fazer um JURAMENTO com DATAS marcadas para levar um pouco para o GOVERNADOR VALADARES, SENADOR AMARAL e SENADOR FIRMINO que estavam de CAMPANHA eleitoral e para eles da PEDRA BONITA que encontrasse.
Depois desse susto é preciso ter TRÊS CORAÇÕES. Chegando ao destino encontrei dois garimpeiros PAULISTAS PEDRO LEOPOLDO E PEDRO TEIXEIRA que estavam a dias procurando, perto dos índios AIMORÉS em ITAMBACURI em direção ao rio JEQUITINHONHA. PERDÕES posso PASSA TEMPO nesta busca com vocês? Responderam que sim com a cabeça. Naquele ROCHEDO DE MINAS na FRONTEIRA DOS VALES na ESPERA FELIZ naquela SERRA AZUL DE MINAS de encontrar alguma coisa passaram-se alguns dias até a primeira PRATINHA para nossa CONSOLAÇÃO naquele BELO VALE nas BICAS ALTO RIO DOCE. Alguns meses depois fizemos a CONTAGEM da nossa CONQUISTA. No final achei algumas pedras de RUBIM, RUBELITA, ESMERALDAS e TURMALINA e eles PRATA, TOPÁZIO e OURO VERDE DE MINAS. Agora será uma NOVA ERA com BOA ESPERANÇA para fazer MORADA NOVA DE MINAS desse aventureiro Ricardo Luz Lima.