Chaves (Parte 13 "Clotilde a Bruxa do 71")
Atriz que interpreta: Angelines Fernandez
Onde mora: Casa nº 71
Bordões: "Quem é bruxa?", "É melhor não dizer mais nada"
Características: A pouco atraente senhora que vemos na foto ao lado é a brux... digo, Dona Clotilde. Uma mulher que já passa dos 50 anos e que mantém um amor pelo Seu Madruga, a quem adora fazer favores e preparar os seus quitutes. É alvo constante das crianças, que espalham para os quatro ventos que Dona Clotilde é uma bruxa e que sua casa seria um enorme “laboratório” de bruxarias. Mas Clotilde é uma senhora de bom coração, e amiga de todos na vila, apesar de ser, digamos, um pouco fofoqueira.As crianças da vizinhança não gostam muito dela e a chamam de Bruxa. Ela está sempre atrás do Seu Madruga, por quem é apaixonada, sempre fazendo bolos e frangos para agradá-lo, mas é sempre acusada pelas crianças de enfeitiçar a comida.
Nasceu em Madri, Espanha em 9 de júlio de 1922.
Chegou ao México em 1947, portanto não é uma refugiada de guerra como dizem algumas fontes.
Foi convidada para fazer peças de teatro e logo obteve um contrato com uma compania de teatro em Cuba voltando ao méxico em 1950 para atuar no teatro Arbeú com a obra "Un corazón con freno y marcha atrás".
Foi pioneira do cinema mexicano e trabalhou nos filmes de Cantinflas e Arturo de Córdova. Porém a maioria das pessoas a conhecem do seriado Chaves onde interpretou a "Bruxa do 71" - Dona Clotilde - por mais de 23 anos.
Era uma pessoa de carater forte e se especializou em papéis dramáticos, porém gostava de fazer personagens cômicos.
Sua entrada no programa se deu graças a Ramón Valdés (Seu Madruga). Ela pediu a Ramón que perguntasse a Chespirito (Chaves) se não tinha nenhum papel para ela. Ramón Valdés ao falar com Chespirito, falou muito bem de Angelines e quando pensaram em formar o personagem para ela dentro do programa, pensaram em colocá-la como um tipo de namorada do Seu Madruga.
Faleceu em 25 de março de 1994, ironicamente aos 71 anos de idade, vitima do seu vicio no cigarro, assim como seu grande amigo Ramón Valdés.